• Introdução


  • Estamos vivendo uma transição no mundo da telefonia. A telefonia convencional (analógica) vem, gradualmente, sendo substituída pela telefonia IP. Essa transição está acontecendo tanto dentro das empresas quanto nas operadoras. Antes, centrais telefônicas públicas ocupavam prédios inteiros. Com a evolução da telefonia IP, essas centrais enormes passam a ser apenas alguns servidores. Armários com cabos de telefone deixam de existir nas empresas e os telefones passam a utilizar a mesma infraestrutura de dados, já existente.


  • O protocolo mais utilizado atualmente é o SIP (protocolo de inicialização de sessão). Esse protocolo é descrito na RFC 3261, portanto, é um protocolo que pode ser implementado livremente, sem necessidade de pagamento de licenças. Outro protocolo aberto amplamente conhecido, o H.323, vem perdendo mercado para o SIP pelo fato de ser um protocolo de difícil implementação (SIP se baseia em requisições e respostas, semelhante ao HTTP, enquanto a sinalização do H.323 se baseia em codificação binária). Outra vantagem do SIP é que ele foi escrito com foco na comunicação via Internet, passando por firewalls e proxies. O H.323 foi pensando apenas para funcionar em LANs.


  • Outra tecnologia aberta que vem ganhando mercado é Java. Java é uma linguagem de programação orientada a objetos que vem sendo muito utilizada pela sua robustez e por ser multiplataforma. Atualmente temos diversos servidores de aplicações empresariais que executam programas escritos em Java, a grande maioria dos celulares utilizam Java, dentre outras aplicações.


  • Java dispõe de classes para manipulação de mensagens SIP e controle de fluxo de mídia. Através disso, conseguimos fazer com que a aplicação Java interaja com o usuário através da telefonia IP utilizando SIP. Isso não quer dizer que seu telefone tenha que ser SIP para poder utilizar os benefícios da aplicação Java. SIP é utilizado apenas entre a aplicação e a central telefônica na qual a aplicação estará conectada.


  • Esse artigo contemplará a construção de uma aplicação Java comunicando-se com uma central telefônica SIP, provendo à mesma serviços que originalmente não existiam, como por exemplo acesso a banco de dados, prestação de serviços ao cliente sem a necessidade de intervenção humana, dentre outros, conforme a necessidade apresentada.