Evolução na profissão

Destacar os passos na vida do profissional até chegar onde está. Começando eventualmente por estágio ou curso técnico, explicando os cursos, certificações ou áreas de trabalho ao longo da carreira. As promoções de cargo até a atual função.

Descrição da atividade atual

Descrever o dia-a-dia do profissional. Funções, responsabilidades e atividades assumidas pelo profissional.

Requisitos mínimos para exercer a profissão

- curso técnico, superior ou habilidade necessária para a função que exerce - Conhecimentos básicos necessários para sua atuação, não só técnicos mas também comportamentais.

Ferramentas usadas no dia-a-dia

- Softwares ou recursos físicos obrigatórios ou necessários para que o profissional possa exercer sua atividade.

Tecnologias envolvidas

Conhecimento técnico e científico aplicado na atividade profissional utilizando ferramentas, processos e recursos físicos. Neste caso, escolher uma tecnologia e aprofundar a ponto de poder discutir em sala de aula Exemplos:

  • SO, Banco de Dados, Linguagens, Metodologia ágil para o Engenheiro de Software
  • Redes de Computadores, Roteamento, sistemas de comunicação e comutação para o Analista de Redes
  • Criptografia, Certificação Digital, Banco de Dados, Ambiente Web para Analistas de Segurança
  • Banco de Dados, Normalização, Tuning, redundância para o DBA
  • E assim por diante ....


Ética profissional

- Apontar qualquer situação em que é necessário ética. Seja alguma situação vivida pelo profissional ou que ele tenha tido conhecimento. Importante ressaltar o comportamento adequado do profissional dentro de uma empresa ou de um negócio. - Caso o profissional não sugira nada, a equipe deverá pesquisar e discutir algum caso - Os casos, tanto podem tratar de comportamentos éticos positivos quanto de situações onde a ética tenha sido desvirtuada.

Exemplo de resultado tangível

- Citar um exemplo de algum resultado real produzido pelo profissional. Aqui pode ser o exemplo de um equipamento, de um sistema embarcado, de um sistema web ou mobile, de um projeto ou documento que retrate a contribuição do convidado no negócio onde ele atua.

Upload da apresentação

- Colocar aqui o link ou o arquivo da apresentação

Evolução na profissão

Diogo Mafra é graduando em Ciências da Computação na UFU e já realizou cursos online de especialização em áreas do seu interesse. Como ainda é universitário, está no início de sua vida profissional. Diogo teve experiência na empresa Kyros antes de se dedicar ao desenvolvimento do aplicativo CookAll e do site Tracktoor.


Descrição da atividade atual

Sua rotina gira em torno das tarefas da faculdade e das atividades de desenvolvimento do aplicativo e do site. Diogo é sócio e responsável pelo desenvolvimento do front-end do projeto em que atua. Seu projeto, que ainda está em fase de criação, trata-se de um aplicativo de receitas e de organização de ingredientes culinários.

Requisitos mínimos para exercer a profissão

Não são necessárias certificações para se trabalhar na área. No entanto, bom conhecimento de HTML, CSS e JavaScript são requisitos básicos.

Ferramentas usadas no dia-a-dia

-Sublime Text (Editor de texto)
-Atom(Editor de texto alternativo)
-Node Js (interpretador de JavaScript).

Tecnologias envolvidas

- Linguagens para web (Principal)
- Design gráfico (complementar).



Ética profissional

- Não deixar que assuntos pessoais interfiram no andamento da equipe. Segundo o palestrante, teve um acontecimento que marcou na equipe. Um membro da equipe resolveu sair do grupo, mas ele já havia desenvolvido boa parte do projeto em sua máquina e não havia submetido nada ao git, sendo que fazia parte da sua função. Entretanto, após deixar o projeto, enviou tudo que já havia produzido para os colegas, assim, mostrou sua ética profissional.

Exemplo de resultado tangível

Diogo ajudou a desenvolver o site da plataforma Tracktoor no qual os usuários podem contactar diretamente os proprietários de máquinas de infraestrutura para alugá-las. O programador agora dedica-se à criação do aplicativo CookAll que ainda está em fase de aperfeiçoamento e deve ser lançado em breve.


Upload da apresentação

https://drive.google.com/open?id=15WpPstAJFtTYuc7LhOT7stQJgB0YiLuD

  • Cross-browser se refere a característica de um site possuir suporte a diversos navegadores. Essa técnica é de fundamental importância atualmente, uma vez que não se mantém apenas um único navegador padrão para todos os usuários, ou seja, a preferência pelo uso dos navegadores é relativa.
    • Além disso, existe uma gama de navegadores disponibilizados na internet para download, assim, cabe ao usuário escolher ao seu critério, e, por este motivo, é importante que os programadores Front-End dominem a técnica Cross-browser.