Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
 
(4 revisões intermediárias por 2 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
= Conceito =
= '''Conceito''' =
<br>
<br>


* M2M significa "machine-to-machine", em português máquina-a-máquina. São tecnologias que permitem sistemas, com ou sem fio, a comunicarem-se com outros dispositivos, para assim ter controle ou visualização de indicadores.
* M2M é uma abreviação do termo (machine-to-machine), que traduzindo pro português literal significa (maquina a maquina). Baseia-se na capacidade que alguns dispositivos possuem de se comunicarem com outros via rede, podendo ser através de fios ou não. Esta tecnologia  coleta dados por meio de um sensor, e esses dados são enviados para uma rede, onde são roteados para um servidor na internet, nesta etapa , os dados  são processados e analisados sendo assim finalmente utilizados para algum fim de acordo com o software ali configurado.
 
<br>
<br>


= Exemplos =
= '''Exemplos'''    =
 
<br>
<br>


* O SMS (Short Message Service, ou seja, serviço de mensagens curtas) é um exemplo bastante comum de comunicação M2M, já que permite o envio de mensagens de texto curtas entre celulares.
* A tecnologia M2M tem diversos meios em que pode ser aplicada, por exemplo: nos serviços públicos, com a distribuição de energia, água e saneamento básico. A tecnologia atua por meio da medição e controle do volume, temperatura, pressão, entre outros dados dos centros de distribuição.                                           Outro exemplo de serviço que pode desfrutar do m2m é a automação industrial. Por meio da medição e controle dos processos industriais. Entre tantos serviços temos tambem um claro exemplo na parte de segurança que usam essa tecnologia. O monitoramento de casas, edifícios e comércios pode acontecer a  partir do que chamamos de m2m.
* A comunicação M2M é aplicável a vários setores, tais como:
** Automobilístico: proteção contra roubo, rastreamento, manutenção, entretenimento.
** Transporte: gerenciamento de tráfego e frota de caminhões, motoboy, courier, controle de cargas e logística.
** Utilidades/Energia: medição de eletricidade, gás, óleo e água.
** Segurança: alarmes comerciais e residenciais contra roubo, furto e incêndios.
** Financeiro/Varejo: POS (Point of Sale), caixas eletrônicos, lotéricas, assinaturas digitais e terminais de mão.
** Saúde: monitoramento médico, diagnósticos remotos, alertas para medicamentos e atendimento médico virtual.
 
 
<br>
<br>


= Interfaces utilizadas =
= '''Interfaces utilizadas''' =
 
<br>
<br>


* A interface "mundo real" - máquina é feita por sensores. Um exemplo é um sistema de sensores de temperatura ou luminosidade em um ambiente controlado, como as salas de um hospital.
* Como várias outras tecnologias, a m2m também necessita de algumas interfaces que irão definir a forma de comunicação entre duas "coisas". Uma interface usada para as máquinas que  necessitam de comunicar-se com outras por meio de um cabo ou conector, é a interface física. Temos também para outras aplicações de m2m, a interface denominada interface gráfica e eventualmente a interface lógica.  
* A interface máquina-máquina é a Internet. Os dispositivos conectados possuem acesso à Internet através de módulos no próprio item, como WiFi, Celular, Zigbee, 6LoWPAN, Bluetooth, ou através de um hub conectado, um smartphone ou uma estação base em uma rede mesh. A partir dessa conexão os dispositivos comunicam-se com aplicativos na Internet, geralmente na nuvem.
 
 
<br>
<br>


 
= '''Tecnologias''' =
= Tecnologias =
<br>
<br>


* Para explicar a tecnologia M2M, é necessário introduzir o assunto com seu antecessor. A telemetria realiza a comunicação entre dois dispositivos. Um sensor captura informações sobre um dispositivo e transmite, normalmente por meio de ondas de rádio, para um computador, que transforma os dados em informações úteis. Isso acontece ainda atualmente na Fórmula 1. Sensores captam informações sobre partes como pneus, suspensão, motor do carro e enviam para um computador avaliá-las. Isso possibilita a realização de ajustes, caso necessário. Com o avanço da internet, esse conceito evoluiu para o M2M. Agora, ao invés de ondas de rádio, as informações são enviadas via Internet. Os dados são recebidos via sensores também. Portanto, ambos são parecidos, mas a comunicação sensor-computador ficou mais fácil, com a possibilidade de a informação ser analisada em um computador pessoal.
* M2M é o "avanço" da telemetria, sem esta tecnologia com certeza não surgiria a  m2m. A partir da ascensão destes estudos foram criando várias outras tecnologias que utilizam o conceito de m2m, como: bluetooth, wi-fi, sms, iot, entre outras.
 
