Fase I - Estudo


Título da Idéia

Internet Banda Larga Sob Demanda


Objetivos

Em tempos de austeridade, ter controle sobre o que realmente se precisa é fundamental. O UPBALA (Upgrade Banda Larga) propõe ao cliente xDSL a flexibilidade de ampliar sua internet banda larga por um período pré-determinado, de forma rápida para atendê-lo em eventos oportunos e garantir que esse cliente pague apenas o que realmente utilizar. Para a realização dessa tarefa, é importante que o UPBALA considere a operação de cinco módulos essenciais.


Conceito

A Internet sob Demanda permite que você aumente a banda adicional de Internet como e quando precisar. Este tipo de serviço vem sendo cada vez mais utilizado e permite a otimização de custos e aumento da eficiência nas operações de comunicação de dados.



Enquadramento

  • Pesquisa Básica, Pesquisa Aplicada ou Desenvolvimento


Desafio tecnológico

Ausência de um produto banda larga que atenda as necessidades esporádicas e momentâneas de um maior volume de banda(Upgrade) de internet.

Características

Desenvolvimento de uma aplicação que abra um canal de comunicação para o cliente ter a flexibilidade de ampliar sua internet banda larga por um periodo determinado de forma simples e rápida.


Estudo Dirigido


Coloque aqui o plano de estudos bem como as possíveis fontes de informaçãoes.


Fase II - Ensino



Conteúdo

Arquivo:Protótipo Internet Banda Larga sob Demanda - v1.pdf

Apresentação

Arquivo:Apresentação de protótipo Internet Banda Larga Sob Demanda.pdf

Fase III - Exemplo de Caso de Negócio


Benefício para a Algar Telecom

    Descrever em tópicos os benefícios que a Algar Telecom pode obter: ganhos, novos negócios, novos produtos, novas parcerias



Benefícios para o cliente

Com a internet sob demanda, o cliente tem a liberdade de solicitar uma mudança na alocação da banda em um link particular quando necessário por um determinado espaço de tempo, esse serviço possui um valor agregado para a conectividade dos clientes que ao invés de alocar a capacidade contratada no fornecimento do acesso, aumenta quando solicitado, retornando ao normal quando não é mais necessário. Tudo isso sem alteração de infra estrutura.


Direcionadores chave

    Descrever em tópicos o que esta iniciativa pode proporcionar



Elemento inovador

    Destaque o elemento tecnologicamente novo ou inovador do projeto



Possíveis modelos de negócios

    Descrever em tópicos os possíveis modelos de negócios

Business Case

  • Mercado (concorrência, case de referência,...):

A empresa Horizons Business Telecom ofere o serviço de internet sob demanda como um diferencial aos seus clientes, aumentando a velocidade do link no momento em que o negócio mais necessita, e estes pagam apenas pelo uso necessário.  

Segundo a Linktel Corporate com a internet sob demanda, o cliente tem a liberdade de solicitar uma mudança na alocação da banda em um link particular quando necessário por um determinado espaço de tempo, esse serviço possui um valor agregado para a conectividade dos clientes que ao invés de alocar a capacidade contratada no fornecimento do acesso, aumenta quando solicitado, retornando ao normal quando não é mais necessário. Tudo isso sem alteração de infra estrutura.


Fase IV - Protótipo orientado ao Negócio


Escopo


Explique o escopo deste protótipo


Metodologia


Qual metodologia ou método utilizado?



Limitações


Informe sobre as limitações


PoC


Desenvolva um PoC (Proof of Concept)


Detalhamento Técnico

  • Módulo viabilidade Qualidade ADSL

Este módulo será responsável pelo contato com o Qualidade ADSL para verificar a primeira viabilidade do cliente, ou seja, a partir dos dados do cliente, é verificado qual a velocidade atual do cliente, as velocidades atingíveis por esse cliente, para assim delimitar um mapa de viabilidade a ser apresentado, desta forma é possível uma validação da possibilidade de upgrade e uma delimitação desse mesmo upgrade. O módulo deverá informar o cliente a respeito do tempo necessário para a realização do upgrade final, esse período deve levar em consideração o tempo necessário para as automações do projeto UPBALA poder realizar todas as redundâncias de segurança de upgrade e downgrade. Aliado a essa notificação é importante lembrar o cliente que o modem deve estar ligado durante o período de início e de término do upgrade, a não realização desse passo, pode acarretar na negação do benefício, ou na abertura de processo para tratativa de falha.

  • Módulo viabilidade no DSLAN

Neste módulo, as verificações serão realizadas diretamente na DSLAN, antes e após a atualização do upgrade e do downgrade, por já estar conectado ao DSLAN do cliente é possível a coleta das informações diretamente, verificando assim o alinhamento em tempo do real das viabilidades do cliente. É relevante considerar a necessidade de notificar o cliente caso em alguma verificação se detecte algum impedimento para a realização da operação. É também relevante considerar a extrema necessidade do modem do cliente estar ligado, isso se faz necessário, pois o modem deve responder para a verificação do sinal/atenuação, caso o modem não esteja ligado, será notificado o cliente a impossibilidade de realizar a tarefa.

  • Módulo Upgrade/Downgrade Viabilidade.

Este módulo deverá ser informado do cliente que deverá interagir, bem como da atividade a realizar, ou seja, se será realizado um upgrade ou um downgrade, em qualquer uma das opções o procedimento a ser consistido deverá considerar os testes de viabilidade diretamente no PROFILE do cliente na DSLAN a que o cliente está ligado. Garantindo dessa forma que os valores coletados estão mais válidos por serem recolhidos imediatamente na fonte, tanto antes da realização da operação (Upgrade/Downgrade) quanto depois, garantindo que a operação foi realizada corretamente.

  • Módulo Monitorar

Este módulo é responsável, por realizar em períodos programados a busca na tabela dos clientes que conseguiram realizar seu upgrade com sucesso, e com essa informação, validar se para a execução do momento o cliente concluiu seu período de upgrade desejado. Caso a resposta seja afirmativa, é necessário solicitar ao módulo de Upgrade/Downgrade que o cliente receba o downgrade para sua velocidade original. Em caso de sucesso do downgrade, informar o cliente que seu período foi concluído com sucesso, na possibilidade de uma falha, notificar equipes de operação para a correção “bem como notificar o cliente de uma falha detectada.”

  • Módulo Faturamento

Este é o módulo responsável por realizar a contabilização dos valores absorvidos pelo cliente, é importante ressaltar que este módulo, apesar de na fase de protótipo não ser realizada cobranças, deverá proceder como se a cobrança de realizasse, isto porque é necessário garantir que o faturamento contempla todo o processo. Em protótipo será considerado para cada velocidade, em período fixo, também um valor fixo.


Planejamento

O quê? Por quê? Quando? Onde? Quem? Como? Quanto?
Desenvolvimento Criar serviço 30 dias Algar CDS Desenvolver códigos 50000
Testes Garantir a funcionalidade 4 dias Algar CDS Simulando execução FTE
Preparar Execução Treinar e dispor serviço 4 dias Algar Membro da equipe Alocar equipamento e treinar equipe 10000
Execução Execução 90 dias Algar Dispor para clientes FTE
Entregar Resultados Análise dos resultados 3 dias Algar Membro da equipe Relatórios FTE

Cronograma Macro


Histórico


Pesquisadores

  • Flávio Moretti Morais
  • Marco Antonio Carneiro Batista
  • Elton Fernando Farias Camargo
  • Frank Rodrigues de Oliveira
  • Gabriel Dias Gonçalves Nunes
  • Léo Candido Silva