Objetivos do projeto
- Projetar, simular e construir uma RNC (Radio Network Controller) da forma mais simples possível, a princípio, o que acarreta uma inovação para as empresas de telecomunicações;
- Avaliar a necessidade e a viabilidade do projeto em questão;
- Convencer patrocinadores e empresas da área quanto à solidez do projeto, atraindo investimentos, além de futuros clientes;
- Obter o resultado final com custos inferiores aos custos já conhecidos;
- Desenvolver uma linha de raciocínio concisa e inovadora para ajudar tanto no projeto quantos os envolvidos;
- Criação de um novo software, o que possibilita mais uma opção para as empresas por ele ser "Opensource".
Justificativas para o projeto
- Necessidade de diminuir os gastos com o software e conseqüentemente os gastos para o usuário final;
- Conhecimento aprimorado da tecnologia, que já uma das mais utilizadas no mundo das telecomunicações;
- Melhora essencial nos serviços prestados e construção de novos serviços necessários;
- Expansão da tecnologia 3G onde ainda não há número expressivo de usuários para futuramente atualizar os usuários para a tecnologia LTE.
A RNC(Radio Network Controller) é o elemento da rede 3G, responsável por gerenciar as Node-Bs e fazer a comunicação entre a rede de acesso UTRAN(UMTS Terrestrial Radio Access Network) e o núcleo da rede CN(Core Network). Sendo assim, a RNC é um software que gera elevados gastos para as companhias telefônicas, pois as mesmas precisam comprar uma licença do fabricante, para que possa utilizar seus serviços.
Nesse contexto, o projeto de desenvolvimento de uma RNC se mostra bastante interessante, uma vez que, seu desenvimento ocorrerá por código aberto, ou seja, com a colaboração de estudantes, pesquisadores, engenheiros e pessoas interessadas, e de forma open source. Portanto, as companhias que hoje, despendem elevadas quantias para a compra de licença, poderiam utilizar a solução construída através desse projeto, poupando gastos. E, uma vez reduzido os custos para as empresa, as mesmas pode repassar essa economia ao consumidor final.
A tecnologia 3G é muito empregada no Brasil, mas poderia ser mais utilizada, caso o valor cobrado pelo serviço fosse reduzido.(...)