Clara2imao (discussão | contribs)
Sem resumo de edição
 
(18 revisões intermediárias por 2 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 92: Linha 92:
= Fase III - Exemplo de Caso de Negócio<br>  =
= Fase III - Exemplo de Caso de Negócio<br>  =


<br>
==Sumário Executivo==
::O projeto proposto neste documento visa estudar os diferentes softwares LCAP presentes no mercado e combiná-los para assim discutir a melhor solução para a Algar Telecom.
::De início torna-se necessário entender o que é o LCAP, quais são suas vantagens sobre o desenvolvimento tradicional e qual a situação do mercado para essa tecnologia. Sendo assim, LCAP significa Plataformas de Aplicativos de Baixo Código e são ambientes de desenvolvimento de software que permitem a criação de aplicativos de forma mais rápida e simplificada, utilizando uma abordagem visual e de arrastar e soltar, em vez de codificação manual extensiva. Essas plataformas são projetadas para facilitar o processo de desenvolvimento, permitindo que pessoas sem necessariamente uma formação técnica profunda criem aplicativos funcionais.
::Ademais, as vantagens do uso dessa solução podem ser divididas em dois segmentos: velocidade de desenvolvimento e democratização do acesso. Segundo uma pesquisa realizada pela Forrester Research, renomada por seus estudos de mercado sobre o impacto atual e futuro da tecnologia, divulgou em 2020, que 65% das organizações do setor de Tecnologia da Informação estão enfrentando dificuldades para atender todas as demandas das áreas de negócios. A empresa também divulgou, em uma pesquisa mais recente, que a projeção para 2024 é que as plataformas em low-code alcancem uma participação de 75% no total de softwares desenvolvidos. Por meio dessas plataformas, que oferecem interfaces gráficas e funcionalidades de arrastar e soltar, é viável minimizar consideravelmente a necessidade de codificação manual. Dessa forma, com poucas etapas, é possível criar o equivalente a centenas de linhas de código e tentar resolver a problemática dos times de TI em relação a sobrecarga de trabalho.


== Product Backlog  ==
:: Além disso, essa tecnologia cria a oportunidade de times mais multidisciplinares, isso porque, utiliza-se o conceito de desenvolvedores cidadãos. Eles são indivíduos que não têm necessariamente uma formação formal em desenvolvimento de software, mas que utilizam ferramentas de desenvolvimento de baixo código (low code) ou até mesmo de código sem programação (no-code) para criar aplicações ou automatizar processos dentro de suas organizações ou para uso pessoal. Esses indivíduos geralmente pertencem a áreas como vendas, marketing, operações ou recursos humanos, e têm um conhecimento específico sobre os processos e necessidades de suas áreas de atuação. Eles aproveitam as ferramentas de desenvolvimento de baixo código para criar soluções que atendam às suas necessidades sem depender exclusivamente dos departamentos de TI ou de desenvolvimento de software. Contudo, durante a pesquisa foi possível ressaltar a importância de alguém da área de TI, pois as atividades que serão realizadas devem estar em conformidade com as políticas de segurança e governança da organização, para garantir a integridade e a segurança dos dados e sistemas.
 
<br>


Descreva os requisitos deste projeto
::Portanto, podemos aplicar essas situações dentro da Algar Telecom e traçar um paralelo entre os fatos supracitados e as dores atuais da empresa quando fala-se da sobrecarga do time de TI. Segundo um estudo da Statisa no ano de 2021 em uma amostra de 1022 líderes, responsáveis por operações empresariais, tecnologia da informação ou iniciativas de digitalização, mais de 85% dos participantes avaliaram que o desenvolvimento de aplicações com abordagem low-code é pelo menos 20-40% mais rápido.Com essa redução no tempo necessário, é possível também reduzir os custos associados à criação de uma aplicação por conta da diminuição da carga de trabalho do time de TI.
<br>
<br>
 
