1 - Definição: O que é esta tecnologia?

“Os mainframes nasceram em 1946 e foram sendo aperfeiçoados. Em 7 de abril de 1964, a IBM apresentou o System/360, mainframe que, na época, foi o maior projeto de uma empresa.”

O termo MAINFRAME surgiu para referir-se ao gabinete principal dos grandes computadores responsáveis por processar grande quantidade de dados. Hoje os mainframes são computadores de grande porte capazes de processar milhares de dados simultâneos, inclusive com sistemas operacionais diferentes. Estes dados são oferecidos aos usuários através de terminais conectados diretamente ou por meio de redes, podendo ser milhares deles, dependendo da capacidade de processamento do mainframe. A evoluções destas grandes centrais de processamento aconteceu a medida que foi necessário maior “espaço” e mais velocidade no armazenamento e troca de dados.

Devido a esta grande capacidade de realizar operações de volumes arrojados de dados em alta velocidade os sistemas ocupam grandes espaços e necessitam de refrigeração especial, com dissipadores eficientes e sistema de arrefecimento (líquido).

Mainframes normalmente são confundidos com supercomputadores, porém cada um é usado em um tipo de aplicação diferente. Os supercomputadores são optimizados para realizarem tarefas complicadas que podem ser pausadas, utilizando muita memória. Enquanto os mainframes são melhores em acessar uma grande quantidade de dados em bases e devem estar disponíveis sempre.

Mostrar exemplos de configuração de mainframes, antigos e/ou atuais (Memória, disco, processador, etc)


2 - Estado da Arte: Exemplos atuais

Mesmo sendo uma tecnologia relativamente antiga e que demanda custos consideráveis de manutenção, o mercado está longe de aposentar estas máquinas, principalmente o brasileiro. No Brasil cerca de 30% dos servidores ainda são mainframes, movimentando cerca de US$1 bilhão no ano de 2009, segundo a IstoÉ Dinheiro.

Isto torna o mercado de mainframes bastante lucrativo, as vendas de software e serviços associados aos mainframes respondem por 20% do faturamento e 40% do lucro operacional da IBM. Inclusive a IBM investiu US$1,5 bilhão e recrutou cinco mil funcionários para a fabricação do seu novo mainframe.

Onde se encontram os mainframes? Nos bancos e outras grandes instituições que necessitam movimentar e armazenar informações em tempo acelerado. O Bradesco, por exemplo, possui 16 mainframes que processam uma média de 215 milhões de transações diárias, que não pode cessar.

“Hoje, segundo especialistas, há uma forte tendência de crescimento para este setor, inclusive com as novas versões do Cobol (principal linguagem usada nos Mainframes) usando ambiente gráfico.”

Informar modelos comercializados atualmente

3 - Especificações Técnicas:

  • ENIAC(1946):

CPU: 17.498 válvulas, 70.000 resistores, 10.000 capacitores, 1.500 relés e 6.000 chaves manuais;

Velocidade da CPU: ENIAC podia executar 5.000 adições, 357 multiplicações e 38 divisões em 1 segundo;

Energia consumida: 180kW;

Área ocupada: 167,3m²;

Preço inicial: $500.000,00.


  • IBM E12(atual):

Tipos de núcleo de processador: CP/IFL/ICF;

Criptografia: Crypto Express 3 e Crypto Express 2;

Memória: de 16GB a 384GB;

Peso: 1248 Kg;

Área ocupada: 2,86 m²;

Energia consumida: 9,7kW;

Sistemas Operacionais: z/OS, z/VM, Linux no system z, z/VSE, TPF, z/TPF.


4 - Bibliografia: