1o: Trabalho: 5W2H

  • Aluno 1: Hélio Brasil dos Santos Junior
  • Aluno 2: Nádia Lopes Ferraz de Andrade
  • Aluno 3: Lucas Moura Andrade
  • Aluno 4: Frederico C. Martins


  • Nome do Projeto: Tecno Watt


What

  1. Qual o nome do seu projeto?
  2. Qual o objetivo deste projeto?
  3. Quais os maiores desafios, na sua opinião, para se realizar este trabalho?
  4. Quais os conhecimentos básicos que devemos ter para se implementar este projeto?
  5. Quais soluções similares existem no mercado?

O projeto Tecno Watt será constituído de um hardware e seu software operacional, que informará em tempo real o consumo de potência ativa do estabelecimento. Inserindo no aparelho as cargas totais dos equipamentos da indústria ou residência, este será capaz de processar simultaneamente a potência consumida, expondo-a ao usuário.

Posteriormente pode ser incrementada a medição do fator de potência, para as indústrias. O equipamento poderá sugerir ações a serem tomadas, como introdução de bancos de capacitores e seus respectivos valores.

Teremos que pesquisar para a conclusão do projeto sobre a melhor linguagem a ser utilizada, assim como banco de dados adequado, além das equações básicas de engenharia relacionadas a circuitos elétricos de alta potência.


Why

  1. Porque é interessante desenvolver este projeto?
  2. Porque deve usar a tecnologia escolhida?


O aparelho, com sua interface bastante intuitiva, será utilizado por consumidores de grande a pequeno porte para administrar melhor seus recursos energéticos. Os consumidores estarão cientes do consumo de energia em tempo real, e, a partir disso, poderão criar estratégias de modo a evitar sobrecargas e diminuir custos. Com menores custos obtemos resultados otimizados e maior lucro.

Who

  1. Quem pode se beneficiar deste projeto?
  2. Quem poderá operar o sistema?
  3. Quem deverá participar do desenvolvimento do sistema?


Qualquer empresa de pequeno a grande porte, terá mais uma solução para monitorar suas fabricações, pois o sistema irá ajudar a identificar desperdícios juntamente com um sistema de proteção.
Após finalizar a implementação, iremos dar todo suporte aos usuários e treinamento de utilização, assim qualquer pessoa poderá operar o sistema, pois a interface que o usuário irá utilizar será bem simples.

Where

  1. Onde os dados serão inseridos?
  2. Onde os dados serão externalizados, publicados?
  3. Onde esta aplicação poderá ser usada?
  4. Onde as informações serão armazenadas?
  5. Onde o software deverá ser hospedado?

Este projeto será aplicado em estabelecimentos de pequeno à grande porte. Funcionando da seguinte maneira: os dados serão coletados por um hardware instalado na rede logo após o medidor de energia e serão externalizados via cabo para um monitor que indicará na tela o status da medição. Esses dados serão armazenados no banco de um servidor central.

When

  1. Em quanto tempo pretende desenvolver o sistema?
  2. Quais serão as fases e em quanto tempo cada uma?



Após a fase de implementação e testes com o programa, um protótipo será apresentado primeiramente para indústrias e em seguida abranger estabelecimentos de pequeno e médio porte.

How

  1. Como será dividido o desenvolvimento do sistema?
  2. Como será feita a entrada de dados?
  3. Como será feita a saída de dados?
  4. Como será o procedimento para a 1a. funcionalidade?
  5. Como será o procedimento para a 2a. funcionalidade?
  6. Como será o procedimento para a 3a. funcionalidade?

O sistema será feito a medida que avançamos nosso conhecimento para tal, iniciaremos com o diagrama de blocos, contendo os processos fundamentais para o funcionamento do projeto(...)

A entrada de dados será através de uma interface relativamente simples, com a inserção da carga equivalente do consumidor por um técnico habilitado, e, posteriormente o próprio consumidor pode ficar responsável pela alteração dessas cargas, uma vez que as especificações de cada aparelho elétrico podem ser encontradas em seu manual. Podemos ainda criar um banco de dados com modelos e números de série para determinados segmentos da indústria, no qual o usuário final pode buscar os dados de seu equipamento pelo número do modelo em nosso sistema, adicionando-o em seguida.

A saída de dados será gráfica. Plotando pontos a cada passo de 1 segundo, ou menos se necessário, teremos um gráfico instantâneo com a potência em relação ao tempo. A potência média pode ser calculada quando necessário, uma vez que os dados instantâneos estão armazenados.

O hardware irá realizar a leitura dos dados, passado as informações para o software desenvolvido que executará as rotinas com as tomadas de decisões e gravar todas as informações em um banco de dados.
O usuário terá a opção de pesquisar as informações por equipamentos e por dia.


How much

  1. Quanto deverá custar o sistema?
  2. Quantas pessoas deverão ser usadas?
  3. Qual deverá ser o preço de aquisição do seu software para o usuário final?


A implementação será calculada a partir da demanda solicitada, como a quantidade de equipamentos monitorados e o tempo a ser gasto, com isso conseguimos estipular quantos técnicos serão necessários para a implementação,
assim podendo ter uma grande variação do investimento total do usuário.

  • 2ºTrabalho


1. DFD - Digrama de Fluxo de Dados

Desenhar: Entidades Externas Processos Fluxos de dados Depósitos de dados Arquivo:DFDpower control.pdf

2. Dicionário de dados

Descrever: Fluxos de dados Arquivo:DicDpower control.pdf

3. DER - Diagrama Entidade-Relacionamento

Desenhar Depósitos de Dados Relacionamento entre estes Arquivo:DERpower control.pdf