Na década de 80 a Intel, uma empresa que existe até hoje e é uma das mais poderosas do mercado de informática, criou o ICLSI - Integratede Circuit Large Scale Integration, ou seja, "Circuito Integrado em Larga Escala de Integração" ou Chip, onde foram desenvolvidas técnicas para se aumentar cada vez mais o número de componentes no mesmo circuito integrado e diminuição de tamanho fisico. Devido a evolução vieram os microprocessadores de alta velocidade de tecnologia MOS, conjunto de vários circuitos integrados numa só mesa epitaxial, e tambem laptops, palmtops e computadores integrados a diversos aparelhos nos mais variados campos do conhecimento demonstram que cada vez ficam menores e mais potentes estas máquinas maravilhosas.

A 3ª Geração dos computadores surgiu com a utilização dos Circuitos Integrados - SLT (Solid Logic Technolo-gy) uma técnica de microcircuitos. Nesta geração os computadores podiam realizar vários processamentos simultâneos. As técnicas de integração evoluíram de SSI (integração em pequena escala) para MSI (integração em média escala), LSI (integração em grande escala) e VLSI (integração em muito grande escala). Esta classificação é baseada na quantidade de componentes que o integrado contém.A programação dos computadores desta geração foi facilitada pelo aparecimento de linguagens orientadas para o problema específico. As linguagens são de natureza universal e assemelham-se cada vez mais a linguagem do homem. As operações de cálculos eram realizadas em bilionésimos de segundos. Realizando 1.280.000 adições/segundos.

SSI Small Scale Integration (integração em pequena escala) : até 30 dispositivos por chip. MSI Medium Scale Integration (integração em média escala) : de 30 a 1000 dispositivos por chip. LSI Large Scale Integration (integração em grande escala) : de 1000 até 100 000 dispositivos por chip. VLSI Very Large Scale Integration (integração em muito grande escala): de 100 000 a 10 milhões de dispositivos por chip. ULSI - Ultra Large Scale Integration (Integração em ultra larga escala): mais de 10 milhões de dispositivos por chip.

Desde 1975 o número de componentes por pastilha(chip) tem duplicado a cada 2 anos e atualmente a eletrônica está entrando na era da nanotecnologia. Os componentes eletrônicos se comportam de maneiras diferentes do que na eletrônica convencional e microeletrônica, nestes a passagem de corrente elétrica praticamente não altera o seu estado de funcionamento tornando-o sensível sob o ponto de vista de estabilidade de temperatura e pressão.

A importância da integração está no baixo custo e alto desempenho, além do tamanho reduzido dos circuitos aliado à alta confiabilidade e estabilidade de funcionamento. Uma vez que os componentes são formados ao invés de montados, a resistência mecânica destes permitiu montagens cada vez mais robustas a choques e impactos mecânicos, permitindo a concepção de portabilidade dos dispositivos eletrônicos.

Processador Quad-Core Ultima Geração


A escala de integração miniaturizou os componentes eletrônicos do processador de tal forma que os circuitos integrados possuem o equivalente a milhares de componentes eletrônicos em sua constituição interna.

Não explicou nem os padrões como: pequena, média, grande, muito grande, ultra grande escalas
Não deu exemplos de quantidade de componentes em cada módulo montado



Bibliografia: http://cadinformatica.br.tripod.com

http://pt.wikipedia.org/wiki/Circuito_integrado