Conceito básico:
A realidade aumentada é uma tecnologia que consiste na combinação de elementos de um ambiente real com elementos de um ambiente virtual em três dimensões e em tempo real. Em outras palavras, essa tecnologia é a sobreposição de imagens virtuais, que gera uma ilusão de realidade virtual. A realidade aumentada funciona com um programa preparado para identificar marcadores previamente colocados no mundo real e inserir na imagem capturada em tempo real objetos virtuais.
Há cerca de 19 milhões de smartphones teoricamente aptos a rodar aplicações de realidade aumenta no Brasil. No entanto, são necessárias determinados tecnologias para o funcionamento da realidade aumenta móvel, tais como: tecnologias de rastreamento global, comunicação sem fio, computação baseada em localização e serviço e wearable computing.
É possível utilizar realidade virtual em diversas áreas, como por exemplo na medicina com o mapeamento superficial de veias que geralmente são invisíveis ao olho nu sendo capturadas por câmera infravermelha, processada por um computador e projetada sobre a pele em luz verde, ou em dispositivos de navegação como na manutenção de plantas industriais, em ambientes abertos, como em operações militares ou em carros ou aeronaves, através de visores com tecnologia RA integrados ao capacete do usuário e até mesmo na educação e entretenimento através de livros ou jogos que, com o auxilio de um smartphone, mostrem imagens em três dimensões.
Visão
A

Conexões
https://tecnoblog.net/97205/google-project-glass/ - O link mostra o funcionamento do Google Glass.
http://www.hypeness.com.br/2014/11/4-exemplos-de-como-a-realidade-aumentada-ja-esta-melhorando-a-nossa-vida/ - O link mostra possíveis usos da Realidade aumentada.
http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/2488/artoolkit-criando-aplicativos-de-realidade-aumentada.aspx - O link mostra como criar aplicativos de realidade aumentada.
Sistemas de Informação
A realidade aumentada se relaciona com sistemas de informação devido ao desenvolvimento de novas formas de interações em sistemas computacionais buscando fornecer mecanismos adaptativos às necessidades dos usuários, aproximando as técnicas de manipulação do computador à intuição sensorial humana. São necessárias linguagens de programação básicas para o desenvolvimento de aplicativos de RA.
Referências
PRADO, Jean. As mil e uma utilidades da realidade aumentada. Disponível em : <https://tecnoblog.net/195283/realidade-virtual-aumentada-aplicacao-diferenca-futuro/>. Acesso em 13 de Set 2017.
HAUSTSCH, Oliver. Como funciona a realidade aumentada. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/realidade-aumentada/2124-como-funciona-a-realidade-aumentada.htm>. Acesso em 14 de Set 2017.
T