Introdução

O sistema elétrico residencial, de um modo geral, distribui a energia elétrica, proveniente da concessionária de energia, para toda a residência. O fornecimento de energia elétrica para uso doméstico é feito em 110VAC e/ou 220VAC (tensões alternadas) e frequência de 60Hz. A rede de 110V (monofásica) é formada por uma fase (padrão fio preto), um neutro (padrão fio azul) e um terra (padrão fio verde), enquanto que a rede de 220V (bifásica) é formada por duas fases e um terra. A rede de 220V existe também na forma monofásica (uma fase de 220VAC, um neutro e um terra). Uma rede elétrica residencial é constituída basicamente de um padrão de entrada (medidor), quadro de distribuição, disjuntores, interruptores, circuitos de distribuição, circuitos terminais e condutores.

                                                                   

Padrão de entrada

O padrão de entrada recebe a fase e o neutro provenientes do transformador do poste de energia (IMAGEM). É constituído do medidor de energia e de um disjuntor de proteção geral. Possui um lacre de proteção que só pode ser rompido pela concessionária de energia. Sendo assim, o usuário possui somente acesso à chave geral de energia. (IMAGEM)

Quadro de distribuição

O quadro de distribuição recebe a fase, o neutro e o terra provenientes do padrão de entrada e distribui para um ou mais circuitos terminais como circuito de iluminação social, circuito de iluminação de serviço, ponto de tomadas de uso geral, ponto de tomadas de uso específico (ex.: chuveiro elétrico), entre outros. O quadro de distribuição também possui um sistema de proteção contra sobrecarga utilizando disjuntores e fusíveis.

                                                              

Disjuntores

Os disjuntores são dispositivos responsáveis pela proteção da rede elétrica residencial contra uma sobrecarga. Preferencialmente, os disjuntores devem ser utilizados com um dispositivo diferencial (DR) acoplado, cuja a função é proteger o próprio usuário contra choques provocados por contatos diretos ou indiretos.

Circuitos de distribuição

O circuito de distribuição liga o padrão de entrada ao quadro de distribuição.

Circuitos terminais

Os circuitos terminais partem do quadro de distribuição e alimentam diretamente as lâmpadas, pontos de tomadas e aparelhos elétricos.

Condutores

Os condutores são responsáveis pelo transporte da corrente elétrica.


Atualmente

Hoje, a rede elétrica residencial pode fornecer uma maior segurança, conforto e entretenimento de uma residência, como alarmes, câmeras, portões eletrônicos, aquecimento de piscinas, controle de temperatura ambiente, entre outros.

                                     

Fonte

Instalações elétricas 15ª Ed. - Hélio Creder