Evolução na profissão

Com a família, Giuliano teve contato com um pouco de eletrônica e isso o motivou a fazer um curso por correspondência na área e posteriormente a cursar engenharia eletrônica na UFU. Na faculdade Giuliano entrou em contato com desenvolvimento de sistemas, que norteou seus interesses para o desenvolvimento de programas, e junto de um primo começou a atuar nessa área criando sistemas ainda pequenos mas que somado ao seu conhecimento adquirido com o fim da faculdade foram suficientes para conseguir trabalhar como analista de sistemas no Martins.

Com o cargo, Giuliano teve uma percepção de que “sistemas não funcionam sozinhos”, pois para o mesmo problemas complexos possui vários cenários diferentes que precisam estar harmônicos, pois senão são ineficientes. Com isso aprofundou seus estudos com modelagem de sistemas estudando diagramas, análises de impacto, planejamento de melhorias e outras formas de como trabalhar com projetos e aos poucos, foi tendo uma experiência como líder de projetos com modelagens e diagramações que o direcionou formalmente a buscar a carreira de Gerente de Projetos.

Com esse objetivo conheceu a Project Management Institute(PMI) e certificou-se para trabalhar na área e conseguir seu emprego atual como coordenador do escritório de projetos do Martins cuidando do planejamento dos projetos da empresa.

Descrição da atividade atual

Hoje Giuliano trabalha como Coordenador do escritório de projetos do Martins sendo responsável por criar padrões e interações dos projetos da empresa, uma vez que os projetos dividem os mesmos recursos profissionais e financeiros. Dentre esses padrões se tem a viabilidade de projetos, alocação de recursos, orientação de planejamento dentre outras atividades.

Requisitos mínimos para exercer a profissão

Um GP tem como principal função realizar a integração de todos os envolvidos e promover  uma boa comunicação entre os mesmos, então ser comunicativo e ter uma boa liderança são essenciais.

Algumas habilidades como saber fazer cronogramas, orçamentos, gestão de conflitos, definir estratégias são fundamentais. E um conhecimento sobre metodologia ágeis, engenharia de software, técnicas de modelagem de processos dentre conhecimentos de treinamentos e certificações são usualmente vistos em um bom GP.

Ferramentas usadas no dia-a-dia

O GP precisa saber ser volátil com suas ferramentas para não fazer o uso desnecessário de recursos então diferentes ferramentas são usadas em diferentes projetos. Mesmo assim o GP busca por certas funcionalidades indispensáveis para seu trabalho como: sistema de colaboração como o Trello e o Kanban, metodologias de gestão como ITIL e o SCRUM, ferramentas de apresentação PowerPoint ou Prezi.

Tecnologias envolvidas

As tecnologias envolvidas, atrelam-se às ferramentas usadas no dia a dia por um GP. No que diz respeito ao Giuliano no Martins, as tecnologias envolvidas são amplas - tendo em vista que um gerente de projetos não lida diretamente com ferramentas usuais no dia a dia de um profissional que realiza suas atividades computacionalmente utilizando de APIs, frameworks e IDEs - e algumas próprias da empresa como por exemplo o Painel citado por ele, no qual são apresentados todos os projetos e seu percentual de conclusão. Logo, no que se trata de tecnologias envolvidas, um bom software de colaboração, e sistemas de organização, além de uma metodologia agil, são tecnologias envolvidas diretamente no dia a dia de um GP.

Ética profissional


No que se trata de ética profissional, assinuidade, responsabilidade, respeito, justiça e honestidade, são fundamentais para qualquer profissional. Existe um código de ética e conduta profissional da PMI (Project Management Institute), que trata de um padrão desejado e um obrigatório para um GP.

Exemplo de resultado tangível

Como coordenador do escritório de projetos do Martins, Giuliano participa direta ou indiretamente de todos os projetos que transitam o escritório. Como Gerente de projetos ele participou ativamente da criação de um software de mapeamento, que analisa os dados de caminhões em transporte, e envia a central seu posicionamento em tempo real além de mostrar ao motorista a melhor rota.

Upload da apresentação

Clique aqui para ter acesso à apresentação.

Dúvidas


  • 01. O que quer dizer a frase "Programas não funcionam sozinho."? Tecnicamente como resolver isso?
    • Basicamente, programas estabelecem relações entre si, tornando o sistema mais completo e abrangente.


  • 02. Cite alguns diagramas apresentados pelo palestrante e explique sua função.
    • Segundo o dicionário, diagrama nada mais é do que a representação gráfica de fatos, fenômenos, ideias e etc. Para auxiliar um GP, existem diversos diagramas. O Diagrama de sequência resumidamente, é uma das ferramentas UML(Unified Modeling Language) usada para representar interações entre objetos de um cenário, realizadas através de operações ou métodos. O Diagrama de Colaboração exibe uma interação, consistindo de um conjunto de objetos e seus relacionamentos, incluindo as mensagens que podem ser trocadas entre eles. O diagrama de sequência e de colaboração são parecidos. Um diagrama bastante utilizado por gerentes de projetos, é o diagrama de precedência. Nele, são representados todas as atividades de um determinado projeto, com suas respectivas dependências (relacionamento entre o começo ou término de uma atividade e o término ou começo de uma outra atividade e reflete o relacionamento de causa-efeito entre duas atividades).


