- Marcelo Spiezzi
- marcelo.sr@gilp.studio
- 9994-1231
Evolução na profissão
Descrever como o profissional evoluiu deste que descobriu o interesse na área. Pode começar pelo estágio, pelo curso técnico e evoluir por todas as fases da carreira, seja empresarial ou acadêmica. até a atual função, incluindo pós-graduação e especialização caso tenha feito.
Marcelo é formado em Engenharia Elétrica pela UFU. Desde criança já tinha interesse por jogos eletrônicos. Quando ingressou na faculdade, percebeu que sua paixão pela área poderia se transformar em uma profissão. Dessa forma, procurou por uma formação extra, paralela à sua graduação, pois as disciplinas não eram focadas no assunto. Entretanto, é importante ressaltar que as matérias relacionadas a matemática foram de muita ajuda posteriormente.
Ao concluir o curso, surgiu a oportunidade de fazer um mestrado na área de Level Design pela Southern Methodist University, nos Estados Unidos. Já voltada para a área de desenvolvimento de jogos, esse aprendizado foi de total importância para o aperfeiçoamento das habilidades que antes tinham sido desenvolvidas por conta própria.
Em 2013, já concluído o mestrado, retornou ao Brasil e fundou a empresa GILP Studio junto com alguns amigos também apaixonados por games, que atua produzindo jogos próprios e também jogos para projetos publicitários.
Descrição da atividade atual
Informar sobre a atividade real do profissional, seja técnica ou administrativa. Apontar situações que envolvem alto nível de responsabilidade e seus possíveis impactos sobre o negócio ou pessoas. Se possível, demonstrar ao vivo e a cores, alguma atividade diária.
Requisitos mínimos para exercer a profissão
Identificar algumas formações necessárias para que o profissional adquira a capacitação necessária para a função. Importante citar certificações da área ou tópicos vistos na escola que merecem aprofundamento. Em alguns casos, citar formações fora da área, como, Gerência de Projetos, Práticas como Desenvolvimento Ágil ou outras como administração, economia, etc.
Ferramentas usadas no dia-a-dia
Citar, informando as versões e fornecedores, sobre algumas ferramentas efetivamente usados pelo profissional no dia-a-dia. Pode incluir IDEs, Frameworks, SGBDs, Tools, Aplicações ou sistemas específicos.
Tecnologias envolvidas
Destacar algumas tecnologias com as quais o profissional lida diretamente ou que precisará lidar num certo tempo. Se for uma acrõnimo (sigla) especificar claramente o nome completo. Exemplo: ASR, neste caso escrever, ASR - Automatic Speech Recognition (Reconhecimento Automático de Voz ou da Fala)
Ética profissional
Comentar sobre alguma situação, vivenciada pelo profissional ou alguma que tenha conhecimento, envolvendo questões, positivas ou negativas, de ética profissional. Logicamente sem citar nomes de pessoas ou empresas.
Exemplo de resultado tangível
- Citar produtos, processos ou serviços nos quais o profissional participou e que hoje estão "rodando" em produção. Explicar rapidamenteo o objetivo de cada um.
Upload da apresentação
Link da apresentação do Marcelo (desenvolvedor de games).