Conceito
O Windows Phone é o sistema operacional móvel de código fechado desenvolvido pela Microsoft. Após a falha de sucesso do Windows Mobile, o sistema está sendo aperfeiçoado desde 2010 e só ganhou espaço no mercado após a versão 8 "Apollo", quando recebeu a primeira atualização via OTA (Over The Air), recebendo o nome de Windows Phone 8.1.
Características
O SO foi desenvolvido em C e C++, cujo código é fechado e pode ser sincronizado com o computador através do Zune, ferramenta disponibilizada para compartilhar multimídia e arquivos pessoais. Possui assistente de voz (Cortana) considerado mais completo e inteligente que o Google Now ou Siri (Apple), design baseado em blocos interativos denominado "Metro/ModernUI" e navegador de internet com motor de renderização baseado no Internet Explorer 9. Os requisitos de hardware para executar o Windows Phone são exigentes.
Developer
O desenvolvedor precisa inicialmente ser participante do Programa Windows Insider, contribuindo no compartilhamento de experiências e melhorando a usabilidade do sistema junto com milhares de membros. Após o download do "Windows Phone Developer Preview" o desenvolvedor paga $19 dólares e tem permissão de vender aplicativos na Loja utilizando código próprio. O desenvolvedor pode também fazer download de uma versão prévia do SDK e do emulador, kits de desenvolvimento de hardware (podendo criar drivers universais) e também desfrutar da ferramenta como o Windows IoT Core Insider Preview, instalando-a em placas de desenvolvimento para IoT.
Versões
Windows Phone 7.5: As integrações com o Twitter, Windows Live SkyDrive foram grandes atrativos, mas a Mango trouxe também uma versão móvel do Internet Explorer 9, suportando as mesmas capacidades gráficas que no computador e multitarefas para aplicativos não originais (impossível no Windows Mobile 6.5).
Windows Phone 8: A Apollo não é mais baseada no Windows CE, como a Tango, mas sim no Windows NT. Assim, os dispositivos antigos não podem ser atualizados, pois o sistema foi praticamente refeito.
O Windows Phone 8.1: Foi a notória atualização da versão 8. Finalmente saiu da versão de testes e foi distribuída via OTA. Agora o SO passa a ganhar voz perto do Android e iOS, com novas funções e com assistente de voz Cortana. O sistema passou a receber também o teclado Swype (conhecido como Word Flow), USB OTG (On To Go), suporte a gerenciador de arquivos, telas Full HD, processadores quad-core e uma nova Central de Notificações. Duas atualizações já foram lançadas e ambas trazem evoluções consideráveis de software utilizando tecnologias de compartilhamento de internet por Bluetooth e suporte a NFC.
Windows 10 Mobile: Embora ainda não foi lançada comercialmente, é sucessora do Windows Phone 8.1 e agora é baseada no sistema operacional da empresa existente nos computadores.
Novos aspectos na versão do Windows 10 Mobile
O Cortana ainda não fala português, mas dessa vez a nova versão pode ser baixada pela Loja (desde que o usuário esteja inscrito no Windows Insider Program), e não somente via OTA como na 8.1. O sistema todo possui opções de personalização e comportamentos semelhantes a versão para computadores, como a presença do menu Iniciar e os aplicativos recém instalados vão para o topo, por exemplo. O novo navegador é o Edge, o Office é mais completo e a loja de aplicativos passa a ser unificada para jogos, músicas e filmes. Embora continue sendo de código fechado, um dos mais ambiciosos recursos é o UWP (Universal Windows Plataform), permitindo que um único código fonte possa funcionar na versão do Windows para computador, Xbox One ou HoloLens, ou seja, um único aplicativo com compartibilidade para todos os dispositivos. Tudo indica que a ideia da Microsoft é criar um único SO compatível em diferentes tipos de dispositivos, tornando a plataforma cada vez mais acessível.
Referências bibliográficas
Microsoft (developer.microsoft.com), TecMundo (www.tecmundo.com.br), WikiPédia (pt.wikipedia.org), Showmetech (www.showmetech.com.br), Meu-Smartphone (www.meu-smartphone.com), TechTudo (www.techtudo.com.br), Windows Mania (windowsmania.com.br), BABOO (www.baboo.com.br), Canaltech (canaltech.com.br).