==Análise de Mercado==
== Benefícios para quem for oferecer esta solução  ==
::Como pode-se observar nos parágrafos acima, sobressai uma presente necessidade do mercado em utilizar esse tipo de tecnologia. Prova disso, é um gráfico disponibilizado pela Gartner de um radar de impacto de tendências para tecnologias emergentes nele o Low Code é indicado como uma tecnologia que está sendo empregada fortemente pelo mercado e também como uma ferramenta do presente. Isso significa que é considerado uma das coisas mais importantes no mundo da TI atualmente e que não é uma previsão para daqui alguns anos, mas sim um retrato do comportamento das empresas atualmente. Dessa forma torna-se válido entender melhor sobre as tecnologias emergentes e estudar implementações de outras empresas e seus resultados chaves. Podemos então apresentar o resultado do estudo comparativo entre a Oracle Apex, Microsoft Power App e a Outsystem
 
    Descrever em tópicos os benefícios que uma pessoa ou uma empresa podem obter: ganhos, receitas, novos negócios, novos produtos, novas parcerias
 
<br>
 
<br>
<br>


== Benefícios para o usuário  ==
==Análise das Ferramentas ==
::Para uma análise mais apurada acessar o link seguinte[https://docs.google.com/document/d/1H39lsDZUT5efdilFdm1QsqBjzIJISG1fxqZXBZWnIFI/edit?usp=sharing]


    Descrever em tópicos os benefícios para os usuários desta solução.
==Empresas que adotaram o LCAP==
    Pode se inspirar no Canvas.


#'''Case Santander'''
O banca Santander em parceria com a Askblue se desafiaram a concluir uma transformação end-to-end do processo hipotecário do Santander PT. Para isso, utilizaram nesse projeto 3 camadas, a primeira foi a Outsystems na camada superior para idealização da plataforma eficiente e adaptativa a evolução das necessidades da empresa. Além dela, utilizam uma camada Middleware em Java para manter a comunicação entre o Front End e os Core Systems. Este último necessitou de adaptações para desenvolver funcionalidades para o novo processo.
Com isso, a empresa obteve-se o seguinte resultado em adotar o Low code na camada superficial:
• O NPS aumentou 50%
• Custo reduzido em 50%
• Tempo médio end-to-end reduzido em 50%
Segundo a Askblue o principal benefício foi “A padronização da interação entre todos os stakeholders e a capacidade deles de ‘acompanhar’ o processo. Isso permitiu aos usuários finais traçarem um paralelo da maioria dos requisitos para cumprir o processo e terem uma melhor experiência orientando o cliente e garantindo que todas as informações estivessem disponíveis para eles.”
<br>  
<br>  


== Direcionadores chave para esta iniciativa  ==
#'''Western Union'''
 
Outra empresa que adotou o low code para desenvolvimento de aplicativos foi a Western Union, responsável por transferir fundos internacionalmente. Segundo o diretor de dados e inovação da Western Union, Tom Mazzaferro, a adoção de uma ferramenta low possibilita a empresa a lançar produtos no mercado duas vezes mais rápidos do que os seus concorrentes. Segundo ele, os três parâmetros que auxiliaram na sua decisão foram a melhora da nossa agilidade, a necessidade de oferecer ótimas experiências digitais em escala e o desejo de usar low-code em todas as camadas - front-end, integração e sistemas principais de back-end.
    Descrever em tópicos o que esta iniciativa pode proporcionar
 
<br><br>
 
== Possíveis modelos de negócios  ==
 
    Descrever em tópicos os possíveis modelos de negócios
 
== Business Case  ==
 
    Descrever um exemplo de negócio que permita avaliar a solução comercialmente
 
<br>
 
== Alinhamento com Lei do Bem ==
<br>
 
* Projeto possui algum elemento tecnologicamente novo ou inovador?
Elemento tecnologicamente novo ou inovador pode ser entendimento como o avanço tecnológico pretendido pelo projeto, ou a hipótese que está sendo testada
<br>
 
* Projeto possui barreira ou desafio tecnológico superável?
Barreira ou desafio tecnológico superável pode ser entendido como aquilo que dificulta o atingimento do avanço tecnológico pretendido, ou dificulta a comprovação da hipótese
<br>
 
