• Luiz Cláudio Theodoro, Head de Pesquisa e Desenvolvimento do Brain palestrou, sob os questionamentos de Fernando Paiva, acompanhado de Gabriel Portugal, Marcio Sami e Leonardo Siqueira


Roteiro de perguntas com respostas
  • 1) As operadoras móveis brasileiras reunidas neste painel têm produtos e serviços em diversas verticais, como saúde, finanças, educação, energia, games etc. Mas, neste ano de 2024, se tivesse que escolher uma vertical para priorizar, qual seria? Por quê?
    • Considerando que de acordo com dados do ministério da agricultura mais de 70% das propriedades rurais no Brasil não tem conectividade, a vertical de agronegócio seria uma prioridade em 2024. O agronegócio é um setor vital para a economia brasileira, representando uma grande parte do PIB nacional e sendo fundamental para o desenvolvimento sustentável do país. A falta de conectividade não só limita a capacidade de produção e gestão eficiente dessas propriedades, mas também dificulta a adoção de tecnologias avançadas como a agricultura de precisão, automação e soluções IoT, que podem significativamente aumentar a produtividade e sustentabilidade.
    • Priorizar o agronegócio nos permitiria não só expandir nossa infraestrutura de rede, mas também desenvolver soluções específicas que atendam às necessidades únicas desse setor. Isso inclui serviços de dados robustos, aplicativos de gestão agrícola e parcerias estratégicas com empresas de tecnologia agrícola. Além disso, melhorar a conectividade rural abriria novas oportunidades de mercado para a Algar Telecom e ajudaria a melhorar a qualidade de vida nas comunidades rurais, promovendo educação e acesso a informações essenciais. Portanto, focar no agronegócio não apenas faz sentido comercial, mas também é um imperativo para o desenvolvimento socioeconômico mais amplo do Brasil."


  • 2) O ecossistema brasileiro de startups já viveu momentos melhores, com mais investimento de fundos de venture capital. Qual a sua avaliação do atual cenário?
    • Essa afirmação é verdadeira, já tivemos momentos melhores com mais investimentos de fundos em venture capital. No último ano, um dos fatores, o problema do Sillicon Valley Bank e também o cenário macroeconômico financeiro mundial. Aquele movimento fez com que o mundo, CVCs, investidores anjo, fossem um pouco mais criteriosos em relação à investimento financeiro nas startups
    • Isso fez com que estes investidores fossem de uma maneira mais profunda no valuation destas startups e acabaram descobrindo que o valulation destas startups estavam muito inflados. Nubank e tantas outras que tiveram seus valuations revisados e uma diminuição no seu valuation.
    • Qual foi o comportamento do investidor? Foram mais criteriosos. Antes existia a visão de que a startup precisa queimar o caixa dela seja pra alcançar o product market fit ou chegar no breakeven. O dinheiro existe mas eles estão mais seletivos e querem entender melhor como a startup vai usá-lo.
    • Pesquisar exemplos de valuation que foram refeitos


  • 3) E como é hoje a relação da sua operadora com esse ecossistema?
    • Nossa relação com startups tem dois vieses que são complementares:
      • Inovação aberta e relacionamento com startups está no DNA da Algar Telecom pois faz isso a muitos anos em especial com a vinda do Brain porém a relação da Algar Telecom e o Brain com as startups é uma relação comercial, entre cliente e fornecedor. Se está tudo bem beleza, se está atendendo aos nossos objetivos, maravilha, vamos em frente.
      • Em 2022, nasce a Algar Telecom Venture Builder focada em investimento econômicos em startups que complementa o modelo comercial. A gente faz investimento econômico passa a ter uma relação societária porque pegamos equity das startups que passam pelo nosso processo de seleção.
      • Investimento econômico tem a ver com a corporação aportar benefícios que ajudem a startup a crescer. Nosso modelo econômico é o de dar acesso ao mercado, Go To Market. Internalizando as startups para serem fornecedores nossos ou montar uma estratégia comercial pra gente vender os produtos ou serviços da startup para a nossa base de clientes. Smart money. Ainda temos mentoria ou consultoria para pequenos gaps.
    • Porque a Algar faz isso? Por que ela entende que relacionamento com startup pode acelerar tecnologia, antecipando o futuro com disrupção, colaboração, relacionamento com ecossistema vai permitir um ambiente de engajamento e cooperação para os dois lados, um aprendendo sobre ou outro. A grande tem dinheiro, baixo apetite a riscos, governança mas a pequena tem vida digital desde a criação, apetite a riscos e gera uma troca trazendo um crescimento cultural bilateral
    • Este tipo de relacionamento promove um aprendizado mútuo


  • 4) Poderia dar exemplos de startups com as quais sua operadora firmou parcerias para a oferta de novos produtos e serviços?
    • Medquo. Entrou num relacionamento com a Algar Telecom em 2022/23. Tinha como faturamento 900 mil reais e foi para 4.5 milhões, aumentou 5 vezes. 60% deste faturamento veio da relação com a Algar Telecom. Novas fontes de receita
    • Granto: Grande expectativa. ajuda a diretoria de suprimentos a ter mais eficiência operacional e trazer uma saving para a operação de relação com fornecedores. Recomendamos a Granto como uma seguradora para criar um seguro de garantia contratual entre a Algar Telecom e os fornecedores. Essa relação sem este seguro tem um alto risco de processo, exemplo, trabalhista. Essa relação pode ter riscos e uma empresa como a Algar que tem governança e uma análise de risco muito rigorosa prevê nas linhas orçamentárias uma grana para prevenir qualquer problema na relação com o fornecedor. Esse seguro faz com que volte para o lucro da empresa essa grana que foi prevista para resolver BO entre Algar e seus fornecedores. => eficiência operacional e internalização
    • Neutra+: (Futuro) Construção com a área de Infraco de uma plataforma de rede neutra. O roadmap previa construir essa solução num futuro médio. Informação super estratégica. Relacionamento com startups pode antecipar futuros.


  • 5) Lições aprendidas: interrupções de relacionamento com startups
    • Versex: Realidade Aumentada. A gente acredita que iria gerar negócios e ajudar eles. Interrompemos a relação com eles. Saíram do nosso portfolio por meio de distrato ou Write Off. Para a startup atender às nossas demandas eles teriam que crescer muito o time e isso atrapalhava na escala das oportunidades de negócio.
    • Lição: Precisamos ser muito criteriosos e ter uma seleção bem estruturada para selecionar startups que estejam preparadas para escalar negócios da Algar Telecom que tem uma base gigantesca de clientes sendo atrativo para estas startups. Eles teriam que ter um custo muito alto para bancar essa operação. Entendendo isso fizemos o distrato.


  • 6) O setor de energia é uma das novidades recentes nessa expansão das fronteiras de negócios das operadoras, através de parcerias envolvendo geração distribuída e desconto na conta de luz. Poderia descrever a atuação da sua operadora no mercado de energia?
    • Eu destacaria que a Algar Telecom está inovando no setor de energia, especialmente na geração distribuída. Recentemente, firmamos uma parceria com uma empresa de energia solar para oferecer aos nossos clientes descontos na conta de luz, através de uma adesão ao serviço de energia renovável. Esse tipo de iniciativa não só diversifica nosso portfólio, mas também nos posiciona como uma empresa comprometida com a sustentabilidade.