Impressoras
- Vamos começar falando dos tipos de impressoras, para podermos então entender melhor a programação que rege em cada uma.
- 1. Impressora de impacto – matricial
- 2. Impressora de jato de tinta e jato de cera
- 3. Impressora a laser
- 4. Impressora térmica
- 5. Plotter
- 6. Impressoras de cera térmica
- 7. Impressoras dye-sublimation
- 8. Impressoras de tinta sólida
- 9. Impressora de sublimação.
Para demais informações acesse o link em anexo, que não foi incluído no material devido o foco do trabalho, que é da parte da computação e não o funcionamento em geral das impressoras. [1]
Cada impressora possui uma linguagem de programação para que ela funcione perfeitamente.
As mais conhecidas são:
Media:http://4.bp.blogspot.com/-ACh2If8r_OQ/UWhLTXaqYAI/AAAAAAAAAQg/p65ShKJPhik/s1600/Imagem1.png
ZPL é a linguagem padrão das impressoras de códigos de barras Zebra.
TSPL-EZ é linguagem padrão das impressoras de códigos de barras TSC. Um grande diferencial dessa linguagem, é que ela, faz emulação com as linguagens EPL e ZPL simultaneamente, alem da própria linguagem da impressora. Ou seja, se você estiver usando uma impressora com a linguagem ZPL e quiser trocar por uma impressora TSC, você pode substituí-la sem ter que precisar trocar o software do computador, pois a emulação de linguagem permite isso de forma rápida e pratica.
PPLA e PPLB são as linguagens das impressoras Argox. Um detalhe importante é que, a linguagem padrão de fábrica é PPLB (OS-214TT / OS-214Plus), caso necessite da linguagem PPLA, você precisa solicitar a conversão da linguagem no ato da compra.
EPL é a linguagem padrão de fábrica das impressoras Eltron
DPL é a linguagem padrão de fábrica das impressoras Datamax
Em suma,a computação por traz do funcionamento de cada impressora é o que garante tamanha eficácia e precisão no trabalho desses aparelhos imprescindíveis para o funcionamento da sociedade.Independente da mobilidade proporcionada por nossos tecnológicos aparelhos o documento escrito jamais será descartável. Sejam essas impressoras pré-programadas em uma base arquitetada em ZPL,PPLA,C++ ou qualquer outra estrutura computacional podemos afirmar que sem a associação da programação e do hardware de ponta jamais teríamos tamanha praticidade e velocidade nessa área.