* Projeto utiliza metodologia/método para superação da barreira ou desafio tecnológico?
Metodologia/método para superação da barreira ou desafio tecnológico pode ser entendido como aqueles atividades que foram realizadas para superação da barreira ou do desafio tecnológico existente no projeto
<br>
 
* Projeto é desenvolvido em parceira com alguma instituição acadêmica, ICT ou startup?
Se sim, o desenvolvimento tecnológico é executado por associado ou por alguma empresa terceira? qual o nome da empresa?
Anexar cópia do contrato
<br>


= Fase IV - Protótipo orientado ao Negócio  =
= Fase IV - Protótipo orientado ao Negócio  =
 
::Durante a fase de PoC foram desenvolvidas duas ideias para validar o estudo. Para a primeira ideia foi possível concluir apenas a primeira fase pois, para dar sequência no estudo dependia primordialmente das diretrizes da área de TI. da Algar Telecom já a segunda foi passível de desenvolvimento e conclusão
<br>  
<br>  


== Escopo  ==
== Escopo  ==
 
::Testar o software atual utilizado pela Algar Telecom, Oracle Apex, criando uma aplicação mais complexa e relaciona-los com outros softwares de mercado.
<br>
 
Explique o escopo deste protótipo
 
<br>
<br>


== Limitações  ==
== Limitações  ==
 
::Algumas das suas limitações são:
<br>
#Estar atrelado ao banco de dados da Oracle na sua licença mais barata e com um aumento significativo do preço da ferramenta para hospedar os dados localmente.
 
#Dificuldade em encontrar conteúdo para aprender sobre a tecnologia.
Informe sobre as limitações técnicas, comerciais, operacionais, recursos, etc.
#Pouca documentação e aplicações para referenciar no desenvolvimento.
#Possui uma interface complexa para o usuário que não está acostumado com programação
#Possui poucos recursos inovadores que já estão presentes em outras tecnologias LCAP como um editor de lógica de aplicativo gráfico e etc.


<br>  
<br>  


== PoC  ==
== PoC  ==
#'''Primeira Solução - Projeto Kanban'''
::O objetivo dessa PoC é criar uma ferramenta para a empresa que não dependa de assinatura do Microsoft Project nem de ferramentas de terceiros. Isso permitirá monitorar e gerenciar todas as etapas dos projetos, incluindo o mapeamento e a visibilidade dos envolvidos.
<br>
::Como resultado será gerado uma aplicação que servirá como documentação e acompanhamento de projetos. Nessa aplicação, atualizaremos um banco de dados simples a partir de uma tela de cadastro de projetos. Essa tela exibirá campos como nome do projeto, escopo, status, orçamento, data de início e stakeholders.
<br>
::Na criação de um projeto, haverá uma divisão em etapas e tarefas, que são as atividades necessárias para concluí-lo. As etapas serão incluídas em ordem cronológica e as tarefas serão atribuídas a diferentes áreas da empresa Algar Telecom, que precisarão aprovar ou dar seu parecer sobre o projeto antes que ele prossiga. A ideia é ter uma visão semelhante a um quadro Kanban, para gerenciar essas situações.
<br>
::Tudo seguirá uma estrutura hierárquica, onde cada subcapítulo (etapas e suas tarefas) indicará se cada área precisa ou não dar um parecer. Quando uma tarefa exigir avaliação de uma área, os membros dessa área receberão um e-mail de notificação. Quando um usuário acessar a aplicação, uma janela de diálogo surgirá para informar quais tarefas ainda necessitam de uma assinatura.
<br>
::Esta PoC foi iniciada e desenvolvida internamente, porém devido a algumas dificuldades da pesquisadora em contactar o especialista, houve alguns impedimentos que serão citados abaixo.
::Durante o desenvolvimento ocorreu uma dificuldade durante a idealização da página inicial. Quando iniciava o processo de redefinição de senha era possível enviar o email para o usuário correto, porém o link enviado redirecionava para uma página de erro que não foi possível resolver. Com isso, houve uma pausa nessa aplicação momentaneamente e ela carece de algumas mudanças finais como a página de visualização de projetos. Para finalizar esse projeto aconselha-se uma reestruturação no banco de dados, vincular a assinatura de tarefas com o email cadastrado do stakeholder, melhorar UX do projeto além daquelas supracitadas neste parágrafo. 
::Os links a seguir referenciam o banco de dados do projeto[https://app.eraser.io/workspace/8RtBVFeVG90anZfzGxBM], o modelo inicial [https://www.figma.com/file/xLR4DqaLYKiiyJjirHVVJW/Figma-basics?type=design&node-id=1669-162202&mode=design&t=Y179OQd0jVt2mlQf-0] do template e o aplicativo inicializado[https://apex.oracle.com/pls/apex/r/apex/workspace-sign-in/oracle-apex-sign-in?session=6319986590734].
<br>


