• Título completo:
    • Interferência do sinal 4G LTE na faixa de 700 MHz sobre a TV Digital


Orientador: Paulo Sérgio Caparelli

  • Problemas:

Como o sinal 4G LTE afetará o sinal de TV Digital? O que poderá ser feito para minimizar as interferências do sinal 4G LTE sobre a TV Digital?

  • Justificativas:

Preocupação com o futuro do uso da faixa de 700 MHz; A interferência sobre a recepção de TV Digital afeta tanto o consumidor final quanto a economia; Convivência com a área de TV Digital.

  • Objetivo Geral:

Analisar as possíveis interferências do sinal 4G LTE sobre a TV Digital.

  • Objetivos Específicos:

Elaborar um estudo sobre o risco de interferências das futuras redes de celular 4G sobre os sinais de TV digital; Especificar os tipos de interferências causadas pelo sinal 4G LTE sobre a TV Digital; Procurar meios para minimizar as interferências no sinal de TV Digital.

  • Hipóteses:

Os sinais de celular 4G e TV digital ocupam a mesma faixa de frequências (700MHz). Assim, da forma como foram concebidos os receptores digitais em uso no país, as interferências dos sinais 4G são inevitáveis. Quando se menciona a interferência do sinal 4G sobre a TV Digital, fala-se de três problemas diferentes: a existência da à interferência que se costuma chamar “co-canal”, quando o sinal de uma determinada emissora “invade” a frequência de outra; a interferência de faixa adjacente, quando sinais trafegando dentro de uma determinada área do espectro de frequências alteram seu percurso e acabam se misturando com outros e a interferência também pode acontecer por saturação, sendo que como o sinal 4G é captado com maior intensidade numa certa posição, como que “espremendo” a faixa de frequências e afetando a circulação do sinal de TV.