Limpou toda a página
 
(5 revisões intermediárias por 2 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
= Apresentação =
<br>
* '''Processo de criação de um software:'''
**Levantamento de Requisitos
**Análise de Requisitos
**Projeto
**Implementação
***É a codificação a partir da descrição computacional da fase de projeto em uma linguagem.
**Testes
***Validar o produto de software. Testar cada funcionalidade levando em consideração a especificação feita na fase de projeto. Relatório de testes.
**Implantação
***Instalação do software no ambiente do usuário. Manuais do sistema; Importação dos dados.
<br>


= Funcionamento =
<br>
*'''API:'''
** É uma espécie de mensageiro entre dois ou mais sistemas, exemplificando de maneira familiar, a API é como um garçom de um restaurante. O cliente, neste caso a aplicação que deseja receber os serviços, recebe do garçom o menu com todos os itens daquele restaurante. Ao escolher uma opção o garçom leva este pedido até a cozinha, aplicação da API, onde por sua vez os cozinheiros, que são os serviços compartilhados pela aplicação, realizam o pedido como foi descrito pelo cliente. Ao concluir o pedido o cozinheiro avisa o garçom, este por sua vez entrega o pedido ao cliente completando o processo de exemplificação uma requisição de API.
*'''Tipos de API:'''
**REST: Os Serviços web RESTful são qualquer serviço do grupo de abordagens que se molda aos princípios da arquitetura de Transferência de Estado Representativo (REST). SOAP: O Protocolo Simples de Acesso a Objetos (SOAP) baseado em Serviços de Web é baseado no protocolo WC3. O WC3 estabelece que o “SOAP é um protocolo mais leve para a troca de informações em um ambiente descentralizado e distribuído”.
----
*'''Compiladores:'''
**O compilador é nada mais que um tradutor, isso pois a sua função é traduzir o código das aplicações desenvolvidas em linguagem de alto nível para uma linguagem de baixo nível ( linguagem de máquina).
**'''As atividades dos compiladores se resumem em duas tarefas:'''
***'''Análise:''' Onde o compilador analisa o código fonte descrito, reconhecendo a estrutura e significado do programa, neste processo de análise há algumas subdivisões, o primeiro denominado 'analisador léxico' que verifica programa fonte e transforma um fluxo de tokens, sendo então criada a tabela de símbolos. O segundo leva o nome de 'análise sintática', que lê o fluxo de tokens e faz a validação tal estrutura criando em seguida uma 'árvore sintática'. Logo estes passos executados entram em ação a 'análise semântica', onde são aplicadas as regras semânticas
***'''Síntese:''' A partir do resultado obtido na análise, o compilador gera o código intermediário criando assim um programa equivalente em Assembly, o compilador então realiza uma otimização nesse código, dando origem ao chamado “código objeto” que tem a finalidade de gerar o código de baixo nível correspondente a arquitetura da máquina alvo.
----
*'''IDE:'''
**IDE, ou Ambiente Integral de Desenvolvimento em tradução livre, é um software criado com a finalidade de facilitar a vida dos programadores. Neste tipo de aplicação estão todas as funções necessárias para o desenvolvimento desde programas de computador a aplicativos mobile, assim como alguns recursos que diminuem a ocorrência de erros nas linhas de código. Se no passado os desenvolvedores precisavam apenas de um editor de texto e de um navegador para criar um software, agora, com os IDEs, eles possuem mais opções para otimizar o tempo gasto com os códigos. Imagine os IDEs como as calculadoras. Logicamente você aprende a fazer as operações matemáticas na escola, mas raramente as faz manualmente quando precisa. Open Source nada mais é do que um software com código fonte aberto. Ele proporciona que o usuário tenha uma liberdade maior sobre ele, podendo adequá-lo de acordo com suas necessidades. Além de te dar uma liberdade maior para mexer com o software, pelo código fonte ser livre, te permite acessá-lo e observar tudo o que acontece dentro do programa, evitando que algum código malicioso seja colocado dentro do software.
----
*'''Webservice:'''
**'''O que é?'''
**Um Webservice é um recurso desenvolvido para que seja possível a comunicação entre sistemas e aplicações diferentes.
**'''Vantagens:'''
**Utilizar Webservices acarretam vantagens que podem facilitar o desenvolvimento de uma aplicação bem como diminuir o tempo de desenvolvimento da mesma, pois:
***Permite reutilizar serviços previamente desenvolvidos;
***Facilita a comunicação com aplicações e serviços externos;
***Fornece segurança, uma vez que a base de dados é protegida e não acessada diretamente;
***Reduz o tempo e custo de desenvolvimento de funcionalidades que já foram criadas.
**'''Como funciona:'''
**Um Webservice trabalha por meio de protocolos como o SOAP (Simple Object Access Protocol) e o REST (Representational State Transfer).
**O SOAP retornará dados de forma padronizada em formatos XML, que são chamados envelopes de mensagem, que contém os dados que foram requisitados pela chamada na Webservice.
**O REST é baseado no protocolo HTTP e permite que seja utilizado diversos formatos para as mensagens que são enviadas, como por exemplo XML, JSON e Plain Text. O REST é considerado bastante flexível e suas regras são aplicadas somente no comportamento dos componentes envolvidos.
<br>
= Escolha da linguagem =
<br>
* Exemplos de linguagens e comparações entre elas
** Mostrar onde uma determinada linguagem pode ser mais indicada que outra
<br>
= Suporte para qualquer dúvida =
* luiz.theodoro@ufu.br

Edição atual tal como às 21h49min de 13 de agosto de 2020