Evolução na profissão

A área profissional da computação estará diretamente ligada a capacidade de aprendizado e adaptabilidade. No caso do palestrante ele teve seu primeiro contato do ambiente profissional no ambiente acadêmico, onde ele lidou com problemas ao que se refere a segurança da informação e análise de vulnerabilidades de sistemas, em que ele teve que aprender muitas coisas novas e também ter uma boa base para prosseguir, destacando também a necessidade de nós programadores terem a necessidade de aprender a aprender, para obter evolução e auto suficiência com destino a prosseguir mesmo em áreas que existem poucas pesquisas, referências de apoio ou até mesmo pouca afinidade. É comum que no nosso ramo nós não fiquemos desde o começo desenvolvendo para um único fim, como acontecera com ele, nós teremos que constantemente “aprender tudo de novo” e com isso seremos capazes de adquirir flexibilidade.

Descrição da atividade atual

Nosso palestrante trabalha atualmente focado ao desenvolvimento front-end mobile iOS, onde ele utiliza do ambiente de desenvolvimento XCode para o desenvolvimento mobile, na qual ele fica responsável pela criação de componentes e animações, sendo que para que a criação seja bem sucedida é necessário conhecimento de sistemas lineares e de matemática para que o programa execute reajustes, animações dependendo do device do usuário, caso contrário as animações/componentes em devices diferentes agiriam fora do planejado, sempre pensando na integração de sistemas e do trabalho em grupo.


Requisitos mínimos para exercer a profissão

O profissional ressalta que lidaremos com problemas de complexidade variável e que seremos responsáveis em trabalhar em reconhecimento facial/voz, estrutura de dados (listas,árvores), mascara de dados, linguagem de programação orientada a objeto, encapsulamento de dados, padrão de projetos, conhecimento em linux, línguas estrangeiras (inglês,francês), capacidade de análise/interpretação/risco, entre outros. Então para que o profissional seja capaz de efetivar sua função é necessário que desde o período na graduação sejamos capazes de aprender com afim a base oferecida, para que permeabilize conhecimentos avançados que iremos aprender sozinhos fora da faculdade.


Ferramentas usadas no dia-a-dia

As ferramentas para o desenvolvimento no IOS, podem ser efetuados na nuvem (porém fica mais caro) ou no MacBook Pro utilizando o XCode disponibilizada pela Apple para o desenvolvimento. O XCode tem um StoryBoard que é responsável pela parte gráfica e montagem de tela, nela você será capaz de fazer alterações de cor, comportamento, transição de tela, também será possível criar componentes, entre outros.


Tecnologias envolvidas

O ambiente utilizado é o XCode e a plataforma alvo do processo de desenvolvimento é o iOS. Tecnologia relacionada a reconhecimento de face é OCR (Optical Character Recognition ou Reconhecimento Ótico de Caracteres) e relacionada a detecção de voz é Siri. Para simular o back-end é utilizado um serviço "dublê" como Firebase para criação de JSON.


Ética profissional

Mais que o conhecimento técnico, o profissional deve trazer consigo capacidade de lidar com clientes da empresa, demonstrando vitudes como honestidade e cordialida. O profissional, do mesmo modo, deve assegurar a privacidade e proteção das informações, sejam elas referentes a empresa ou correspondentes ao cliente.


Exemplo de resultado tangível

O profissional está trabalhando atualmente em um projeto para o banco Santander, incluindo a possibilidade de abertura de contas pelo aplicativo. Porém não pode ser compartilhado outras informações sobre este profeto em função da ética profissional da empresa.


Upload da apresentação


Dúvidas


  • 01. Em que momento devo usar ferramentas de prototipação? Dê alguns exemplos?
    • Deve-se usar ferramentas de prototipação para criar uma representação quase real para que seja possível identificar problemas e oportunidades de melhorias muito antes de começar a implementação, ou seja, usa-se estas ferramentas para criar protótipos. É aconselhável que antes de se pensar na solução, é necessário que o problema esteja claro e validado junto aos potenciais clientes e usuários. Um exemplo de utilidade do protótipo é no caso em que ideias são geradas e sem realização de pesquisas ou teste logo inicia-se o desenvolvimento da aplicação, porém quando o aplicativo é lançado e usuários começam a baixa-lo, estes identificam uma série de erros e falhas. Portanto, para que isso não aconteça é recomendável o uso de protótipos.


  • 02. Para que usar ferramentas de métricas?
    • Utiliza-se ferramentas métricas para identificar o sucesso ou fracasso de um aplicativo.


  • 03. Qual a diferença entre Teste Unitário, Teste Funcional e Teste de Integração?
    • O teste unitário é realizado para descobrir se todas as partes - responsáveis por diferentes funções - do programa estão funcionando de maneira adequada. O teste funcional tem como objetivo avaliar a interface do programa. O teste de integração garante que diferente componentes do programa funcionem quando combinados.


  • 04.


  • 05.


  • 06.


  • 07.


  • 08.