5W2H
What
- O projeto Co-Piloto é um projeto que vem auxiliar na condução de um veiculo. O maior desafio que encontramos é projetar o sistema que reconheça as adversas situações do trânsito e auxilie o motorias para escapar dos perigos. Para implantar tal projeto precisaremos utilizar as ferramentas de ORC e a RA. Atualmente no mercado não existe nenhuma ferramenta que faça um reconhecimento eficaz da pista e dos obstáculos.
Why
O projeto é interessante pois auxilia a condução de veiculos podendo minimizar acidentes transito mais comuns,como desatenção na pista, sonolência entre outras situações que podem ser consideradas de risco. Para isso, o sistema de reconhecimento de imagem deve ser bem eficaz. Esse foi o motivo de ter sido escolhido a realidade aumentada: é uma tecnologia inovadora e que visa revoluçionar identificação do ambiente por softwares.
Who
Os principais beneficiados pelo projeto serão as pessoas cuja profissão está diretamente relacionada à condução de veículos automotores. Também serão beneficiadas as pessoas que utilizam e que fazem parte do trânsito diariamente, tendo em vista que o Co-Piloto ajuda a reduzir os acidentes de trânsito através do reconhecimento dos perigos na pista. Tendo isso em mente, o Co-Piloto podera ser operado por qualquer pessoa habilitada para dirigir. Deverão fazer parte do projeto engenherios e técnicos das áreas de mecânica, elétrica, computação e administradores.
Where
Os dados serão inseridos em um display integrados com som automotivo, gps e um painel de uso do software. Os dados serão externalizados no display e o usuário podera manipulá-los através de um touch-screen. O projeto Co-Piloto poderá ser utilizado em qualquer veiculo automotor no mundo, em qualquer tipo de via de trânsito. Os dados serão armazenados em um HD presente no próprio aparelho. Caso o veículo já possua um computador de bordo, os dados também poderão ser armazenados nele. O software será armazenado em um display que ficará localizado no console do carro.
When
O sistema devera ser desenvolvido em cerca de 4 anos. Sendo pelo gastos pelo menos 1 ano para desenvolvimento do software, 1 ano para adaptação dos hardwares, 6 meses para a implantação do software e dos hardwares no carro e 1 ano para fases de testes e de possiveis correções caso se encontre alguma falha no sistema.
How
O usuário ira inserir no display através do touch-screen dados como busca de endereço, a saida dos dados será feita na interface do software localizada no display. O restante dos dados a serem complitados pelo sistema serão providos pela análise das imagens de cameras instaladas no exterior do veículo para o reconhecimento do ambiente e dos riscos. Após a captação das imagens é feita uma análise das mesmas através da RA para o reconhecimento de veiculos, pedestres, sinais de trânsito entre outros. Após a análise das imagens, o compilador vai tentar reconhecer através de um banco de dados uma imagem parecida, por exemplo, as câmeras captam algum escrito na pista e comparam com a imagem de uma mensagem de parada obrigatória. Reconhecida a imagem,o programa irá pesquisar uma possivel ação a ser tomada então será emitido um sinal sonoro e visual para avisar o condutor sobre os resultados da analise feita. No caso da placa de parada obrigatória, o display mostraria uma mensagem avisando o motorista para reduzir a velocidade e, eventualmente, parar o veículo. Caso o motorista não responda ao aviso em uma situação considerada pelos sistema como de risco, o mesmo tomará uma providência, por exemplo, reduzir a velocidade de do veiculo até a frenagem completa diante do aviso de parada obrigatória.
How much
Os custos de aquisição do hardware e do software ficam entre R$ 200.000,00 e 250.000,00, levando em consideração que grande parte dos mesmos utilizados no projeto ainda precisam ser desenvolvidos. O projeto conta com a participação de engenheiros eletricistas, mecânicos e de computação, e técnicos em eletrônica. O preço final do produto ficará em torno de R$ 350.000,00.