Conceito

(Em construção)

São uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processamento) e disseminam (saída) os dados e informações devidamente tratados, fornecendo um mecanismo de feedback

Características

Um sistema transacional nada mais é do que um coração da maior parte das organizações empresariais, que dá apoio à monitoração e à realização das negociações de uma organização, gera e armazena dados sobre estas negociações. Enfim, os sistemas transacionais são os sistemas operacionais de uma empresa.

Os sistemas transacionais se caracterizam pela alta taxa de atualização, grande volume de dados e acessos pontuais, ou seja, pesquisas cujo resultado seja de pequeno volume.

São também, sistemas operacionais, não integrados, atendem em geral à área administrativo-financeira, controlam, na maioria das vezes, o fluxo de informações financeiras, e os usuários finais esboçam certa resistência a utilizá-los.

Sistemas transacionais, também conhecidos como sintéticos ou ainda OLTP – Online Transactional Processing - são aqueles que, como o nome sugere, baseiam-se em transações. Alguns exemplos deste tipo de sistemas são:

·         Sistemas Contábeis;

·         Aplicações de Cadastro;

·         Sistemas de Compra, Estoque, Inventário;

·         ERPs, CRMs;

·         Sistemas de Folha de Pagamento;

·         Faturamento.

- Principais características dos Sistemas transacionais -

- Coleta de dados através de mecanismos de entrada;

- Realização de cálculos;

- Armazenamento de informações e ordenação dos dados, facilitando o acesso a eles;

- Permite consultas, on line ou em batch dos dados, em diversas formatações;

- Produção de documentos e relatórios operacionais.


Batch x Real-Time


Aspectos de um TPS


Qualifiers


Exemplos


Referências bibliográficas


http://sistemastransacionais.blogspot.com.br/