Fase I - Estudo


Título da Ideia

LCAP - Low code Application Platform


Objetivo

Adquirir proficiência nos conceitos abrangentes da tecnologia LCAP e em seus diversos softwares, além de colocar em prática os conhecimentos adquiridos através de uma PoC que demonstre as vantagens dessa solução.

Conceito

LCAP significa Low code application plataform ou aplicativos de plataforma low code e são ferramentas que facilitam a criação de aplicativos sem a necessidade de um vasto domínio nas áreas de TI. Considerando que essas estruturas de low code e no code são construídas em linguagens de codificação reais, como PHP, Python e Java, no qual os usuários finais não estão focados com especificações técnicas. Em vez disso, eles recebem ambientes visuais de desenvolvimento de software onde podem arrastar e soltar componentes do programa, vinculá-los e observar o que ocorre. Com efeito, pode ser utilizado como um paradigma familiar de estilo de assistente para construir, testar e até mesmo implantar aplicativos totalmente focados na simplicidade de uso.
O LCAP entra em conjunto com as áreas de automatização e IAs pois são funções presentes em alguns dos aplicativos que relaciona com algumas das pesquisas desenvolvidas dentro do BIRD como IA em redes banda larga, RPA e ID.

Características Principais


As plataformas de baixo código simplificam, aceleram e reduzem os custos do desenvolvimento de aplicativos em comparação com as abordagens tradicionais. Essa vantagem torna-as particularmente atraentes para as funções de TI. No ambiente de trabalho digital, os aplicativos de baixo código e sem código estão sendo amplamente adotados como a tecnologia preferida. O foco está mudando do desenvolvimento de aplicativos para a montagem e integração. De acordo com uma pesquisa recente realizada pelo Gartner, até 2025, espera-se que 70% dos novos aplicativos criados por empresas utilizem tecnologias de baixo código ou sem código, em comparação com menos de 25% em 2020.
Esse crescimento é resultado das inúmeras vantagens que o LCAP apresenta em comparação com o desenvolvimento tradicional de aplicativos. Algumas dessas vantagens são: a diminuição dos custos com áreas de TI, aumento da eficiência dos times pois de acordo com o artigo do Gartner 56% das aplicações se provaram de 21¨% a 60% mais rápida do que a aplicação tradicional, possui uma interface gráfica mais amigável e entre outros fatores que dependem da forma que essa tecnologia vai ser aplicada


Principais Soluções de Mercado

As principais soluções de mercado, baseados do quadrate mágico do Gartner, uma das principais empresas de consultoria do mundo, classificou o Outsystems, Microsoft Power Apps, Mendix, Oracle Apex como algumas das melhores e mais populares soluções de LCAP no mercado. Como ilustrado na figura abaixo retirada do artigo da Gartner "Gartner Magic Quadrant for Enterprise Low-Code Application Platforms" disponibilizado nesse [link][1].

Estudo Dirigido


Pesquisar e escrever sobre as características principais da tecnologia
Redigir sobre Conceito conforme orientações do template
Estudar sobre BPM, Low-code e No-code
Definir Objetivos com o time
Descrever as principais soluções do mercado incluindo num item apropriado
Avaliar os ratings e montar quadro comparativo
Pesquisar soluções open-source
Começar a pensar numa aplicação dessa tecnologia que deverá estar alinhada com o objetivo.





Fase II - Ensino


Conteúdo

Desenvolva um conteúdo que possa transmitir o conhecimento adquirido para outros
Crie um material (Wiki, PDF, PPT, ...) que possa ser armazenado e facilmente atualizável


Apresentação

Apresente ao grupo (reunião, EAD, Blog, ...)
Publique aqui


Metodologia


Descrevas as metodologias usadas. Alguns exemplos:
Estratégia de Job Rotation
Estudos básicos para conhecimento do potencial
Estudos básicos para entendimento sobre o problema
Estudos para dar base aos pesquisadores
Benchmarking com empresas estrangeiras 
Aceleradoras de empresas
Adoção de novas tecnologias
Utilização da proposta de soluções Open-source
Priorização no desenvolvimento interno
Foco na não dependência de fornecedores
Prática de formação dos talentos necessários 


Hipóteses


 Que questões envolvem a pesquisa? 
O que se espera provar?
O que se espera como resultado?
Explicações e argumentos que subsidiem a investigação em curso


Fase III - Exemplo de Caso de Negócio


Product Backlog


Descreva os requisitos deste projeto


Benefícios para quem for oferecer esta solução

    Descrever em tópicos os benefícios que uma pessoa ou uma empresa podem obter: ganhos, receitas, novos negócios, novos produtos, novas parcerias



Benefícios para o usuário

    Descrever em tópicos os benefícios para os usuários desta solução.
    Pode se inspirar no Canvas.


