Especificação técnica
Define-se computação em nuvem pelo conjunto de dados e informações compartilhados simultaneamente entre computadores, que podem ser acessador de qualquer lugar e a qualquer hora, dependendo apenas de uma conexão à internet por parte do usuário.
A computação em nuvem começou a ser conceituada há muito tempo, baseada no conceito de "[1]Computação em Grade", porém teve seu desenvolvimento inicial à partir do final da década de 90, com a popularização e facilidade de acesso à internet. Entre suas principais vantagens, estão a possibilidade de permitir que os dados possam ser acessados com facilidade de qualquer lugar, bastando que o usuário possua acesso à internet para se conectar à "nuvem", que é caracterizada como um conjunto de computadores e/ou servidores compartilhando informações em tempo real.
Funcionamento
A tecnologia se baseia em servidores e computadores interligados por meio da internet. Essas unidades estão sempre compartilhando informações entre si, possibilitando que qualquer computador, de qualquer parte do mundo, possa se conectar nessa "nuvem" e interagir com as informações ali disponíveis. Por parte do usuário, na maioria das vezes, é dispensável o uso de conexões físicas (exceto no caso do cabo de conexão à internet), considerando o fato de que todos os dados trafegam livremente entre servidores e usuários.

Software
Uma das principais vantagens da Computação em Nuvem é permitir ao cliente a utilização de softwares sem a necessidade de download. Isso permite que qualquer plataforma possa usufruir de certos serviços, dependendo apenas de uma conexão à internet.
Exemplos de aplicativos que utilizam a computação em nuvem:
- Office Online: Permite a leitura e edição de textos, planilhas e afins, via web, sem a necessidade de possuir o pacote do Office instalado em seu computador.
- DropBox: Sincroniza arquivos do usuário para permitir o acesso de qualquer dispositivo.
- Do.com: Permite a criação e organização de projetos e arquivos, com foco profissional
- Netflix: Serviço de streaming online de filmes, séries e afins, disponível em diversas plataformas.
Topologia ou Esquema funcional

Funcionamento
A Nuvem
A "nuvem" é formada pela informação que trafega livremente entre servidores, bancos de dados, controladores de domínios, entre outros meios de armazenar e transmitir dados. Tais dados estão sempre disponíveis abertamente, dependentes apenas da conexão à internet para trafegarem.
O Usuário Final
Define-se usuário final como a ampla gama de dispositivos que acessam e manipulam os dados disponíveis na nuvem. O acesso pode ocorrer de qualquer lugar do mundo, e utilizando qualquer dispositivo, desde que haja conexão à internet. O usuário final, então, navega livremente por esses dados e os utiliza da maneira que lhe convém.
Conexões
Computação em Grade: Um dos conceitos nos quais a Computação em Nuvem foi baseada.
- Conceito de Redes de Computadores: Conceito geral de compartilhamento de dados entre computadores, um dos pilares da Computação em Nuvem
- Conceito de BigData: Conceito geral de armazenamento de dados, nos quais se baseiam os servidores que armazenam e transmitem dados para usuários finais na Computação em Nuvem
- Conceito de Internet: A internet é a principal conexão que permite a existência da computação em nuvem, e também sua principal dependência, uma vez que abrindo mão de necessidades de hardware e/ou software, o usuário final depende apenas de uma conexão à internet estável e segura.
Informações adicionais
Private Cloud
O conceito de Nuvem Privada consiste em aplicar a idéia de "Cloud Computing" à nivel corporativo.
Por meio de servidores instalados dentro da própria empresa, há a manipulação da informação corporativa, privada. Uma das principais vantagens que levam uma empresa a adotar a nuvem privada é a segurança, se tratando de dados críticos empresariais, que não podem ser compartilhados livremente.
Além disso, a estrutura da nuvem é moldada especificamente de acordo com a empresa, aumentando a eficiência na qual os dados são manipulados.