03 - Agentes Inteligentes

Revisão de 20h50min de 11 de abril de 2012 por Lorenço Santos Vasconcelos (discussão | contribs) (Criou página com '== 1 - Definição: O que é esta tecnologia? == Durante os anos 80, a comunidade de Inteligência Artificial começou a explorar novas áreas onde sistemas de IA pudessem ter u...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)

1 - Definição: O que é esta tecnologia?

Durante os anos 80, a comunidade de Inteligência Artificial começou a explorar novas áreas onde sistemas de IA pudessem ter um domínio mais dinâmico. Ao invés de olhar para resultados simulados, simbólicos em mundos artificiais, começaram a explorar as possibilidades de interações complexas com o mundo físico, através de um mecanismo denominado agentes. Um agente é algo ou alguém que age em seu benefício, com sua permissão. O agente de software trabalha pra você e “defende” os seus interesses. Eles executam somente as funções/tarefas autorizadas pelos seus clientes. Os agentes são cuidadosos e se preocupam em não ultrapassar os limites de seu conhecimento ou área de atuação. De forma simples, um agente de software representa você e seus interesses. Veja algumas características:

  • agentes fazem somente as coisas que você diz que tem que fazer;
  • os agentes inteligentes devem ser bons no que fazem;
  • os agentes nos representam em nossa ausência e tomam atitudes que nos afetam.

“Um agente é um software que sabe fazer coisas que provavelmente você faria você mesmo se tivesse tempo.” Ted Selker. Centro de pesquisas da IBM em Almaden (SILVA e MENESES, 2001)

WOOLDRIDGE (1999) define agente como: "Um agente é um sistema de computador que está situado em algum ambiente e que é capaz de executar ações autônomas de forma flexível neste ambiente, a fim de satisfazer seus objetivos de projeto.”

2 - Estado da Arte: Exemplos atuais

3 - Bibliografia: