Profissão
Análise de Sistemas.
Descrição da atividade
O analista de sistemas é o profissional que oferece a solução para um problema através do uso de sistemas de informação. Para isso, precisa entender as necessidades do cliente e planejar, desenvolver ou até mesmo customizar sistemas computacionais capazes de executar as tarefas adequadamente. O analista de sistemas também mapeia processos, faz a modelagem de dados e levanta os requisitos para implementar programas de acordo com os objetivos e as regras de negócio da empresa contratante.
Requisitos mínimos
Por ser uma profissão não regulamentada, não há um curso exato que a pessoa deva ter se graduado para seguir. Inclusive, não é obrigatório nenhum curso superior ou técnico, porém, cada vez mais o mercado se abre para pessoas que possuem algum tipo de graduação em TIC, como por exemplo sistemas de informação, análises de sistemas e ciência da computação. Então não é obrigatório, porém se mostra cada vez mais necessário uma graduação para seguir carreira na área, e também não obrigatório, mas não menos importante, ter conhecimento da língua inglesa.
É evidente, também, que para seguir carreira na área, o profissional deve saber programação em determinada linguagem, como phyton, C++, JAVA e PHP, mas isso dependendo da empresa que está contratando.
Pode ser que seja cobrado também alguns conhecimentos básicos sobre bancos de dados, engenharia de software e desenvolvimento em geral(front end, back end, etc).
Ferramentas usadas
As ferramentas utilizadas por um analista de sistemas variam muito de acordo com o tipo de sistema e com a empresa em que ele trabalha.
Mas algumas das ferramentas e linguagens que podem ser utilizadas são:
- Visual Studio Professional;
- SQL Server;
- asp.net;
- C#;
- JavaScript;
- Visual FoxPro;
- PostgreSQL;
- FoxPro;
- SQL.
Tecnologias envolvidas
As tecnologias utilizadas por um analista de sistemas também variam muito de acordo com o tipo de sistema e com a empresa em que ele trabalha. Alguns exemplos são:
- PHPStorm, Eclipse, IntelliJ IDEA, Sublime Text 2, Visual Studio Code, Atom, VIM;
- Banco de Dados: Oracle, MySQL;
- Frameworks CSS: Bootstrap, Material-Design;
- Javascript - Jquery , AngularJS , NodeJS;
- Mantis (Controle de Bugs);
- Git (Controle de Versão).
Exemplo de resultado tangível
O profissional que atua em análise de sistemas pode contribuir e gerar resultados para a empresa diretamente ou indiretamente. Por exemplo, um analista pode melhorar ou desenvolver novos programas para a empresa, gerando um conforto e acessibilidade maior, fazendo com que as pessoas comprem mais. Ou diretamente, pois o seu trabalho também serve de apoio à tomada de decisões na empresa. Cabendo ao analista, dentro do planejamento uma definição participativa e estruturação dos sistemas, buscando o estabelecimento de critérios de informação para o conjunto da organização, visando encontrar soluções que tragam maior benefício para a entidade.
Apresentação