Conceito
Diagrama de Fluxo de Dados (DFD) é uma das principais ferramentas utilizadas no projeto de sistemas de informação. O DFD é um diagrama gráfico, baseado apenas em quatro símbolos, que mostra a estrutura do sistema e sua fronteira, ou seja, todas as relações entre os dados, os processos que transformam esses dados e o limite entre o que pertence ao sistema e o que está fora dele.
O DFD visa descrever graficamente um (Sub)Sistema promovendo:
- A clareza da descrição.
- A economia da representação.
- A compreensão dos utilizadores.
- A comunicação com os utilizadores.
- A comunicação com a equipa de desenvolvimento do SI.
DFD é uma representação em rede dos processos (funções) do sistema e dos dados que ligam esses processos. Ele mostra o que o sistema faz e não como é feito. É a ferramenta de demonstração central da análise estruturada.
Convenção Simbólica
O DFD possui uma convenção simbólica constituída de quatro representações gráficas que, juntas, permitem retratar uma abstração da realidade, particularmente mostrando o que existe, sem se preocupar em como as coisas são feitas.
Entidades Externas
Identificamos como entidade, na maioria das vezes, categorias lógicas de coisas ou pessoas que representam uma origem ou destino de transações (Clientes, Fornecedores, Empregados, Etc.). Também podemos identificar como Entidades fontes ou destinos específicos tais como Departamentos da empresa, Receita Federal, Almoxarifado. É comum adotarmos a terminologia Entidade Externa. Quando um sistema recebe dados resultantes de outro, ou gera informações que servirão como dados de entrada para outro, esse outro sistema também é identificado como uma Entidade Externa
Processos
Os processos representam as funções que o sistema executará. Não são necessariamente programas, eles podem representar um procedimento manual. Devem ser numerados e devem ter um nome. Os nomes que atribuir ao processo devem sugerir a tarefa que esse processo desempenha.
Vale ressaltar que a descrição da função deve ser sempre imperativa, composta por um verbo ativo (verificar, extrair, recuperar, comparar), seguida de uma cláusula, simples e objetiva
Depósitos de Dados
O Depósito é utilizado para se modelar uma coleção de pacotes de dados em repouso. É comum referir-se aos Depósitos somente como arquivos ou banco de dados mas pode também conter dados armazenados em cartões perfurados, microfilmes, microfichas, discos óticos e várias outras modalidades eletrônicas. Os depósitos de dados não representam arquivos físicos. Cada depósito de dados deve ter um nome que sugere o respectivo conteúdo.
Fluxo de Dados
Transferência de dados desde a sua origem até ao seu destino. Não é mais do que um contentor de informação em movimento. Lembre-se que a descrição deve ser mais clara possível, de modo a simplificar o trabalho do usuário que irá realizar a revisão do DFD.
Referências
http://aefaria.paginas.sapo.pt/ficheiros/Material/dfds2005-01.pdf
ftp://ftpaluno.umc.br/Aluno/Paulo_Jose/2A%20-%20Sistemas%20de%20Informacao/apoio.pdf
http://www.vgportal.ipb.pt/vgportal/media/vgdocs/disciplinas/secmanuais/ai12a06.pdf
Comentários
- DFD é um diagrama visual, nesse caso, onde estão as imagens representando cada um dos itens descritos acima?