Índice [ocultar] 1 Descrição geral da profissão 2 Descrição detalhada das atividades 3 Requisitos do profissional 4 Especificidades 5 Subareas do conhecimento


DESCRIÇÃO GERAL DA PRODISSÃO A adoção da Gestão do Conhecimento e da Aprendizagem Organizacional tem como objetivo registrar e intensificar o compartilhamento de idéias, informações e experiências. Atualmente, com o advento da Internet e outras facilidades do mundo da informática, a informação disponível aumentou exponencialmente. As unidades de informação, com suas atividades de coleta, organização, disponibilização e acesso a informações em bancos de dados internos e externos, possuem condições de promover a disseminação dos conhecimentos necessários a aprendizagem organizacional e ao sucesso da empresa.

DESCRIÇÃO DETALHADA DAS ATIVIDADES Antes de mais nada, convém esclarecer que “gestor do conhecimento” não se trata necessariamente de um CKO (Chief Knowledge Officer), um executivo de alto escalão responsável por todo o conhecimento existente na empresa. Para os fins deste trabalho, “gestor do conhecimento” pode se referir a qualquer profissional empenhado na preservação e desenvolvimento dos conhecimentos inerentes a algum escopo (departamental, de uma especialidade técnica ou mesmo individual).

Cabe ao gestor do conhecimento:

. promover ações para garantir a disponibilidade e integridade do conhecimento, por meio de iniciativas de multiplicação ou conversão, visando manter o “estoque de conhecimento” nos níveis necessários à operação da organização; . proteger o conhecimento corporativo, observando as diferentes ferramentas disponíveis para proteção do conhecimento tácito, explícito e implícito; . determinar a fronteira aceitável entre o conhecimento compartilhável e não compartilhável, nas esferas individual e coletiva; . promover a cultura do compartilhamento e uso ético do conhecimento; . identificar os mecanismos de estímulo ao compartilhamento compatíveis com a cultura organizacional; . definir os mecanismos de aquisição de novos conhecimentos; . definir e controlar a métrica de mensuração do conhecimento; . planejar as iniciativas de gestão do conhecimento em um plano consistente de curto, médio e longo prazo.

REQUISITOS DO PROFISSIONAL