A Camada de Transporte da arquitetura IMS permite a unificação dos meios de comunicação analógico, digital e formatos de banda larga para a rede IP - RTP (Real-time Transport Protocol) e os protocolos SIP. É responsável por facilitar o registro de dispositivos com as camadas superiores através de gateways de mídia e gateways de sinalização. Também possui servidores que interligam todas as aplicações - push-to-talk, sistemas de resposta interativa, correio de voz, entre outros - aumentando bastante a utilização dos equipamentos e provendo uma base de dados comuns para os serviços de mídia sem precisar de muito esforço na codificação de cada serviço dentro de suas aplicações.
Como pode ser visualizado na imagem abaixo, a camada de transporte é composta pelo SGSN, o GGSN, o MRFP (Media Resource Function Processor) , o TrGW e o IMS-MGW.
Media Resource Function Processor (MRFP)
A MRFP faz parte do elemento MRF (Multimedia Resource Function)que fornece mecanismos para portadores relacionados de serviços, como conferência, anúncios a um usuário ou transcodificação de portador na arquitetura IMS. O MRFP é controlado pelo MRFC que também assegura a comunicação SIP entre o S-CSCF.
- Tarefas do MRFP:
- Fornecer recursos de controle para o MRFC;
- Fonte de fluxo de mídia (anúncios de multimídia);
- Fluxo de processamento de mídia (por exemplo: transcodificação de áudio, análise de mídia);
- Controlar o portador sobre o ponto de referência Mb;
- Gerenciar direitos de acesso a compartilhamento de recursos em um ambiente de conferência.
Transition Gateway (TrGW)
O TrGW promove a transição entre a rede IP e o IMS, ele fornece mecanismos de tradução dos endereços/portas da rede IP e a tradução dos protocolos IPv4/IPv6 para a rede IMS. Este gateway faz ligações entre os endereços IPv6 e os endereços IPv4 com a função de prover um roteamento claro entre estes domínios sem a necessidade da troca dos EU (equipamentos de usuário).