<br>
#'''Segunda Solução - Token'''
::O objetivo dessa solução é desenvolver uma aplicação para ser instalada em um tablet que funcionaria como um guia demonstrativo de produtos desenvolvidos pelo Brain. Então seria um tablet que necessita de um site que contenha um vídeo de apresentação institucional e 3 botões diferentes. O primeiro acessa uma apresentação institucional, o segundo mostra a arquitetura da solução e o terceiro permite o usuário final a se inscrever na aplicação, permitindo que a equipe interna entre em contato futuramente para conversar sobre o assunto.
[[Arquivo:Imagem3token.png]]
::Com a ajuda da referência acima foi possível montar uma solução, página por página, utilizando o Oracle Apex junto com um desenvolvimento HTML e integração com um banco próprio da Oracle para criar o aplicativo citado. Para finalidade de teste o aplicativo está disponível neste link.


Desenvolva um PoC (Proof of Concept)
[[Arquivo:Imagem4token.png]]


<br>
== Revisão documento final ==
 
== Privacidade (LGPD) ==
<br>
<br>


* Avaliar condições referentes à Lei Geral de Proteção de Dados
* Objetivo: Adquirir proficiência nos conceitos abrangentes da tecnologia LCAP e em seus diversos softwares, além de colocar em prática os conhecimentos adquiridos através de uma PoC que demonstre as vantagens dessa solução.
<br>
** Ampliar o escopo do objetivo: Incluir questões referentes a promoção desta tecnologia
* Tratamento pessoal: Alterar "Sendo assim, criei uma planilha ..."
* Os filtros empregados foram os seguintes:
** Negritar o título de cada um
* Fase II - Estudo
** Descrever o motivo de cada estudo
** Lembra da questão do legado?
* a primeira não foi possível concluir pois foi encontrado
** ,,, feita apenas a primeira fase ...
* Kanban Project:
** Print de algum desenvolvimento, tela ou do próprio Kanban
* Os links a seguir referenciam
** Criar dois documentos: 1. Da forma como está, com links  2. Anexos no final do documento
* Conclusões:
** Avaliação final
* Incluir como tópico final
** Entrega no contexto Algar Telecom.


== Detalhamento Técnico  ==
== Detalhamento Técnico  ==
Linha 206: Linha 204:
=  Histórico  =
=  Histórico  =


''Responsável: [[fulano]]''
* 29/11/2023: Reunião entre Ton, Clara e Luis Felipe para definição de uma implementação em LCAP
* 29/11/2023: Solicitação para Clara de um relatório atualizado sobre evolução do LCAP, visto a dificuldade de falar com o especialista
* 29/11/2023: Reunião com Luiz Felipe sobre orçamento do desenvolvimento
*18/12/2023:  


'''Semana de dd à dd/mm/yyyy'''
*
*


'''Semana de dd à dd/mm/yyyy'''
<br>
*
*
 
<br>  


= Pesquisadores  =
= Pesquisadores  =
Clara Conhalato Simão
* [[Clara Conhalato Simão]]
*<br>
* Marcos Paulo Pires
* Deise Raiane Ribeiro dos Santos
* Bruno Messias Lacerda Pena

Edição atual tal como às 17h22min de 16 de fevereiro de 2024

Fase I - Estudo


Título da Ideia

LCAP - Low code Application Platform


Objetivo

Adquirir proficiência nos conceitos abrangentes da tecnologia LCAP e em seus diversos softwares, além de colocar em prática os conhecimentos adquiridos através de uma PoC que demonstre as vantagens dessa solução.

Conceito

LCAP significa Low code application plataform ou aplicativos de plataforma low code e são ferramentas que facilitam a criação de aplicativos sem a necessidade de um vasto domínio nas áreas de TI. Considerando que essas estruturas de low code e no code são construídas em linguagens de codificação reais, como PHP, Python e Java, no qual os usuários finais não estão focados com especificações técnicas. Em vez disso, eles recebem ambientes visuais de desenvolvimento de software onde podem arrastar e soltar componentes do programa, vinculá-los e observar o que ocorre. Com efeito, pode ser utilizado como um paradigma familiar de estilo de assistente para construir, testar e até mesmo implantar aplicativos totalmente focados na simplicidade de uso.
O LCAP entra em conjunto com as áreas de automatização e IAs pois são funções presentes em alguns dos aplicativos que relaciona com algumas das pesquisas desenvolvidas dentro do BIRD como IA em redes banda larga, RPA e ID.

Características Principais


As plataformas de baixo código simplificam, aceleram e reduzem os custos do desenvolvimento de aplicativos em comparação com as abordagens tradicionais. Essa vantagem torna-as particularmente atraentes para as funções de TI. No ambiente de trabalho digital, os aplicativos de baixo código e sem código estão sendo amplamente adotados como a tecnologia preferida. O foco está mudando do desenvolvimento de aplicativos para a montagem e integração. De acordo com uma pesquisa recente realizada pelo Gartner, até 2025, espera-se que 70% dos novos aplicativos criados por empresas utilizem tecnologias de baixo código ou sem código, em comparação com menos de 25% em 2020.
Esse crescimento é resultado das inúmeras vantagens que o LCAP apresenta em comparação com o desenvolvimento tradicional de aplicativos. Algumas dessas vantagens são: a diminuição dos custos com áreas de TI, aumento da eficiência dos times pois de acordo com o artigo do Gartner 56% das aplicações se provaram de 21¨% a 60% mais rápida do que a aplicação tradicional, possui uma interface gráfica mais amigável e entre outros fatores que dependem da forma que essa tecnologia vai ser aplicada


Principais Soluções de Mercado

As principais soluções de mercado, baseados do quadrate mágico do Gartner, uma das principais empresas de consultoria do mundo, classificou o Outsystems, Microsoft Power Apps, Mendix, Oracle Apex como algumas das melhores e mais populares soluções de LCAP no mercado. Como ilustrado na figura abaixo retirada do artigo da Gartner "Gartner Magic Quadrant for Enterprise Low-Code Application Platforms" disponibilizado nesse [link][1].

Estudo Dirigido


Pesquisar e escrever sobre as características principais da tecnologia
Redigir sobre Conceito conforme orientações do template
Estudar sobre BPM, Low-code e No-code
Definir Objetivos com o time
Descrever as principais soluções do mercado incluindo num item apropriado
Avaliar os ratings e montar quadro comparativo
Pesquisar soluções open-source
Começar a pensar numa aplicação dessa tecnologia que deverá estar alinhada com o objetivo.





Fase II - Ensino


Conteúdo

Desenvolva um conteúdo que possa transmitir o conhecimento adquirido para outros
Crie um material (Wiki, PDF, PPT, ...) que possa ser armazenado e facilmente atualizável


Apresentação

Apresente ao grupo (reunião, EAD, Blog, ...)
Publique aqui


Metodologia


Descrevas as metodologias usadas. Alguns exemplos:
Estratégia de Job Rotation
Estudos básicos para conhecimento do potencial
Estudos básicos para entendimento sobre o problema
Estudos para dar base aos pesquisadores
Benchmarking com empresas estrangeiras 
Aceleradoras de empresas
Adoção de novas tecnologias
Utilização da proposta de soluções Open-source
Priorização no desenvolvimento interno
Foco na não dependência de fornecedores
Prática de formação dos talentos necessários 


Hipóteses


 Que questões envolvem a pesquisa? 
O que se espera provar?
O que se espera como resultado?
Explicações e argumentos que subsidiem a investigação em curso


Fase III - Exemplo de Caso de Negócio

Sumário Executivo

O projeto proposto neste documento visa estudar os diferentes softwares LCAP presentes no mercado e combiná-los para assim discutir a melhor solução para a Algar Telecom.
De início torna-se necessário entender o que é o LCAP, quais são suas vantagens sobre o desenvolvimento tradicional e qual a situação do mercado para essa tecnologia. Sendo assim, LCAP significa Plataformas de Aplicativos de Baixo Código e são ambientes de desenvolvimento de software que permitem a criação de aplicativos de forma mais rápida e simplificada, utilizando uma abordagem visual e de arrastar e soltar, em vez de codificação manual extensiva. Essas plataformas são projetadas para facilitar o processo de desenvolvimento, permitindo que pessoas sem necessariamente uma formação técnica profunda criem aplicativos funcionais.
Ademais, as vantagens do uso dessa solução podem ser divididas em dois segmentos: velocidade de desenvolvimento e democratização do acesso. Segundo uma pesquisa realizada pela Forrester Research, renomada por seus estudos de mercado sobre o impacto atual e futuro da tecnologia, divulgou em 2020, que 65% das organizações do setor de Tecnologia da Informação estão enfrentando dificuldades para atender todas as demandas das áreas de negócios. A empresa também divulgou, em uma pesquisa mais recente, que a projeção para 2024 é que as plataformas em low-code alcancem uma participação de 75% no total de softwares desenvolvidos. Por meio dessas plataformas, que oferecem interfaces gráficas e funcionalidades de arrastar e soltar, é viável minimizar consideravelmente a necessidade de codificação manual. Dessa forma, com poucas etapas, é possível criar o equivalente a centenas de linhas de código e tentar resolver a problemática dos times de TI em relação a sobrecarga de trabalho.
Além disso, essa tecnologia cria a oportunidade de times mais multidisciplinares, isso porque, utiliza-se o conceito de desenvolvedores cidadãos. Eles são indivíduos que não têm necessariamente uma formação formal em desenvolvimento de software, mas que utilizam ferramentas de desenvolvimento de baixo código (low code) ou até mesmo de código sem programação (no-code) para criar aplicações ou automatizar processos dentro de suas organizações ou para uso pessoal. Esses indivíduos geralmente pertencem a áreas como vendas, marketing, operações ou recursos humanos, e têm um conhecimento específico sobre os processos e necessidades de suas áreas de atuação. Eles aproveitam as ferramentas de desenvolvimento de baixo código para criar soluções que atendam às suas necessidades sem depender exclusivamente dos departamentos de TI ou de desenvolvimento de software. Contudo, durante a pesquisa foi possível ressaltar a importância de alguém da área de TI, pois as atividades que serão realizadas devem estar em conformidade com as políticas de segurança e governança da organização, para garantir a integridade e a segurança dos dados e sistemas.
Portanto, podemos aplicar essas situações dentro da Algar Telecom e traçar um paralelo entre os fatos supracitados e as dores atuais da empresa quando fala-se da sobrecarga do time de TI. Segundo um estudo da Statisa no ano de 2021 em uma amostra de 1022 líderes, responsáveis por operações empresariais, tecnologia da informação ou iniciativas de digitalização, mais de 85% dos participantes avaliaram que o desenvolvimento de aplicações com abordagem low-code é pelo menos 20-40% mais rápido.Com essa redução no tempo necessário, é possível também reduzir os custos associados à criação de uma aplicação por conta da diminuição da carga de trabalho do time de TI.


