Entidades
- Uma entidade é uma representação abstrata de alguma coisa do mundo real que temos interesse em monitorar o comportamento.
- Representam sistemas, pessoas, equipamentos, empresas ou outras coisas definidas como fontes ou destinos de um fluxo de dados de um sistema.
- No modelo ER, conjuntos de entidades são representados graficamente por retângulos.
- Um conjunto de entidades representa todos os elementos do mundo real referidos pelo conjunto.
- Por exemplo:
- Em um sistema de uma biblioteca, o conjunto de entidades Livro representa todos os Livros de uma biblioteca.
- Num sistema de Comércio Eletrônico, o conjunto de entidades Pedido representa todos os Pedidos solicitados pelos compradores
- Já no software de segurança. o conjunto de entidades Sensor representa todos os sensores conectados ao sistema.
- Para estabelecermos uma padronização, neste texto, usaremos nomes de conjuntos de entidades sempre no singular e escritos com a primeira letra maiúscula.
- No entanto, isto não representa efetivamente uma regra.
- Além disso, usaremos o termo entidade para referenciar tanto entidades quanto conjuntos de entidades, de maneira indistinta, ainda que sejam conceitos diferentes.
- Quando definimos uma entidade como externa no DFD, significa que está fora dos limites do sistema mas se relaciona com ele.
- Um exemplo disto é um sistema que faz a validação de um usuário no Facebook, neste caso, o usuário do Face é uma informação que estará no sistema, porém, a sua validação se dará em um agente externo ao sistema que é o sistema do Facebook.