Questões
- 1. O que é Integração Contínua?
- Prática na criação de software onde os desenvolvedores, segundo uma prática recorrente, reúnem suas alterações de código em um repositório central onde posteriormente, são executadas as criações e testes da aplicação.
- 2. O que se desenvolve em back-end?
- Termo usado em Tecnologia da Informação para definir as interfaces que existem entre os usuários e os ambientes que o cercam. Especificamente, back-end interage com a interface front-end (e não com o usuário final) e também com recursos internos como equipamentos e outros sistemas.
- 3. O que é desenvolvimento ágil?
- Baseado no Manifesto Ágil serve como diretriz para equipes que procuram implementar processos ágeis de desenvolvimento de software.
- 4. Quais as fases de um desenvolvimento?
- Levantamento de requisitos, Modelagem, Codificação, Testes e Manutenção ou Suporte
- 5. Qual a diferença entre Interpretador e Compilador?
- Após varrer todo o código, o Compilador gera um código que pode ser executado pela máquina
- Interpretador vai executando à medida que cada linha é analisada.
Descrição geral da profissão
O profissional na área de desenvolvimento tem a missão de criar soluções práticas e úteis para problemas cotidianos e implementar as soluções em um software. O desenvolvedor pode trabalhar diretamente para uma empresa com contratos e planos de carreira propostas pelas mesmas, ou pode trabalhar por conta própria, gerenciando uma empresa ou não, como o caso dos free - lancers que trabalham no desenvolvimento de um sistema para uma empresa sem criar vínculos empregativos com a mesma.
É importante ressaltar que os números de desenvolvedores indepedentes vem crescendo muito com o avanço da tecnologia de programação. Aplicativos, jogos para celulares e consoles, web sites de lojas, sacolões entre outros vem gerando uma tendência de "espirito empreendedor" em muitos programadores.
Descrição detalhada das atividades
1. Estudar e aprofundar ao máximo seu conhecimento em uma ou várias linguagens de programação.
2. Conhecer as exigências do mercado e dos usuários.
3. Estar sempre acompanhando as inovações tecnológicas e seus impactos.
4. Ser paciênte e extremamente atento.
5. Ter segurança no que faz.
Requisitos do profissional
Para ser um desenvolvedor não é obrigatóriamente necessário algum grau de formação, visto que hoje em dia existem muitos desenvolvedores que nem chegaram a se graduar em alguma especialidade na área da computação.
Por outro lado, é cobrado muita experiência de um desenvolvedor. Mesmo que seja um "free- lancer", é fato que ao desenvolver algum sistema ele irá enfrentar algum problema desconhecido, algo que não dará certo, e nessas horas conta muito a experiência do profissional.
Mesmo não sendo necessário, é muito importante que o desenvolvedor tenha feito algum curso superior ou técnico na área da computação, pois são nesses cursos que a experiência do profissional (professor) é passada para os alunos de uma maneira mais direta.
Especificidades
1. O salário de um desenvolvedor está estritamente ligado com o tipo de ferramenta que ele está desenvolvendo, sua complexidade e como o mesmo atua no mercado de trabalho, sendo um empregado de alguma empresa ou um "free lancer".
2. Para desenvolver uma ferramenta ou um software em questão, o tempo gasto para a execução do mesmo pode variar entre dias até mesmo anos, depedendo da complexidade do que se está sendo desenvolvido e das capacidades do desenvolvedor.
3. Lida com as tendências do mercado de forma direta, visto que a implementação do código está estritamente ligado ao público alvo a ser atingido.
4. É uma ótima área para aqueles que almejam o próprio negócio; boas noções de empreendorismo agregadas a uma boa prática e conhecimento de programação poderão te levar muito longe.
Subareas do conhecimento
1- Desenvolvimento em WEB:
1.1- HTML, CSS, Java Script, PHP, Python, etc
2- Programação orientada a objetos:
2.1- C++, VB.NET, JAVA, PYTHON , etc
Entre outras, como desenvolvimento para jogos, utilizar o própria java para criar aplicações em auxilio para educação ou outra linguagem na qual o programador se identifica mais ou o que a demanda ou empresa pedir como requisito. Não temos uma receita, o desenvolvedor pode trabalhar em qualquer linguagem contanto que saiba utilizá-la para criar as aplicações necessárias.
Em grandes empresas vemos muitas oportunidade de emprego mas logo no mais simples como um estagio, os contratantes querem alguém que saiba diversas linguagens para conseguir criar suas aplicação, porém isso não tira o direito do desenvolvedor se especializar em uma área apenas, podendo se tornar inclusive um especialista nessa linguagem.
Entrevista com um profissional
Nome: Vyttor Salgado
Profissao: Desenvolver na empresa TW Tecnologia/ Desenvolvedor free-lancer
Quais as vantages de ser um desenvolvedor?
A única vantagem de verdade que eu vejo é estar ligado as novas tecnologias e metodologias. O modo como você entende como funcionam os sistemas e a liberdade que tenho para cria-los.
Qual a maior dificuldade na área de atuação de um desenvolvedor?
A falta de conhecimento no assunto de seus superiores e chefes, que por vezes cobram tarefas muito grandes para serem realizados em um curtissimo prazo.
Quais conhecimentos você considera essenciais para se tornar um desenvolvedor?
O conhecimento básico é conhecer sua área de atuação assim como as ferramentas empregadas no desenvolvimento.
É necessario ter um bom conhecimento da linguagem escolhida para o desenvolvimento mas o básico que todo programador tem que ter é lógica de programação, e saber entender o real problema e propor uma solução
Exemplo de desenvolvedores
John Romero (nascido Alfonso John Romero em 28 de outubro de 1967 na cidade de Colorado Springs, Colorado) é um conhecido designer de jogos e programador. É responsável pela popularização dos jogos em primeira pessoa, jogos como Doom, Wolfenstein 3d, Quake e Daikatana ficaram conhecidos no mundo inteiro.
Mark Elliot Zuckerberg é um programador e empresário norte-americano, que ficou conhecido internacionalmente por ser um dos fundadores do Facebook, a maior rede social do mundo.
Jan koum, cofundador do whatsapp - empreeendedor da internet e programador norte americano.