Conceito:

Desenvolvimento web é a elaboração de sites, ou seja, é um processo de construção e testes de software especifico para a web, tendo como finalidade obter um conjunto de programas que satisfazem as funções pretendidas. O profissional que trabalha com o desenvolvimento web pode ser um Web Designer (Desenvolvedor de Layout) ou Web Developer (Desenvolvedor de sistemas). Para o programador front-end é o responsável que projeta as interfaces de um website e utiliza as seguintes linguagens: CSS, HTML, JavaScript, dentre outras. Já o programador back-end é o responsável por dinamizar o site através de linguagens de programação podendo se elas: PHP, JAVA, Python, dentre outras.

A web se tornou muito popular não somente pela capacidade de comunicação, mas também porque é desenvolver web é, normalmente, mais barato do que desenvolver sistemas desktop. Além de ter a possibilidade de integrar sistemas, o que para muitas empresas é maravilhoso, pois não ela não precisará investir tanto dinheiro em infraestrutura.


Linguagens usadas


As principais linguagens usadas no desenvolvimento web são o HTML, JavaScript, CSS e PHP. Outras linguagens como Java, Python e C também são/já foram utilizadas.

HTML: é uma linguagem de marcação, ou seja, é um conjunto de regras e códigos que define como os elementos da página serão exibidos. HTML não importa com o texto, mas sim com a organização, a formatação do conteúdo.

JavaScript: é utilizado para programação de scripts e é uma linguagem orientada a objetos. Sua principal função é torna alguns processos de páginas mais agradáveis. JavaScript interage com a marcação e exibição dos conteúdos da linguagem HTML e com a estilização feita com o uso do CSS.

CSS: utilizado junto com o HTML, é uma linguagem utilizada para a definição de estilos, ou seja, para definir o layout de documentos HTML.

PHP: como JavaScript, PHP é uma linguagem de script onde o código é normamelnte embutido no HTML. É a linguagem mais utilizada para implementação de funções mais dinâmicas e complexas dentro de websites.

CMS

CMS ou Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo são, assim como o nome já diz, softwares livres, onde se é possível editar e criar sites com facilidade, sem precisar de um software específico para editar as páginas, uma vez que ele utiliza o navegador. Qualquer site pode ser construído utilizando CMS, pois ele possui uma grande flexibilidade de layout e funcionalidades.

Alguns dos principais benefícios do CMS são:

• Facilidade para atualização e edição de artigos, imagens, banners, etc;


• Variações de funcionalidades no site;

• Flexibilidade no desenvolvimento de projetos em diferentes portes, sendo adequado a cada necessidade;


• Velocidade de carregamento;


• Baixo custo de atualização e manutenção.

Referências

Livro:

  • Freeman, E; Freeman, E. HTML com CSS & XHTML.
    2ª ed. Rio de Janeiro: Alta Books. 2008

Sites: