Evolução na profissão

Com a família, Giuliano teve contato com um pouco de eletrônica e isso o motivou a fazer um curso por correspondência na área e posteriormente a cursar engenharia eletrônica na UFU. Na faculdade Giuliano entrou em contato com desenvolvimento de sistemas, que norteou seus interesses para o desenvolvimento de programas, e junto de um primo começou a atuar nessa área criando sistemas ainda pequenos mas que somado ao seu conhecimento adquirido com o fim da faculdade foram suficientes para conseguir trabalhar como analista de sistemas no Martins. 
Com o cargo, Giuliano teve uma percepção de que “sistemas não funcionam sozinhos”, pois para o mesmo problemas complexos possui vários cenários diferentes que precisam estar harmônicos, pois senão são ineficientes. Com isso aprofundou seus estudos com modelagem de sistemas estudando diagramas, análises de impacto, planejamento de melhorias e outras formas de como trabalhar com projetos e aos poucos, foi tendo uma experiência como líder de projetos com modelagens e diagramações que o direcionou formalmente a buscar a carreira de Gerente de Projetos. 
Com esse objetivo conheceu a Project Management Institute(PMI) e certificou-se para trabalhar na área e conseguir seu emprego atual como coordenador do escritório de projetos do Martins cuidando do planejamento dos projetos da empresa.


Descrição da atividade atual

Hoje Giuliano trabalha como Coordenador do escritório de projetos do Martins sendo responsável por criar padrões e interações dos projetos da empresa, uma vez que os projetos dividem os mesmos recursos profissionais e financeiros. Dentre esses padrões se tem a viabilidade de projetos, alocação de recursos, orientação de planejamento dentre outras atividades.



Requisitos mínimos para exercer a profissão

Identificar algumas formações necessárias para que o profissional adquira a capacitação necessária para a função. Importante citar certificações da área ou tópicos vistos na escola que merecem aprofundamento. Em alguns casos, citar formações fora da área, como, Gerência de Projetos, Práticas como Desenvolvimento Ágil ou outras como administração, economia, etc.


Ferramentas usadas no dia-a-dia

Citar, informando as versões e fornecedores, sobre algumas ferramentas efetivamente usados pelo profissional no dia-a-dia. Pode incluir IDEs, Frameworks, SGBDs, Tools, Aplicações ou sistemas específicos.


Tecnologias envolvidas

Destacar algumas tecnologias com as quais o profissional lida diretamente ou que precisará lidar num certo tempo. Se for uma acrõnimo (sigla) especificar claramente o nome completo. Exemplo: ASR, neste caso escrever, ASR - Automatic Speech Recognition (Reconhecimento Automático de Voz ou da Fala)


Ética profissional


Comentar sobre alguma situação, vivenciada pelo profissional ou alguma que tenha conhecimento, envolvendo questões, positivas ou negativas, de ética profissional. Logicamente sem citar nomes de pessoas ou empresas.

Exemplo de resultado tangível

  • Citar produtos, processos ou serviços nos quais o profissional participou e que hoje estão "rodando" em produção. Explicar rapidamenteo o objetivo de cada um.


Upload da apresentação

Disponibilizar, aqui, a apresentação do profissional após sua palestra.


Dúvidas


  • 01. Por que a frase "Os programas não funcionam sozinhos"?


  • 02. Diagramas não importantes? O que é uma análise de impacto feita a partir de diagramas?


  • 03. O que é uma linha-base?


  • 04. Quais os objetivos de cada um dos itens a seguir: PMI, PMBOK, PMO e PMP?


  • 05. Qual a diferença entre Planejamento Estratégico x Tático x Operacional?


  • 06. O que é um stakeholder e como ele afeta um projeto?


  • 07. Qual a importância da metodologia Agile para o GP?


  • 08. Dê exemplo de uma métrica usada em Gerenciamento de Projetos?


.

  • 09. Para se tornar um GP em TI, é obrigatório que tenhamos experiência em Desenvolvimento de Software?


  • 10, Dê exemplos de ferramentas usadas pelo GP em Gestão, Colaboração e Apresentação.