Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK): modelo explicativo da ação docente
- Rosária Helena Ruiz Nakashima1Universidade Federal do Tocantins, UFT, Araguaína-TO, Brasil
- Stela Conceição Bertholo Piconez2Universidade de São Paulo, USP, São Paulo-SP, Brasil
- O componente Pedagogical Knowledge (PK) concentra-se no conhecimento do professor de atividades gerais para todos os domínios de conteúdo, tais como aprendizagem por descoberta, aprendizagem cooperativa, aprendizagem baseada em problemas, dentre outros. Pode incluir estratégias para motivar os estudantes, tornar eficiente a comunicação com a comunidade escolar, administrar situações em sala de aula, avaliar habilidades desenvolvidas e conhecimentos construídos.
- O Content Knowledge (CK) indica o conhecimento das possíveis representações de tópicos específicos em uma determinada área, por exemplo, modelos de fluxos de elétrons em Ciências, gráficos e tabelas em Matemática, processos de divisão celular em Biologia ou linhas do tempo em História. É um conhecimento que independe de atividades pedagógicas específicas ou de como o professor pode usar essas representações para ensinar.
- O Technological Knowledge (TK) é definido como o conhecimento sobre o uso específico das tecnologias emergentes, ou seja, aquelas que ainda não são “transparentes” (CLARK, 2003)3 no contexto educativo. Por exemplo, o livro já foi considerado uma tecnologia emergente (um recurso mais fácil de usar do que um pergaminho). Os livros não eram amplamente aceitos e utilizados de imediato, mas depois de centenas de anos, são agora também considerados, como tecnologias transparentes, assim como outros recursos didáticos utilizados nas salas de aula, como por exemplo, o datashow, o retroprojetor, o computador etc., contribuem para a perspectiva de interação humano-máquina.
- Para Shulman (1987), o Conhecimento Pedagógico de Conteúdo (PCK) representa a intersecção entre os conhecimentos de conteúdo específico e pedagógico (Figura 2) que permite a compreensão de como determinados temas se organizam e são adaptados aos diferentes interesses e habilidades dos estudantes. Esse conhecimento não é apenas um repertório de técnicas que o professor utiliza para ensinar um conteúdo, mas se caracteriza por uma forma de pensar que é própria do professor, uma habilidade de tornar um conteúdo compreensível para o estudante, considerando os propósitos de ensino.
- FIGUR A 2 – Intersecção dos conhecimentos de conteúdo e pedagógicos
- Conhecimento do conteúdo
- Conhecimento pedagógico do conteúdo
- Conhecimento pedagógico
- O conhecimento tecnológico de conteúdo (TCK) permite compreender que o design da tecnologia pode contribuir ou restringir o que se pode fazer com ela, bem como compreender a relação das TDIC com o conteúdo curricular específico. Por exemplo, o uso do e-mail contribui para comunicação assíncrona, facilita o armazenamento de arquivos e a trocas de mensagens. Entretanto, o uso do e-mail dificulta a comunicação síncrona, a expressão de sutilezas, emoção e humor (KOEHLER; MISHRA, 2008) e restringe ou tolhe a entonação, pausa e expressão facial ou corporal.
- O Conhecimento Pedagógico-Tecnológico (TPK) é um conhecimento das atividades pedagógicas gerais com o uso de tecnologias emergentes. Pode incluir, por exemplo, o conheci-mento de como motivar os estudantes a aprenderem cooperativamente, utilizan-do as tecnologias, independentemente de uma disciplina ou tópico específico, não porque não envolvem conteúdos, mas porque elas podem ser usadas em qualquer domínio de conteúdo.
- Kinchin (2012) ao analisar o modelo TPACK ressalta o mal-entendido do termo “pedagogia”, que muitas vezes é tomado como sinônimo de ensino, que, no entanto, é estrutural e funcionalmente diferente.
- Figura 3: Articulação dos componentes pedagógicos para o desenvolvimento de competências docentes. Fonte: Adaptação de Kinchin (2012, p. E45). => Inserir na camada do Aspecto Tático
- TPACKcomo orientador da formação inicial e permanente de professores
- Características eficazes para o planejamento da formação inicial e permanente de professores:
- 1) relação direta com a disciplina, prática pedagógica e crenças do professor;
- 2) oportunidade de aprendizagem ativa dos professores para que desenvolvam o seu próprio profissionalismo, num período de tempo prolongado, interagindo com os professores da própria e de outras comunidades de prática (espaços para criação de redes colaborativas de aprendizagem, compartilhamento de práticas e reflexões acadêmicas), incluindo tutoria ou coaching no desenvolvimento profissional; *** 3) coerência com as normas e a política educacional e
- 4) apoio institucional, incluindo a oferta de recursos tecnológicos, definição de carga horária para a participação de cursos e estudos e avaliação pro-cessual.
- Características eficazes para o planejamento da formação inicial e permanente de professores:
- Niess (2008) apresenta experiências necessárias para apoiar o desenvolvimento de pensamentos estratégicos com o TPACK na formação de professores: comunicação com os estudantes em ambientes apoiados por tecnologias; investigação do raciocínio dos estudantes sobre seus entendimentos ao aprenderem com a tecnologia (se as TDIC ajudam/interferem na aprendizagem) e identificação de como a tecnologia pode ser aplicada para melhorar a aprendizagem, como o uso de tecnologia muda o que é aprendido e como a tecnologia pode ser usada para evidenciar a aprendizagem do estudante. Concluiu identificando a necessidade de acompanhamento do desenvolvimento dos conhecimentos, habilidades e disposições de TPACK e destacou que a postura reflexiva é fundamental para o desenvolvimento do modelo.
- O desafio para os formadores de professores e pesquisadores consiste nas respostas aos questionamentos, tais como:
- Como deve ser um programa de preparação de professores baseado em TPACK?
- Quais são as experiências essenciais necessárias para a integração de pedagogia, conteúdo e tecnologia?
- Quais trajetórias de aprendizagem são apoiadas no desenvolvimento de TPACK?
- Os métodos e planejamentos de ensino, a gestão de sala de aula e as experiências de estágio de futuros professores, segundo a autora, precisam ser revistos, considerando o impacto e a influência de recursos tecnológicos para o ensino e aprendizagem.
- Figura 4: Comprehensive Framework for Teacher Knowledge (CFTK)
- Modelo tridimensional apooado por seis aspectos inter-relacionados em três eixos ortogonais:
- 1) Campo, incluindo o conhecimento da Disciplina específica e de Pedagogia;
- 2) Modo, envolvendo Orientação (crenças, valores, motivações, atitudes e outras qualidades pessoais) e Discernimento (reflexão) e
- 3) Contexto, referindo-se ao conhecimento do Indivíduo (situação socioeco-nômica, sexo, idade, origem, estilos de aprendizagem) e do Ambiente.