As redes sociais são espaços na Internet onde é possível o compartilhamento de dados e informações entre membros inscritos. As informações trocadas entre os usuários de uma rede social vêm em diferentes formatos: textos, imagens, vídeos e música são alguns exemplos. Geralmente, qualquer usuário da Internet pode se cadastrar em uma rede social, porém algumas são específicas para certos tipos de pessoas e podem requisitar um convite de um dos donos ou usuários que já são membros.

As primeiras redes sociais

As primeiras redes sociais virtuais começaram a aparecer no fim da década de 1990 e início dos anos 2000, se tornando tendências da Internet pós-Google. A seguir, algumas das principais redes que surgiram nesses primeiros anos.

  • Friendster: O Friendster foi fundado em 2002 por Jonathan Abrams e, inicialmente, o seu objetivo era a interação entre amigos e familiares, encontrar pessoas com interesses ou localização similares, participar de grupos de atividades, escolas ou interesses. Em 2008, o Friendster atingiu a marca de 115 milhões de usuários registrados e continuava a crescer na Ásia, porém, em 2011 a rede social já mostrava indícios de decadência quando decidiram que iam focar em "entretenimento e diversão" e que não iam competir com o Facebook. Finalmente, em Junho de 2015, a rede social e seus serviços foram desligados indefinitivamente<ref>A história do Friendster https://en.wikipedia.org/wiki/Friendster#History</ref>.

Redes sociais genéricas

genéricas

Redes sociais específicas

específicas

Interação entre diferentes redes sociais

interação

Redes sociais e o marketing

marketing

Redes sociais e o celular

celular