PostGreSQL
Introdução
O PostgreSQL é considerado o banco de dados livre mais avançado do mundo, sendo exemplo para a especificação SQL por ser extremamente aderente a esse padrão. O projeto atual deste SGBD surgiu em 1995, com os estudantes Andrew Yu e Jolly Chen, que adicionaram um interpretador SQL para substituir a linguagem QUEL, desenvolvida para o projeto Ingres da Universidade de Berkeley na Califórnia em meados da década de 70, e divulgaram o código pela internet.
Funcionalidades
O PostgreSQL possui funcionalidades sofisticadas como o controle de concorrência multiversionado (MVCC, em inglês), recuperação em um ponto no tempo (PITR em inglês), tablespaces, replicação assíncrona, transações agrupadas (savepoints), cópias de segurança a quente (online/hot backup), um sofisticado planejador de consultas (otimizador) e registrador de transações sequencial (WAL) para tolerância a falhas.
Benefícios
Além da grande vantagem de ser open source, o que permite gerenciar o banco de dados com baixo custo, garantindo que não deverá pagar licenças, o PostgreSQL tem uma alta performance, recursos como consultas complexas, chaves estrangeiras, integridade transacional, controle de concorrência multi-versão, suporte ao modelo híbrido objeto-relacional, gatilhos, visões, indexação por textos, além de ter facilidade de acesso, é multiplataforma e é altamente escalável, tanto na quantidade enorme de dados que pode gerenciar, quanto no número de usuários concorrentes que pode acomodar.
Interface gráfica
- Principal tela do software
Custos
O PostgreSQL é uma ferramenta open source.
Fornecedor
Sistema Operacional
Roda em todos os grandes sistemas operacionais, incluindo GNU/Linux, Unix (AIX, BSD, HP-UX, SGI IRIX, Mac OS X, Solaris, Tru64), e MS Windows.
Tutorial
- Descreva aqui orientações para a criação dos diagramas, prioritariamente os de Classe e os de Casos de Uso.