Evolução na profissão
Eu, Rafael Gil Nascimento, como profissional de telecomunicações, tive um grande aprendizado em tecnologias 2G/3G/4G, topologias de rede, análise de indicadores de performance e otimizações da rede em geral.
Do lado pessoal, pude desenvolver minha organização com o tempo para fazer cada atividade, apresentação/oratória, devido a reuniões periódica e apresentação de resultados e desenvolvimento de espírito colaborativo, procurando sempre estar disposto a ajudar o colega de trabalho.
Descrição da atividade atual
O Analista de Telecomunicações da área de Capacidade de Redes Móveis, trabalha com o gerenciamento dos diversos recursos de Acesso e Core da rede celular, envolvendo as tecnologias GSM, 3G, 4G e também monitoramento de APs de Wifi.
Esta área é responsável também pela definição do escopo dos Sites/Localidades onde serão necessários investimentos/ampliações/modernizações, juntamente com as áreas de Marketing, Planejamento e Engenharia, fornecendo informações dos locais críticos e com problemas de performance/capacidade.
Dentre as atividades rotineiras, posso destacar o boletim semanal do status de capacidade da rede móvel que envio para os diversos setores da empresa (Diretora/Operação/Engenharia/Marketing/Planejamento etc). Neste relatório, pode-se destacar:
• Equipamentos centralizadores: apresenta os valores de utilização, licenças e processamento das RNC’s e Elementos de CORE, assim como informativos de falhas, planejamentos, ações e riscos;
• Relatório de Capacidade Móvel (Capacidade por Localidade): agregado das informações de capacidade e utilização GSM, 3G e 4G por localidade.
• Mapa de Capacidade Rede Móvel (Capacidade por Setor): apresenta a utilização das células GSM, 3G e 4G de uma forma georreferenciada por meio do Google Earth.
Requisitos mínimos para exercer a profissão
Para exercer este cargo é necessário conhecimento em Rede Celular, bem como a topologia de todas as tecnologias (2G, 3G e 4G), principais funções de cada elemento e noções de redes.
Conhecimentos em Excel e demais ferramentas que auxiliam no tratamento de dados.
Também é necessário conhecimento em estatística e manipulação de dados para estudos de previsão de esgotamento de recursos e dimensionamento de licenças.
Ferramentas usadas no dia-a-dia
• Excel – Para análise e manipulação de dados;
• Software de Gerência – Para acesso aos indicadores de performance (KPI – Key Performance Indicator) e parâmetro dos diversos elementos da rede;
• Putty – Para acesso aos terminais de cada elemento da rede.
Tecnologias envolvidas
Nesta área é muito comum o contato com novas tendências e soluções do mercado de telefonia móvel, como, por exemplo:
• Soluções de APs de Wifi em conjunto com Small Cells 4G;
• Novas antenas quadriband;
• Estudos de protótipos da Rede 5G;
• Soluções de Features para otimização e ganhos em performance/capacidade de sites 2G/3G;4G.
Ética profissional
O profissional de telecomunicações da área de capacidade precisa sempre manter a integridade e confiabilidade dos dados e nunca omitir informações provindas da rede.
Auditorias da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) são constantemente realizadas na Rede Algar, onde o analista responsável deve sempre informar com fidelidade as informações solicitadas.
Exemplificando, auditorias sobre o cadastro e licenciamento de estações são realizados pela Anatel.
Exemplo de resultado tangível
• Estudo de Performance/Capacidade de Localidades (recentes: Divinópolis, Vazante, Conceição das Alagoas, Limeira do Oeste, Campina Verde, Capinópolis) após ativação da Rede 4G e modernização da Rede 3G e apresentação dos resultados;
• Estudo de remoção de Hardwares 2G afim de redução de energia/OPEX;
• Estudo de previsão de tráfego afim de determinação de licenças a serem adquiridas para os elementos do CORE de rede;
• Estudo de dimensionamento de licenças nos Hardwares 3G (Módulos FSMF/FBBA)
• Desenvolvimento do Portal Capacidade, onde informações sobre a utilização das redes 2G, 3G e 4G são mostradas, evidenciando os pontos críticos e futuras ampliações/modernizações.
Upload da apresentação
Profissional em Analista de Telecom
Mediante qualquer dúvida relacionada ao trabalho, entre em contato com o palestrante.
Rafael Gil Nascimento
9 9670-2299
rafaelgn@algartelecom.com.br
Dúvidas
- 01. O que é uma Prova de Conceito?
- Prova de Conceito (Proof of Concept, em inglês, ou simplesmente PoC) é o nome que se dá à demonstração da possibilidade de validação de uma ideia (ou conceito), seja na área de TI ou na de negócios. A PoC pode ser aplicada no Produto Viável Mínimo (MVP, de Minimum Viable Product) ou em um protótipo e, geralmente, segue um roteiro de testes. MVP, vale a pena lembrar, é a versão de um produto-teste a ser lançado contendo apenas a essência do que se está querendo propor, ou seja, apenas o mínimo viável. Pode ser um produto em si, mas também um modelo de negócio, uma função, uma necessidade do mercado. Já um protótipo é uma versão inicial, geralmente de proporções reduzidas, da solução de um sistema (integral ou parcialmente) e construída em um curto período de tempo.
- 02. Sabendo alguns protocolos, é possível construir uma aplicação como o Skype, NetFlix ou Spotify. Que protocolos e outros conhecimentos teríamos que aprender para entregar algo como alguns dos serviços implantados por uma Analista de Telecom?
- 03. O que é RFC?
- 04. O que é o 3GPP e qual sua função?
- 05. Com relação à novas tecnologias nas áreas onde o Analista de Telecom está presente, que pesquisas indica para um aluno, que pretende se envolver em ICs ou TCCs?