<br>
<br>


= Previsões para esta tecnologia =
= '''Previsões para esta tecnologia''' =
<br>
<br>


* O M2M é um conceito novo, mas já é um mercado de US$ 24 bilhões, e com previsão de atingir a marca de US$ 86 bilhões em 2017. Ele está intimamente relacionado à Internet de todas as coisas, assunto muito comentado atualmente. É um dos segmentos que mais cresce na tecnologia, com soluções capazes de iniciar tarefas e executar instruções complexas sem intervenção humana, apenas com base nos dados recolhidos. De acordo com a revista Forbes, o M2M será um divisor de águas para indivíduos e empresas. A Internet das Coisas é segmento econômico que irá gerar, de acordo com uma pesquisa feita pela Cisco, 14 trilhões de dólares em uma década na qual o M2M representará 45% deste total, e 50 bilhões de coisas estarão conectadas até 2020.
* O crescimento desta tecnologia vem ocorrendo de maneira exponencial, a cada ano dobra o número de sistemas m2m. Apenas no Brasil temos cerca de 20.000.000 de conexões m2m, com previsão de aumentar mais de 100% até o ano de 2020. Na perspectiva mundial, estima-se ter 1.200.000.000 de conexões e espera-se que cresça ainda mais.                                                                                                                                                                                                         
 
* Em termos financeiros, o mercado mundial de m2m pode  chegar a um total de aproximadamente U$250.000.000.000,00 em apenas três anos. Portanto, m2m é uma tecnologia de um futuro promissor.
 
<br>
<br>


 
= '''Referências''' =
= Referências =
 
<br>
<br>


* https://pt.wikipedia.org/wiki/Machine_to_Machine
* http://computerworld.com.br/
* http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2013/12/o-que-e-m2m-veja-o-que-significa-o-conceito-da-comunicacao-das-maquinas.html
* tps://corporate.canaltech.com.br/
* http://www.vivo.com.br/portalweb/appmanager/env/web?_nfls=false&_nfpb=true&_pageLabel=vivoEmpServRasVivoM2MPage#
* https://www.scriptbrasil.com.br/
* http://www.tim.com.br/mg/para-empresas/grandes-corporacoes/aplicacoes/m2m
* http://devtecnologia.com.br/internet-das-coisas-iot/integracao-iot-e-m2m/
* http://corporate.canaltech.com.br/noticia/mercado/Conheca-o-mercado-bilionario-da-tecnologia-M2M/#ixzz3lx1pO8Kh
* http://corporate.canaltech.com.br/noticia/internet/A-impotancia-do-M2M-na-revolucao-da-Internet-das-Coisas/#ixzz3lx4TN5L0
 
 
<br>

Edição atual tal como às 20h42min de 3 de junho de 2017

Conceito


  • M2M é uma abreviação do termo (machine-to-machine), que traduzindo pro português literal significa (maquina a maquina). Baseia-se na capacidade que alguns dispositivos possuem de se comunicarem com outros via rede, podendo ser através de fios ou não. Esta tecnologia coleta dados por meio de um sensor, e esses dados são enviados para uma rede, onde são roteados para um servidor na internet, nesta etapa , os dados são processados e analisados sendo assim finalmente utilizados para algum fim de acordo com o software ali configurado.


Exemplos


  • A tecnologia M2M tem diversos meios em que pode ser aplicada, por exemplo: nos serviços públicos, com a distribuição de energia, água e saneamento básico. A tecnologia atua por meio da medição e controle do volume, temperatura, pressão, entre outros dados dos centros de distribuição. Outro exemplo de serviço que pode desfrutar do m2m é a automação industrial. Por meio da medição e controle dos processos industriais. Entre tantos serviços temos tambem um claro exemplo na parte de segurança que usam essa tecnologia. O monitoramento de casas, edifícios e comércios pode acontecer a partir do que chamamos de m2m.


Interfaces utilizadas


  • Como várias outras tecnologias, a m2m também necessita de algumas interfaces que irão definir a forma de comunicação entre duas "coisas". Uma interface usada para as máquinas que necessitam de comunicar-se com outras por meio de um cabo ou conector, é a interface física. Temos também para outras aplicações de m2m, a interface denominada interface gráfica e eventualmente a interface lógica.


Tecnologias


  • M2M é o "avanço" da telemetria, sem esta tecnologia com certeza não surgiria a m2m. A partir da ascensão destes estudos foram criando várias outras tecnologias que utilizam o conceito de m2m, como: bluetooth, wi-fi, sms, iot, entre outras.


Previsões para esta tecnologia


  • O crescimento desta tecnologia vem ocorrendo de maneira exponencial, a cada ano dobra o número de sistemas m2m. Apenas no Brasil temos cerca de 20.000.000 de conexões m2m, com previsão de aumentar mais de 100% até o ano de 2020. Na perspectiva mundial, estima-se ter 1.200.000.000 de conexões e espera-se que cresça ainda mais.
  • Em termos financeiros, o mercado mundial de m2m pode chegar a um total de aproximadamente U$250.000.000.000,00 em apenas três anos. Portanto, m2m é uma tecnologia de um futuro promissor.


Referências