HLR e VLR
O HLR ou Home Location Register é um banco de dados que armazena as informações administrativas do assinante na rede de maneira estática, ou seja, na região onde um usuário da rede móvel é registrado. Já o VLR ou Visitor Location Register é um outro banco de dados que armazena os dados de maneira provisória assim que uma unidade móvel de outra área é detectada pela célula de cobertura da NodeB correspondente.
Esses dois bancos de dados estão interligados na MSC (Mobile Switching Center) que é encarregada de fazer o controle dos dados além de outras tarefas, garantindo o funcionamento da rede.
Os dados referidos no primeiro parágrafo e que são armazenados no banco de dados são:
- Número do assinante (MSISDN)
- Identificação do assinante (IMSI)
- Tipo de plano do cliente
- Serviços suplementares
- Ativa/Desativa serviços fornecidos aos usuários (juntamente à MSC)
Com relação ao controle de serviços fornecidos aos usuários, o HLR é consultado pela MSC para conceder permissão de utilização de serviços da operadora.
O funcionamento da VLR é bem simples. Supondo que um cliente esteja registrado em uma área (1), logo seus dados estarão guardados no HLR da área (1). Se ele se locomover até uma área (2), seus dados são solicitados do HLR da área (1) e então serão armazenados no VLR da área (2). Assim que ele voltar para sua área de origem (1) seus dados que se encontram no VLR da área (2) serão excluídos. Assim é possível manter seu celular funcionando mesmo em roaming.
É importante ressaltar que toda MSC possui um VLR (também entre diferentes operadoras) e que a definição de visitante para o VLR é quem não está registrado na MSC da área.