Análise de Mercado

Como pode-se observar nos parágrafos acima, sobressai uma presente necessidade do mercado em utilizar esse tipo de tecnologia. Prova disso, é um gráfico disponibilizado pela Gartner de um radar de impacto de tendências para tecnologias emergentes nele o Low Code é indicado como uma tecnologia que está sendo empregada fortemente pelo mercado e também como uma ferramenta do presente. Isso significa que é considerado uma das coisas mais importantes no mundo da TI atualmente e que não é uma previsão para daqui alguns anos, mas sim um retrato do comportamento das empresas atualmente. Dessa forma torna-se válido entender melhor sobre as tecnologias emergentes e estudar implementações de outras empresas e seus resultados chaves. Podemos então apresentar o resultado do estudo comparativo entre a Oracle Apex, Microsoft Power App e a Outsystem


Análise das Ferramentas

Para uma análise mais apurada acessar o link seguinte[2]

Empresas que adotaram o LCAP

  1. Case Santander

O banca Santander em parceria com a Askblue se desafiaram a concluir uma transformação end-to-end do processo hipotecário do Santander PT. Para isso, utilizaram nesse projeto 3 camadas, a primeira foi a Outsystems na camada superior para idealização da plataforma eficiente e adaptativa a evolução das necessidades da empresa. Além dela, utilizam uma camada Middleware em Java para manter a comunicação entre o Front End e os Core Systems. Este último necessitou de adaptações para desenvolver funcionalidades para o novo processo. Com isso, a empresa obteve-se o seguinte resultado em adotar o Low code na camada superficial: • O NPS aumentou 50% • Custo reduzido em 50% • Tempo médio end-to-end reduzido em 50% Segundo a Askblue o principal benefício foi “A padronização da interação entre todos os stakeholders e a capacidade deles de ‘acompanhar’ o processo. Isso permitiu aos usuários finais traçarem um paralelo da maioria dos requisitos para cumprir o processo e terem uma melhor experiência orientando o cliente e garantindo que todas as informações estivessem disponíveis para eles.”

  1. Western Union

Outra empresa que adotou o low code para desenvolvimento de aplicativos foi a Western Union, responsável por transferir fundos internacionalmente. Segundo o diretor de dados e inovação da Western Union, Tom Mazzaferro, a adoção de uma ferramenta low possibilita a empresa a lançar produtos no mercado duas vezes mais rápidos do que os seus concorrentes. Segundo ele, os três parâmetros que auxiliaram na sua decisão foram a melhora da nossa agilidade, a necessidade de oferecer ótimas experiências digitais em escala e o desejo de usar low-code em todas as camadas - front-end, integração e sistemas principais de back-end.

Fase IV - Protótipo orientado ao Negócio

Durante a fase de PoC foram desenvolvidas duas ideias para validar o estudo. Para a primeira ideia foi possível concluir apenas a primeira fase pois, para dar sequência no estudo dependia primordialmente das diretrizes da área de TI. da Algar Telecom já a segunda foi passível de desenvolvimento e conclusão


Escopo

Testar o software atual utilizado pela Algar Telecom, Oracle Apex, criando uma aplicação mais complexa e relaciona-los com outros softwares de mercado.


Limitações

Algumas das suas limitações são:
  1. Estar atrelado ao banco de dados da Oracle na sua licença mais barata e com um aumento significativo do preço da ferramenta para hospedar os dados localmente.
  2. Dificuldade em encontrar conteúdo para aprender sobre a tecnologia.
  3. Pouca documentação e aplicações para referenciar no desenvolvimento.
  4. Possui uma interface complexa para o usuário que não está acostumado com programação
  5. Possui poucos recursos inovadores que já estão presentes em outras tecnologias LCAP como um editor de lógica de aplicativo gráfico e etc.


PoC

  1. Primeira Solução - Projeto Kanban
O objetivo dessa PoC é criar uma ferramenta para a empresa que não dependa de assinatura do Microsoft Project nem de ferramentas de terceiros. Isso permitirá monitorar e gerenciar todas as etapas dos projetos, incluindo o mapeamento e a visibilidade dos envolvidos.


Como resultado será gerado uma aplicação que servirá como documentação e acompanhamento de projetos. Nessa aplicação, atualizaremos um banco de dados simples a partir de uma tela de cadastro de projetos. Essa tela exibirá campos como nome do projeto, escopo, status, orçamento, data de início e stakeholders.


Na criação de um projeto, haverá uma divisão em etapas e tarefas, que são as atividades necessárias para concluí-lo. As etapas serão incluídas em ordem cronológica e as tarefas serão atribuídas a diferentes áreas da empresa Algar Telecom, que precisarão aprovar ou dar seu parecer sobre o projeto antes que ele prossiga. A ideia é ter uma visão semelhante a um quadro Kanban, para gerenciar essas situações.


Tudo seguirá uma estrutura hierárquica, onde cada subcapítulo (etapas e suas tarefas) indicará se cada área precisa ou não dar um parecer. Quando uma tarefa exigir avaliação de uma área, os membros dessa área receberão um e-mail de notificação. Quando um usuário acessar a aplicação, uma janela de diálogo surgirá para informar quais tarefas ainda necessitam de uma assinatura.


Esta PoC foi iniciada e desenvolvida internamente, porém devido a algumas dificuldades da pesquisadora em contactar o especialista, houve alguns impedimentos que serão citados abaixo.
Durante o desenvolvimento ocorreu uma dificuldade durante a idealização da página inicial. Quando iniciava o processo de redefinição de senha era possível enviar o email para o usuário correto, porém o link enviado redirecionava para uma página de erro que não foi possível resolver. Com isso, houve uma pausa nessa aplicação momentaneamente e ela carece de algumas mudanças finais como a página de visualização de projetos. Para finalizar esse projeto aconselha-se uma reestruturação no banco de dados, vincular a assinatura de tarefas com o email cadastrado do stakeholder, melhorar UX do projeto além daquelas supracitadas neste parágrafo.
Os links a seguir referenciam o banco de dados do projeto[3], o modelo inicial [4] do template e o aplicativo inicializado[5].


  1. Segunda Solução - Token
O objetivo dessa solução é desenvolver uma aplicação para ser instalada em um tablet que funcionaria como um guia demonstrativo de produtos desenvolvidos pelo Brain. Então seria um tablet que necessita de um site que contenha um vídeo de apresentação institucional e 3 botões diferentes. O primeiro acessa uma apresentação institucional, o segundo mostra a arquitetura da solução e o terceiro permite o usuário final a se inscrever na aplicação, permitindo que a equipe interna entre em contato futuramente para conversar sobre o assunto.

Com a ajuda da referência acima foi possível montar uma solução, página por página, utilizando o Oracle Apex junto com um desenvolvimento HTML e integração com um banco próprio da Oracle para criar o aplicativo citado. Para finalidade de teste o aplicativo está disponível neste link.

Revisão documento final


  • Objetivo: Adquirir proficiência nos conceitos abrangentes da tecnologia LCAP e em seus diversos softwares, além de colocar em prática os conhecimentos adquiridos através de uma PoC que demonstre as vantagens dessa solução.
    • Ampliar o escopo do objetivo: Incluir questões referentes a promoção desta tecnologia
  • Tratamento pessoal: Alterar "Sendo assim, criei uma planilha ..."
  • Os filtros empregados foram os seguintes:
    • Negritar o título de cada um
  • Fase II - Estudo
    • Descrever o motivo de cada estudo
    • Lembra da questão do legado?
  • a primeira não foi possível concluir pois foi encontrado
    • ,,, feita apenas a primeira fase ...
  • Kanban Project:
    • Print de algum desenvolvimento, tela ou do próprio Kanban
  • Os links a seguir referenciam
    • Criar dois documentos: 1. Da forma como está, com links 2. Anexos no final do documento
  • Conclusões:
    • Avaliação final
  • Incluir como tópico final
    • Entrega no contexto Algar Telecom.

Detalhamento Técnico


Descreva especificamente os aspectos técnicos desta pesquisa





Cronograma Macro


Histórico

  • 29/11/2023: Reunião entre Ton, Clara e Luis Felipe para definição de uma implementação em LCAP
  • 29/11/2023: Solicitação para Clara de um relatório atualizado sobre evolução do LCAP, visto a dificuldade de falar com o especialista
  • 29/11/2023: Reunião com Luiz Felipe sobre orçamento do desenvolvimento
  • 18/12/2023:



Pesquisadores