Finalidade
A finalidade do Business Intelligence (BI) é dar suporte à tomada de decisões, a partir da análise das informações mais relevantes do negócio.
Diariamente a empresa gera a partir de suas movimentações um grande volume de dados, relacionados à sua produção, vendas, processos de trabalho, o desafio do gestor é extrair desses dados, a informação que precisa, em tempo hábil, para a tomada de decisão.
Além disto os dados relevantes podem estar dispersos em diversos sistemas, em diferentes formatos, precisando ser integrados e parametrizados para que seja possível realizar análises consolidadas.
Como exemplo de informações relevantes temos:
- Portfólio de produtos/serviços com margem e lucratividade, para tomada decisões do tipo, quais produto comprar? Quais quantidades? Produtos para promoções? Descontos máximos?
- Relacionamentos com clientes e fornecedores, perfis, ticket médio, prazos de pagamento. Quais vendas priorizar? Fechar uma proposta comercial ? Perfil de clientes a prospectar?
Benefícios
Maior agilidade na tomada de decisões,
- Aumento da lucratividade focando em produtos/serviços mais rentáveis.
- Acompanhamento das estratégias de negócios a partir de indicadores.
- Acompanhamento do desempenho operacional a partir de indicadores.
- Visualização amigável dos resultados, em mapas, gráficos e painéis.
- Visão ampliada do negócio mesclando dados internos e externos.
Exemplos
Resultados de empresas que implantaram BI
- Coca-Cola - criou uma solução de BI que fornece visão global das vendas, com informações de 39 fábricas e suas franqueadas em todo o país.
- Procomp - Implementou uma solução de BI que automatizou todos os processos de obtenção de dados transacionais, reduzindo de 20 dias para 24 horas o tempo médio para liberação de dados sobre uma determinada operação.
- Votorantim Metais - Desenvolveu um modelo único de controle de resultados mediante acesso aos seus sistemas transacionais, centralizando informações necessárias num único sistema, de forma mais dinâmica e rápida.
- Finasa Seguros - Desenvolveu o aplicativo GCS (Gestão de Carteira de Seguros) usando as soluções de Business Intelligence da Microsoft e a tecnologia OLAP. para acompanhamento on-line de suas respectivas carteiras de forma totalmente interativa, possibilitando aumento da produtividade e redução da inadimplência.
- O grupo Algar desenvolveu o projeto Quantas uma aplicação responsável pelo acompanhamento do planejamento estratégico e das informações de todas as empresas do grupo.
Referências
MENEZES, Manoel. BI Móvel – a estratégia na palma da mão. Disponível em: < https://corporate.canaltech.com.br/noticia/business-intelligence/bi-movel-a-estrategia-na-palma-da-mao-41371/>. Acesso em: 17 Maio 2017.
MAJUSTE E GUESDEZ. Business Intelligence: vantagem competitiva Disponível em: <http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/532>. Acesso em: 17 Maio 2017.
GARCIA, Marco. <https://pt.slideshare.net/MarcoGarcia16/bi-uso-e-benefcios-business-intelligence>. Acesso em: 18 Maio 2017
KNOW SOLUTIONS, O que é Business Intelligence (BI)? <http://knowsolution.com.br/o-que-e-business-intelligence-bi/>. Acesso em: 18 Maio 2017
MICROSOFT, Casos de Sucesso de Data Warehousing e Inteligência Empresarial. <https://www.microsoft.com/brasil/servidores/sql/2005/evaluation/bi/casos.mspx> Acesso em: 18 Maio 2017
