OpenIMS Core - FOKUS

Revisão de 20h45min de 6 de agosto de 2012 por André Carrijo (discussão | contribs) (Quem utiliza)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)


Quem é o FOKUS?

É um instituto que desenvolve pesquisas nas áreas de:

  • tecnologias de comunicação e serviços e a sua interoperabilidade;
  • arquiteturas e protocolos de comunicação de redes do futuro e plataformas;
  • tecnologias interativas para aplicações;
  • métodos para automatização e otimização de software e desenvolvimento em campos da telecomunicação e engenharia automotiva;
  • medição e análise de sistemas de telecomunicações de software distribuído.


OPEN IMS

Os componentes que fazem parte da arquitetura do Open IMS são todos baseados em softwares Open Source, dentre eles: MySQL e SER.

Interfaces:

  • SH: Utilizado para obter informações dos assinantes, por exemplo, os serviços que ele possui, localização de informação, dentre outros. Esta interface é feita entre o HSS e a camada de aplicação.
  • CX: Interface utilizada pelo CSCF para buscar informações dos usuários em casos como autenticação.


Arquitetura Open IMS:




O OPEN IMS CORE PLAYGROUND

É um poderoso e maduro ambiente de testes no qual permite análises comparativas, testes de conformidade e testes de interoperabilidade.

Os principais componentes da arquitetura são os elementos CSCF e HSS.



Quem utiliza

Abaixo uma lista de algumas empresas que utilizam Open IMS Core




Componentes

O OpenIMS Core Playground possui diversos elementos dentre eles o principal é o OpenIMS Core. Abaixo segue a lista de componetes.


Open Source IMS Core OSIMS

É o coração do OpenIMS Core Playground, possui os elementos:

  • CSCF (Call Session Call Functions)
  • HSS (Home Subscriber Server)

myMONSTER TCS Framework

O Multimedia Open InterNet Services and Telecommunication EnviRonment, oferece aos desenvolvedores uma interface de comunicação unificada em que eles podem desenvolver e reunir um conjunto de aplicativos integrados.

Open Service Enabler OpenSE

OpenSE implementa Parlay X Web Services, que fornecem uma ampla aceitação maneira padronizada para acessar as funcionalidades de telecomunicações em Next Generation Networks (por exemplo, IMS), através de Web Services.

OSIMS Management Console OMACO

Ao invés de ser um componente intrínseco Open IMS Playground, o OSIMS Management Console fornece meios para testes, monitoramento e controle do IMS vital componentes da rede básica.

IMS Evaluation and Testing

FOKUS fornece ambientes para testes sistemáticos para verificar a funcionalidade, interoperabilidade e conformidade dos componentes do IMS.

XML Document Management Server XDMS

O XML (Extensible Markup Language) Document Management define um mecanismo comum que faz com que as informações específicas do usuário de serviços relacionados com acesso à viabilizadores do serviço (por exemplo, PoC (Push-to-Talk over Cellular), IM (Instant Messaging), conferência, etc.). Essa informação é armazenada na rede no IMS Application Layer sobre um documento XML Management Server (XDMS), onde podem ser localizados, acessados e manipulados.

Presence Server

O servidor de presença oferece um serviço facilitador padrão compatível com muitas aplicações como o Instant Messaging, Push to Talk over Cellular, chamadas de vídeo / Conferências e outros.

Generic Bootstrapping Architecture GBA

O 3GPP Generic Bootstrapping Architecture (GBA) é parte da arquitetura de autenticação genérica (GAA) e é usado para iniciar uma associação de segurança a curto prazo com base em credenciais de curto prazo entre um cliente e um servidor HTTP. Nesse sentido, é muito bem adaptado para permitir acesso autenticado para aplicações convergentes de uma rede IMS, que não devem ser contactado através do SIP.

Licenças

Open IMS CSCFs: GNU General Public License v.2
FOKUS Home Subscriber Server (FHoSS): GNU General Public License v.2

Listas de discussão

As listas de discussão estão em atividade, com a última postagem datada em Ago/2010.

Pesquisadores

  • Emilio Carvalho Dias