[10] OFELIA FP7 consortium, OFELIA Control Framework (OCF), 2012.<http://fp7-ofelia.github.com/ocf/>.
- Artigo Base:
- Proposta de Gerenciador de Agregado de Equipamentos Legados para Inter Operacionalizar Federações OpenFlow
- Hugo Toda1, Fernando Farias1, Eduardo Cerqueira1, Antônio Abelém
- Instituto de Ciências Exatas e Naturais – Universidade Federal do Pará (UFPA), Grupo de Pesquisa em Redes de Computadores e Comunicação Multimídia (GERCOM)
- Proposta de Gerenciador de Agregado de Equipamentos Legados para Inter Operacionalizar Federações OpenFlow
- No projeto OFELIA, o framework de controle é denominado Ofelia Control Framework (OCF), onde o Expedient é peça fundamental. Nas entidades (a), (b) e (d) da Figura 1 é visualizada a estrutura que o Expedient disponibiliza para o tratamento de agregado OF.
- Entre os gerenciadores de agregados OF atualmente as soluções disponíveis são:
- Opt-In Manager e
- FlowVisor OpenFlow Aggregate Manager (FOAM).
- Este segundo é a solução mais recente]. Ambos devem estar conectados ao FlowVisor, responsável pela virtualização de rede através da criação de slices. Ambos podem ser isualizados na Figura 1 (b) e (d).
- Outro componente é o OpenFlow Plugin, exposto na Figura 1 (a2), responsável por integrar o agregado OF ao Expedient, que é uma plataforma que provê interface de usuário rica e intuitiva para experimentadores criarem e executarem seus experimentos.
- O Expedient pode ser conectado a diversos Opt-In/FOAM, ou seja, diversos agregados OF. Na Figura 1 existem dois agregados OF – (b) e (d). Para que o experimento seja executado de forma uniforme, ou seja, todos os comutadores recebendo ações de uma mesma aplicação em um determinado controlador OF (Nox, Beacon, Maestro), é utilizado o conceito de slice.
- Caso todos os equipamentos comutadores de uma rede fossem compatíveis com OF o cenário seria ótimo, pois todos os comutadores dos agregados poderiam ser gerenciados e configurados via OF, através de plano de controle ditado por um controlador OF. Todavia, em redes de produção, devido à existência de equipamentos que permitem a integração entre as federações não oferecerem suporte a OF, é comum a formação federações OF isoladas, conforme observado na Figura 1 (c).
- Nesse cenário, o Expedient permite a criação de um enlace entre os agregados OF, mas somente tem efeito na interface gráfica, não é gerada qualquer ação para a configuração do ambiente de rede. A ação de configurar o enlace “real” será inteiramente manual, suscetível a erros, o que seria comprometedor em redes de produção. Apesar de necessária a intervenção humana para criar ligação entre as federações, essencialmente, deveria ser feito de maneira dinâmica e automática mantendo o mesmo protocolo de controle, que, neste caso, é o OF. Além disso, há a necessidade de que o pesquisador possa intervir na forma de como esse recurso será aplicado no experimento.