Direcionadores chave para esta iniciativa

    Descrever em tópicos o que esta iniciativa pode proporcionar



Possíveis modelos de negócios

    Descrever em tópicos os possíveis modelos de negócios

Business Case

    Descrever um exemplo de negócio que permita avaliar a solução comercialmente


Alinhamento com Lei do Bem


  • Projeto possui algum elemento tecnologicamente novo ou inovador?
Elemento tecnologicamente novo ou inovador pode ser entendimento como o avanço tecnológico pretendido pelo projeto, ou a hipótese que está sendo testada


  • Projeto possui barreira ou desafio tecnológico superável?
Barreira ou desafio tecnológico superável pode ser entendido como aquilo que dificulta o atingimento do avanço tecnológico pretendido, ou dificulta a comprovação da hipótese


  • Projeto utiliza metodologia/método para superação da barreira ou desafio tecnológico?
Metodologia/método para superação da barreira ou desafio tecnológico pode ser entendido como aqueles atividades que foram realizadas para superação da barreira ou do desafio tecnológico existente no projeto


  • Projeto é desenvolvido em parceira com alguma instituição acadêmica, ICT ou startup?
Se sim, o desenvolvimento tecnológico é executado por associado ou por alguma empresa terceira? qual o nome da empresa? 
Anexar cópia do contrato


Fase IV - Protótipo orientado ao Negócio


Escopo

Testar o software atual utilizado pela Algar Telecom, Oracle Apex, criando uma aplicação mais complexa e relaciona-los com outros softwares de mercado.


Limitações

Algumas das suas limitações são:
  1. Estar atrelado ao banco de dados da Oracle na sua licença mais barata e com um aumento significativo do preço da ferramenta para hospedar os dados localmente.
  2. Dificuldade em encontrar conteúdo para aprender sobre a tecnologia.
  3. Pouca documentação e aplicações para referenciar no desenvolvimento.
  4. Possui uma interface complexa para o usuário que não está acostumado com programação
  5. Possui poucos recursos inovadores que já estão presentes em outras tecnologias LCAP como um editor de lógica de aplicativo gráfico e etc.


PoC

O objetivo dessa PoC é criar uma ferramenta para a empresa que não dependa de assinatura do Microsoft Project nem de ferramentas de terceiros. Isso permitirá monitorar e gerenciar todas as etapas dos projetos, incluindo o mapeamento e a visibilidade dos envolvidos.


Como resultado será gerado uma aplicação que servirá como documentação e acompanhamento de projetos. Nessa aplicação, atualizaremos um banco de dados simples a partir de uma tela de cadastro de projetos. Essa tela exibirá campos como nome do projeto, escopo, status, orçamento, data de início e stakeholders.


Na criação de um projeto, haverá uma divisão em etapas e tarefas, que são as atividades necessárias para concluí-lo. As etapas serão incluídas em ordem cronológica e as tarefas serão atribuídas a diferentes áreas da empresa Algar Telecom, que precisarão aprovar ou dar seu parecer sobre o projeto antes que ele prossiga. A ideia é ter uma visão semelhante a um quadro Kanban, para gerenciar essas situações.


Tudo seguirá uma estrutura hierárquica, onde cada subcapítulo (etapas e suas tarefas) indicará se cada área precisa ou não dar um parecer. Quando uma tarefa exigir avaliação de uma área, os membros dessa área receberão um e-mail de notificação. Quando um usuário acessar a aplicação, uma janela de diálogo surgirá para informar quais tarefas ainda necessitam de uma assinatura.

Privacidade (LGPD)


  • Avaliar condições referentes à Lei Geral de Proteção de Dados


Detalhamento Técnico


Descreva especificamente os aspectos técnicos desta pesquisa





Cronograma Macro


Histórico

Responsável: fulano

Semana de dd à dd/mm/yyyy

Semana de dd à dd/mm/yyyy


Pesquisadores

Clara Conhalato Simão