Criou página com '= Nome do Elemento = <br> * Estado * Condutividade * Resistividade * Coloração * Oxidação * Resistência contra outros materiais * Dano a saúde humana * Origem * Dureza...'
 
Linha 3: Linha 3:


* Estado
* Estado
**Mercúrio é um metal líquido à temperatura ambiente. O símbolo Hg vem do grego "hydrargyrum" que significa prata líquida.
**O mercúrio é um elemento químico de número atômico 80 (80 prótons e 80 elétrons) e massa atómica 200,5 u.
<br>
* Condutividade  
* Condutividade  
**Pela sua boa condutibilidade elétrica é usado em contatos elétricos; em forma de vapor encontra-se em tubos de fluorescência de descarga elétrica e para gerar raios ultravioleta.
**Em geral, a condutividade térmica de uma substância é maior na fase sólida e menor na gasosa. Já a condutividade térmica dos líquidos decresce com o aumento da massa molar, e metais líquidos como o mercúrio têm alto valor de condutividade térmica e são bastante adequados para o uso em aplicações nas quais a alta taxa de transferência de calor para o líquido é desejada, como em usinas nucleares.
<br>
* Resistividade
* Resistividade
**O mercúrio apresenta resistividade igual a 0,95 Ω . mm²/m a 20°C.
**Em 1911, o físico holandês Heike Onnes, um dos pioneiros no desenvolvimento de técnicas para o resfriamento de materiais, pesquisou a resistividade elétrica do mercúrio e percebeu que esse material perdia a sua resistência elétrica de forma completa e abrupta ao ser resfriado abaixo de 4K (-269ºC). Ele denominou "supercondutividade" esse estado de resistência zero.
<br>
* Coloração
* Coloração
**Líquido Prateado.
<br>
* Oxidação
* Oxidação
**O mercúrio metálico ou elementar, no estado de oxidação zero (Hg0) existe na forma líquida à temperatura ambiente, é volátil e liberta um gás monoatómico perigoso: o vapor de mercúrio. Este é estável, podendo permanecer na atmosfera por meses ou até anos, revelando-se, deste modo, muito importante no ciclo do mercúrio, pois pode sofrer oxidação e formar os outros estados: o mercuroso, Hg+1, quando o átomo de mercúrio perde um elétron e o mercúrico, Hg+2, quando este perde dois elétrons.
<br>
* Resistência contra outros materiais
* Resistência contra outros materiais
**
<br>
* Dano a saúde humana
* Dano a saúde humana
**O mercúrio e os seus compostos são venenosos. Para o Homem é particularmente perigoso aspirar os vapores de mercúrio durante um tempo prolongado. Momentaneamente não se percebe o dano, mas após alguns anos começa a ocorrer perda de cabelo e outros sintomas de envenenamento. Deve-se por este motivo ter cuidado, sobretudo nos laboratórios.
** Ao contrário de outros líquidos, evapora-se tão lentamente que pode continuar presente durante décadas, emitindo constantemente uma pequena quantidade de vapor venenoso.
<br>
* Origem
* Origem
**A principal matéria-prima para a obtenção do mercúrio é o cinábrio, que, por aquecimento intenso sob uma corrente de ar, produz mercúrio na forma de vapor e dióxido de enxofre. O mercúrio, uma vez condensado por resfriamento com água, é purificado por filtração através de camurça e, caso seja necessário, por destilação ou tratamento com ácido nítrico diluído.
<br>
* Dureza
* Dureza
* Susceptibilidade
* Susceptibilidade

Edição das 14h44min de 20 de julho de 2014

Nome do Elemento


  • Estado
    • Mercúrio é um metal líquido à temperatura ambiente. O símbolo Hg vem do grego "hydrargyrum" que significa prata líquida.
    • O mercúrio é um elemento químico de número atômico 80 (80 prótons e 80 elétrons) e massa atómica 200,5 u.


  • Condutividade
    • Pela sua boa condutibilidade elétrica é usado em contatos elétricos; em forma de vapor encontra-se em tubos de fluorescência de descarga elétrica e para gerar raios ultravioleta.
    • Em geral, a condutividade térmica de uma substância é maior na fase sólida e menor na gasosa. Já a condutividade térmica dos líquidos decresce com o aumento da massa molar, e metais líquidos como o mercúrio têm alto valor de condutividade térmica e são bastante adequados para o uso em aplicações nas quais a alta taxa de transferência de calor para o líquido é desejada, como em usinas nucleares.


  • Resistividade
    • O mercúrio apresenta resistividade igual a 0,95 Ω . mm²/m a 20°C.
    • Em 1911, o físico holandês Heike Onnes, um dos pioneiros no desenvolvimento de técnicas para o resfriamento de materiais, pesquisou a resistividade elétrica do mercúrio e percebeu que esse material perdia a sua resistência elétrica de forma completa e abrupta ao ser resfriado abaixo de 4K (-269ºC). Ele denominou "supercondutividade" esse estado de resistência zero.


  • Coloração
    • Líquido Prateado.


  • Oxidação
    • O mercúrio metálico ou elementar, no estado de oxidação zero (Hg0) existe na forma líquida à temperatura ambiente, é volátil e liberta um gás monoatómico perigoso: o vapor de mercúrio. Este é estável, podendo permanecer na atmosfera por meses ou até anos, revelando-se, deste modo, muito importante no ciclo do mercúrio, pois pode sofrer oxidação e formar os outros estados: o mercuroso, Hg+1, quando o átomo de mercúrio perde um elétron e o mercúrico, Hg+2, quando este perde dois elétrons.


  • Resistência contra outros materiais


  • Dano a saúde humana
    • O mercúrio e os seus compostos são venenosos. Para o Homem é particularmente perigoso aspirar os vapores de mercúrio durante um tempo prolongado. Momentaneamente não se percebe o dano, mas após alguns anos começa a ocorrer perda de cabelo e outros sintomas de envenenamento. Deve-se por este motivo ter cuidado, sobretudo nos laboratórios.
    • Ao contrário de outros líquidos, evapora-se tão lentamente que pode continuar presente durante décadas, emitindo constantemente uma pequena quantidade de vapor venenoso.


  • Origem
    • A principal matéria-prima para a obtenção do mercúrio é o cinábrio, que, por aquecimento intenso sob uma corrente de ar, produz mercúrio na forma de vapor e dióxido de enxofre. O mercúrio, uma vez condensado por resfriamento com água, é purificado por filtração através de camurça e, caso seja necessário, por destilação ou tratamento com ácido nítrico diluído.


  • Dureza
  • Susceptibilidade
  • Permeabilidade


Aplicações


Ligas


Curiosidades


Referência bibliográfica