Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 6: Linha 6:
= Conceito =
= Conceito =
<br>
<br>
o termo genérico "rede" define um conjunto de entidades interligadas entre si, portanto rede telefônica pode ser conceituada como um sistema integrado de fios, de cabos, de terminais (aparelhos utilizados pelos usuários do sistema) e de um vasto conjunto de acessórios, tudo isso com o objetivo de interligar os usuários (assinantes) à central, e várias centrais entre si.
As comunicações podem ser feitas por fio, radio ou luz (fibra ótica).


= Funcionamento =
= Funcionamento =
<br>
<br>
 
A linha do assinante é a conexão do telefone à central telefônica. As centrais sao as responsaveis pela conexao entre os diversos tipos de assinantes.
= Elementos da rede telefônica =
= Elementos da rede telefônica =
<br>
<br>
Linha 15: Linha 17:
= Divisões de um sistema telefônico =
= Divisões de um sistema telefônico =
<br>
<br>
Uma rede telefônica se divide basicamente em rede de comutação e rede de transmissão.
A rede de comutação seleciona e dirige os sinais de comunicação a um utilizador específico ou um grupo de utilizadores.
já a rede de transmissão fornece os sinais da origem para o destino(usuário)


= Topologias =
= Topologias =
Linha 21: Linha 26:
= Protocolos =
= Protocolos =
<br>
<br>
= Rede de Celulares =
<br>
A rede de celulares ou rede móvel é uma rede de comunicação onde a transmissão e a recepção de dados é feita com a ausência de fios. A rede é distribuída sobre áreas de terra, chamadas de células, cada uma servida por pelo menos um local fixo transmissor , conhecido como um local de célula ou estação de base . Esta estação de base proporciona uma célula com a cobertura de rede que pode ser usada para transmissão de voz, de dados e outros. Numa rede celular, cada célula utiliza um conjunto diferente de frequências a partir de células vizinhas, para evitar interferência e fornecer largura de banda garantida dentro de cada célula.
Quando unidas, estas células oferecem cobertura de rádio sobre uma ampla área geográfica. Isso permite que um grande número de transceptores portáteis (por exemplo, telefones celulares ,tablets , etc.) se comuniquem uns com os outros e também com transceptores fixos (exemplo: telefones) em qualquer lugar na rede, através das estações de base, mesmo se alguns dos transceptores estão se movendo através de mais de uma célula durante a transmissão.
Vantagens da rede móvel:
Mais capacidade do que um único transmissor grande, uma vez que a mesma frequência possa ser usada para várias ligações, desde que eles estão em células diferentes
Praticidade e conforto para os usuários já que podem se comunicar a qualquer hora e em qualquer lugar, mesmo que esteja se deslocando.


= Referências bibliográficas =
= Referências bibliográficas =
<br>
<br>
https://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_de_telecomunica%C3%A7%C3%B5es
https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=ZoCtCwdWhX0C&oi=fnd&pg=PR17&dq=redes+telefonicas+conceito&ots=1B0a6spvHP&sig=MHUTbYnzmUd96FyDms0ktqYL1tA#v=onepage&q&f=false

Edição das 19h48min de 12 de abril de 2016

Esta pesquisa deve fornecer um conteúdo atualizado sobre o tema acima. Não esqueça de incluir as  
referëncias (fontes) no último item, reforçando que não deve ser um Copy/Paste e sim uma síntese 
das pesquisas que fizer.


Conceito


o termo genérico "rede" define um conjunto de entidades interligadas entre si, portanto rede telefônica pode ser conceituada como um sistema integrado de fios, de cabos, de terminais (aparelhos utilizados pelos usuários do sistema) e de um vasto conjunto de acessórios, tudo isso com o objetivo de interligar os usuários (assinantes) à central, e várias centrais entre si. As comunicações podem ser feitas por fio, radio ou luz (fibra ótica).

Funcionamento


A linha do assinante é a conexão do telefone à central telefônica. As centrais sao as responsaveis pela conexao entre os diversos tipos de assinantes.

Elementos da rede telefônica


Divisões de um sistema telefônico


Uma rede telefônica se divide basicamente em rede de comutação e rede de transmissão. A rede de comutação seleciona e dirige os sinais de comunicação a um utilizador específico ou um grupo de utilizadores. já a rede de transmissão fornece os sinais da origem para o destino(usuário)

Topologias


Protocolos


Rede de Celulares


A rede de celulares ou rede móvel é uma rede de comunicação onde a transmissão e a recepção de dados é feita com a ausência de fios. A rede é distribuída sobre áreas de terra, chamadas de células, cada uma servida por pelo menos um local fixo transmissor , conhecido como um local de célula ou estação de base . Esta estação de base proporciona uma célula com a cobertura de rede que pode ser usada para transmissão de voz, de dados e outros. Numa rede celular, cada célula utiliza um conjunto diferente de frequências a partir de células vizinhas, para evitar interferência e fornecer largura de banda garantida dentro de cada célula. Quando unidas, estas células oferecem cobertura de rádio sobre uma ampla área geográfica. Isso permite que um grande número de transceptores portáteis (por exemplo, telefones celulares ,tablets , etc.) se comuniquem uns com os outros e também com transceptores fixos (exemplo: telefones) em qualquer lugar na rede, através das estações de base, mesmo se alguns dos transceptores estão se movendo através de mais de uma célula durante a transmissão.

Vantagens da rede móvel:

Mais capacidade do que um único transmissor grande, uma vez que a mesma frequência possa ser usada para várias ligações, desde que eles estão em células diferentes Praticidade e conforto para os usuários já que podem se comunicar a qualquer hora e em qualquer lugar, mesmo que esteja se deslocando.


Referências bibliográficas


https://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_de_telecomunica%C3%A7%C3%B5es https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=ZoCtCwdWhX0C&oi=fnd&pg=PR17&dq=redes+telefonicas+conceito&ots=1B0a6spvHP&sig=MHUTbYnzmUd96FyDms0ktqYL1tA#v=onepage&q&f=false