Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
 
(7 revisões intermediárias por 3 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
= Conceito =
= '''Conceito''' =
<br>
<br>


* M2M significa "machine-to-machine", em português máquina-a-máquina. São tecnologias que permitem sistemas, com ou sem fio, a comunicarem-se com outros dispositivos, para assim ter controle ou visualização de indicadores.
* M2M é uma abreviação do termo (machine-to-machine), que traduzindo pro português literal significa (maquina a maquina). Baseia-se na capacidade que alguns dispositivos possuem de se comunicarem com outros via rede, podendo ser através de fios ou não. Esta tecnologia  coleta dados por meio de um sensor, e esses dados são enviados para uma rede, onde são roteados para um servidor na internet, nesta etapa , os dados  são processados e analisados sendo assim finalmente utilizados para algum fim de acordo com o software ali configurado.
 
<br>
<br>


= Exemplos =
= '''Exemplos'''    =
 
<br>
<br>


*  
* A tecnologia M2M tem diversos meios em que pode ser aplicada, por exemplo: nos serviços públicos, com a distribuição de energia, água e saneamento básico. A tecnologia atua por meio da medição e controle do volume, temperatura, pressão, entre outros dados dos centros de distribuição.                                          Outro exemplo de serviço que pode desfrutar do m2m é a automação industrial. Por meio da medição e controle dos processos industriais. Entre tantos serviços temos tambem um claro exemplo na parte de segurança que usam essa tecnologia. O monitoramento de casas, edifícios e comércios pode acontecer a  partir do que chamamos de m2m.
 
<br>
<br>


= Interfaces utilizadas =
= '''Interfaces utilizadas''' =
 
<br>
<br>


*  
* Como várias outras tecnologias, a m2m também necessita de algumas interfaces que irão definir a forma de comunicação entre duas "coisas". Uma interface usada para as máquinas que  necessitam de comunicar-se com outras por meio de um cabo ou conector, é  a interface física. Temos também para outras aplicações de m2m, a interface denominada interface gráfica e eventualmente a interface lógica.
 
<br>
<br>


 
= '''Tecnologias''' =
= Tecnologias =
<br>
<br>


*  
* M2M é o "avanço" da telemetria, sem esta tecnologia com certeza não surgiria a  m2m. A partir da ascensão destes estudos foram criando várias outras tecnologias que utilizam o conceito de m2m, como: bluetooth, wi-fi, sms, iot, entre outras.
 
<br>
<br>


= Previsões para esta tecnologia =
= '''Previsões para esta tecnologia''' =
<br>
<br>


*  
* O crescimento desta tecnologia vem ocorrendo de maneira exponencial,  a cada ano dobra o número de sistemas m2m. Apenas no Brasil temos cerca de 20.000.000 de conexões m2m, com previsão de aumentar mais de 100% até o ano de 2020. Na perspectiva mundial, estima-se ter 1.200.000.000 de conexões e espera-se que cresça ainda mais.                                                                                                                                                                                                         
 
* Em termos financeiros, o mercado mundial de m2m pode  chegar a um total de aproximadamente U$250.000.000.000,00 em apenas três anos. Portanto, m2m é uma tecnologia de um futuro promissor.
<br>
<br>


 
= '''Referências''' =
= Referências =
 
<br>
<br>


*  
* http://computerworld.com.br/
 
* tps://corporate.canaltech.com.br/
<br>
* https://www.scriptbrasil.com.br/

Edição atual tal como às 20h42min de 3 de junho de 2017

Conceito


  • M2M é uma abreviação do termo (machine-to-machine), que traduzindo pro português literal significa (maquina a maquina). Baseia-se na capacidade que alguns dispositivos possuem de se comunicarem com outros via rede, podendo ser através de fios ou não. Esta tecnologia coleta dados por meio de um sensor, e esses dados são enviados para uma rede, onde são roteados para um servidor na internet, nesta etapa , os dados são processados e analisados sendo assim finalmente utilizados para algum fim de acordo com o software ali configurado.


Exemplos


  • A tecnologia M2M tem diversos meios em que pode ser aplicada, por exemplo: nos serviços públicos, com a distribuição de energia, água e saneamento básico. A tecnologia atua por meio da medição e controle do volume, temperatura, pressão, entre outros dados dos centros de distribuição. Outro exemplo de serviço que pode desfrutar do m2m é a automação industrial. Por meio da medição e controle dos processos industriais. Entre tantos serviços temos tambem um claro exemplo na parte de segurança que usam essa tecnologia. O monitoramento de casas, edifícios e comércios pode acontecer a partir do que chamamos de m2m.


Interfaces utilizadas


  • Como várias outras tecnologias, a m2m também necessita de algumas interfaces que irão definir a forma de comunicação entre duas "coisas". Uma interface usada para as máquinas que necessitam de comunicar-se com outras por meio de um cabo ou conector, é a interface física. Temos também para outras aplicações de m2m, a interface denominada interface gráfica e eventualmente a interface lógica.


Tecnologias


  • M2M é o "avanço" da telemetria, sem esta tecnologia com certeza não surgiria a m2m. A partir da ascensão destes estudos foram criando várias outras tecnologias que utilizam o conceito de m2m, como: bluetooth, wi-fi, sms, iot, entre outras.


Previsões para esta tecnologia


  • O crescimento desta tecnologia vem ocorrendo de maneira exponencial, a cada ano dobra o número de sistemas m2m. Apenas no Brasil temos cerca de 20.000.000 de conexões m2m, com previsão de aumentar mais de 100% até o ano de 2020. Na perspectiva mundial, estima-se ter 1.200.000.000 de conexões e espera-se que cresça ainda mais.
  • Em termos financeiros, o mercado mundial de m2m pode chegar a um total de aproximadamente U$250.000.000.000,00 em apenas três anos. Portanto, m2m é uma tecnologia de um futuro promissor.


Referências