Esta pesquisa foi realizada por alunos de turmas anteriores e não foi corrigida, portanto
sua missão é revisar com cuidado e alterar/complementar este post sempre anotando as 
referëncias (fontes) na parte inferior. Não se esqueça de que não deve ser um Copy/Paste
e sim uma síntese das pesquisas que fizer.


Smart Grid - A rede elétrica do futuro

O setor elétrico está diante da oportunidade de evoluir e encontrar soluções práticas que reflitam a realidade dos consumidores e das empresas de energia do século 21. Eficiência operacional, novas fontes de energia, menor emissão de carbono, tarifas mais ajustadas e maior participação do consumidor são somente algumas questões que se apresentam como desafios a serem vencidos pelo segmento.

O Smart Grid ou rede inteligente envolve uma serie de sensores que são instalados na rede elétrica, que tem como principal função, colher os dados e fazer uma análise do desempenho do mesmo, tais como valores de tensão e corrente. Quando ocorrer algum tipo de anomalia, como por exemplo, valores de tensão muito altos, esses valores são analisados pelos sensores, enviados a um computador central que irá avaliar o que está provocando tal anomalia e automaticamente corrigir o erro, diminuindo a tensão para valores padrões e por fim diminuindo a emissão desnecessária de gás carbono.

Qual a importância da tecnologia Smart Grid?

Tomando o Brasil como referência, a importância do Smart Grid para o sistema elétrico é de fundamental importância, uma vez que o país possui uma matriz energética baseada em fontes renováveis. É preciso estabelecer uma visão evolutiva e agregar valor com tecnologias e aplicações inovadoras à rede de energia elétrica e, ao mesmo tempo, preservar os investimentos já realizados. O Brasil possuiu uma defasagem na infraestrutura que precisa ser superada, e com o smart grid teremos uma evolução nos seguintes aspectos: * A eficiência energética, que implica em uma melhor qualidade da energia distribuida por cada consecionária de energia, reduzir os gastos com a energia e a emissão desnecessária de CO2, assunto de extrema importância devido ao efeito estufa. * A segurança é outro aspecto a ser citado, uma vez que a rede inteligente irá detectar falhas na rede ou pouco rendimento, e imediatamente irá informar quais e onde estão essas falhas, para que ocorra um reparo imediato e impedindo que aconteça uma queda na energia. Um exemplo simples no cotidiano: Supondo que ocorra uma falha na transmissão da energia elétrica em um bairro, seja ela de qualquer natureza ( discargas atmosféricas, acidentes que envolvam a rede elétrica, etc...), será informado a central de distribuição de energia da região quais foram e onde ocorreu o problema, facilitando que os reparos sejam feitos, economizando tempo e reduzindo os custos. Isso garante que isolar o impacto aos clientes devido a queda da energia.

A automação completa da rede elétrica, que dispensa a interferência humana para isolar trechos sem luz, é um dos objetivos dessa tecnologia. O Smart Grid pretende alcançar um nível de automatização da rede elétrica em que o monitoramento, a identificação e a transmissão de informações que permitem a reconfiguração da rede após uma interrupção no fornecimento possam ser realizados pelo próprio sistema, com isso, a população tem muito a ganhar no que se refere à qualidade do fornecimento de energia e à redução do número de interrupções no sistema.

Arquivo:Grafico da Cemig

Grafico_Cemig_GD_2010422172019.jpg