Esta pesquisa deve fornecer um conteúdo atualizado sobre o tema acima. Não esqueça de incluir as  
referëncias (fontes) no último item, reforçando que não deve ser um Copy/Paste e sim uma síntese 
das pesquisas que fizer.


Conceito


Realidade Virtual é uma tecnologia na qual é utilizado um sistema de interface que conecta o usuário a um sistema informatizado, no qual é apresentado uma plataforma que proporciona ao visitante a sensação de que o que é apresentado faz parte da realidade. Os elementos utilizados nessa tecnologia são, na sua maioria, interativos e em três dimensões (3D), programados por um computador. É possível afirmar que a realidade virtual, é a técnica que permite maior interação e sensação de estar dentro do ambiente virtual proporcionado ao usuário. Existem quatro tipos de sistemas de realidade virtual : simulação, aumentada, de meda e de projeção, e podem ser utilizados em diversos ambientes, tais como: jogos, simuladores, projetos arquitetônicos e até mesmo na medicina. A linguagem de programação utilizada nessa tecnologia é VRML, X3D, Java3D e OpenGL.


Holografia


Holografia, é a utilização da luz para apresentar uma imagem em três dimensões, o conceito foi criado em 1948, por Dennis Gabor, e foi se expandindo até os dias atuais nas mais diversas aplicações e ambientes. A holografia é considerada uma evolução da tão famosa fotografia, pois, ao observar um holograma, é o mesmo que observar o objeto representado por ele, em três dimensões, enquanto a fotografia apresenta seu conteúdo em apenas duas dimensões. Para produzir um holograma é necessário um laser vermelho HeNe (hélio-neon), apos ligar o laser, fazer com que seu feixe de luz passe por um divisor óptico, para fazer a divisão da luz, e por lentes divergentes, para que ocorra a amplificação do laser, enquanto um feixe serve de referencia da iluminação, o outro termina a emulsão da holografia para finalmente fazer a captura. Hoje em dia, uma das utilizações mais usuais de holografia está presente em conteúdos multimídia, tais como CDs e DVDs, ou de softwares para comprovar sua autenticidade, em cartões de crédito e até mesmo a cédula de vinte reais ganhou uma tira holográfica. Tal utilização da holografia se deve ao fato da dificuldade na reprodução de hologramas perfeitos e idênticos, pois há uma série de fatores que influenciam no processo.

Características


Os hologramas, são representações de objetos que ao serem iluminados, refletem um espectro de luz que pode ser observado em três dimensões, na forma do objeto iluminado inicialmente. Ao contrário de fotografias, que captam apenas a iluminação do cenário, os hologramas são capazes de registrar a fase da radiação luminosa proveniente do objeto, possibilitando, assim, identificar e representar cada ponto do objeto e apresentar uma imagem tridimensional. Como foi dito antes, hologramas são muito utilizados para comprovar a autenticidade de produtos, pois possuem características peculiares, que dificultam sua cópia idêntica. Os sistemas de realidade virtual também são muito diversos por terem origens em diversos outros sistemas como mesas, simuladores, sistemas de teleoperações. A realidade virtual também pode ser considerada a unção de três ideias: imersão, interação e desenvolvimento.'

Dispositivos


Os dispositivos de realidade virtual, têm como intuito fazer com que seu usuário seja imerso em um ambiente virtual, trabalhando da seguinte maneira: lendo os movimentos do usuário, e estimulando os sentidos do mesmo, para que este tenha a sensação de que aquilo no qual ele foi inserido é real. Na área que da leitura, temos duas categorias: leitura da posição de um ponto no corpo do usuário, e leitura do ângulo de flexão ou rotação de um membro ou parte do corpo do usuário. Dentre os dispositivos de realidade virtual podemos citar a visão estereoscópica, ou visão espacial, stereo glasses, head mounted displays (HMDs), entre outros.

Produtos práticos


Um dos produtos ligados à realidade virtual muito comum na atualidade é o "passeio 360º", que é um tipo de óculos no qual é possível observar um local virtualmente. Com o Passeio 360º você pode visualizar cômodos de um apartamento, casa ou qualquer ambiente 3D de forma virtual imersiva através de um óculos especial. Este óculos faz você se sentir dentro da sala, quarto, cozinha, banheiro ou qualquer ambiente que você deseja visualizar por exemplo, com a sensação de realidade, dimensão e espaço próximos da realidade do local que você se encontra.

Estado da Arte



Referências bibliográficas


http://www.infoescola.com/tecnologia/realidade-virtual/

http://www.infoescola.com/fisica/holografia/

http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-funciona-a-holografia

http://www.cienciaviva.pt/projectos/pulsar/hologramas.asp

http://grv.inf.pucrs.br/tutorials/rv/index.htm#sumario2.1.