  • 03. Quais as consequências negativas podem incorrer na frase: "Nossa responsabilidade é trocar a turbina com o avião voando".
    • Como a qualquer momento alguma alteração pode ser feita num software, incluindo durante seu período de funcionamento, é preciso ter cuidado para que eventuais mudanças não percam dados, não desestabilizem o programa e que a manutenção seja o mais rápido e discreta possível. Porém garantir esses requisitos é uma tarefa complexa, já que não se sabe os eventuais erros e problemas que irão vir e que podem inutilizar todo o sistema perdendo então tempo, investimento e até clientes.


  • 04. O que são dependências no planejamento de um projeto?
    • Dependência é um relacionamento entre o começo ou término de uma atividade e o término ou começo de uma outra atividade e reflete o relacionamento de causa-efeito entre duas atividades. A maior parte das dependências, funcionam do término (Finish/Término) do direcionador ao começo (Start/Início) do seguidor. A tarefa do direcionador (predecessor) pode ser ligada de seu começo ou de seu término. A tarefa do seguidor (sucessor) pode ser ligada a seu começo ou a seu término.


  • 05. Qual a diferença entre PMI, PMBOk e PMP?
    • PMI(Project Management Institute), é uma organização sem fins lucrativos, que tem o objetivo de disseminar as melhores práticas de gerenciamento de projetos em todo mundo. PMBOK, é uma publicação da PMI que basicamente cria uma padronização que identifica e conceitua processos, áreas de conhecimento, ferramentas e técnicas. PMP(Project Management Professional) é uma das certificações oferecidas pela PMI que qualifica um gerente profissional de projetos.


  • 06. Qual a diferença entre Produto e Serviço? Dê exemplos.
    • Produto é o resultado de uma uma produção natural ou artificial que se relaciona como itens de consumo ou bens materiais, como carro, livros, casas etc; enquanto o serviço são atividades que atendem as demandas, sem relacionar as mercadorias, como o transporte, educação, serviços de telefonia ou internet etc. Podemos considerar também que o serviço é “consumido enquanto é prestado”, ou seja, não é possível armazenar ou estocar os serviços prestados, diferentemente dos produtos.


  • 07. Cite exemplos de ferramentas para as atividades do GP: Gestão, Colaboração e Apresentação.
    • Xmind, que é uma ferramenta de código aberto que auxilia na elaboração de mapas mentais, através de diagramas para relacionar as diferentes aspectos de uma idea atrelado a um projeto a ser realizado.


  • 08. O que é metodologia ágil? O que é LEAN?
    • As metodologias ágeis são práticas que visam a melhor comunicação e a interação da equipe no desenvolvimento de projeto, obtendo como benefício a aceleração do trabalho e o bem-estar dos funcionários. LEAN é um tipo de métodos de projetos que estabelece o uso de recursos necessários para a execução das etapas, evitando assism os desperdícios financeiros e do tempo. Baseia-se em três pilares básicos: utilização do Canvas, troca de informações com os clientes e o uso de “práticas ágeis”, como o Kanban.


  • 09. Quais as vantagens e desvantagens ao desenvolvermos internamente um sistema?
    • Uma das desvantagens com certeza é a relação custo benefício. Talvez, desenvolver um sistema internamente, pode sair mais caro, levando em consideração atualizações e melhorias. Atualizações e suportes também podem ser uma desvantagem, pois devido a sua integração, um sistema deve estar em constante atualização. É preciso ter pessoas dedicadas especificamente para essa atividade e também profissionais para atendimento dos chamados, o que implica em aumento do custo e estrutura. As vantagens, além da autonomia que se tem ao desenvolver um sistema internamente, rodeiam a questão de solução de problemas internos que são conhecidos de forma mais ampla pelo empreendimento fazendo com que o sistema desenvolvido atenda melhor às necessidades da empresa.


  • 10. Qual o papel do GP?
    • O Gerente de Projetos (GP) é o profissional que planeja, organiza, conduz e controla toda a cadeia de projetos, citando o recrutamento de recursos e profissionais, trabalho de motivação dos funcionãrios, comunicação entre as áreas específicas da empresa, ver o andamento e dar respaldos para possíveis mudanças necessárias nos projetos


  • 11. Qual a diferença entre Projeto e Programa?
    • A principal diferença é que os no projeto há o esforço para alcançar um único objetivo que é próprio para o cliente, enquanto no programa o resultado deve se adequar à diversos projetos, isto é, um pacote que engloba diversas aplicações globais. Além disso, o grupo de funcionários e a duração do projeto é menor em relação à programa.


  • 12. O que é e para que serve uma Baseline?
    • A Baseline é um documento de apoio que descreve todo o planejamento do plano, o qual foi aprovado por todas as partes interessadas pelo projeto. Serve como um caminho para o andamento do processo e comparar o que foi previsto e o que está sendo realizado.


  • 13. O que é e para que serve uma Baseline?
    • A Baseline é um documento de apoio que descreve todo o planejamento do plano, o qual foi aprovado por todas as partes interessadas pelo projeto. Serve como um caminho para o andamento do processo e comparar o que foi previsto e o que está sendo realizado.