| Linha 60: | Linha 60: | ||
== Exemplos == | == Exemplos == | ||
* Dell Alienware Gaming Laptops Models M17x and M14x | * Dell Alienware Gaming Laptops Models M17x and M14x | ||
[[Arquivo:AlienM17.jpg]] | [[Arquivo:AlienM17.jpg]] | ||
Edição das 13h57min de 8 de dezembro de 2011
Introdução
Conceitos básicos
O WirelessHD (WiHD) é uma iniciativa de diversas empresas de eletrônicos em um esforço de padronização, para se tornar um padrão líder na indústria, que definirá a próxima geração de especificações de interfaces digitais sem fio para consumidores de eletrônicos. Especificamente, o WirelessHD emergirá como um nova conexão sem fio para streaming de conteúdos em alta definição entre dispositivos e displays de alta definição.
As especificações do WirelessHD define os protocolos sem fio que permitirá os dispositivos dos consumidores criar uma Rede Sem Fio de Vídeo (WVAN) com várias características.
WirelessHD servirá como a primeira e única interface digital que combina vídeo em alta definição descompactado, múltiplos canais de audio, formatação inteligente e controle de dados, e conteúdo protegido aprovado por Hollywood. Para o usuário final, a eliminação de cabos para audio e vídeo simplificará drasticamente a instalação de sistemas de home theather e removerá a necessidade da fonte do sinal estar localizada nas proximidades do display.
As suas especificações foram alcançadas e otimizadas para conectividade sem fim em display, atingindo em sua primeira versão taxas em alta velocidade de 2 à 5 Gbit/s para eletrônicos, PC e dispositivos portáteis.
Fornecedores/desenvolvedores
Membros:
- Broadcom Corporation
- Dell, Inc.
- Intel Corporation
- LG Electronics Inc.
- Panasonic Corporation
- Philips Electronics
- NEC Corporation
- Samsung Electronics, Co., Ltd
- SiBEAM, Inc
- Sony Corporation
- Toshiba Corporation
Cronologia
A sua especificação foi finalizada em janeiro de 2008.
Pontos relevantes
As características chaves e o foco desta tecnologia inclui:
- Alta interoperabilidade suportada pela maioria dos fabricantes de eletrônicos;
- Vídeo em alta definição descompactado, transmissão de audio e dados, escalável para futuros formatos A/V de alta definição;
- Alta velocidade sem fio, tecnologia multi-gigabit na banda de 60 GHz não licenciada;
- Tecnologia de antena inteligente para superar as restrições de desvanecimento em 60 GHz;
- Comunicação segura;
- Controle de dispositivo para maior simplicidade de operação dos produtos;
- Proteção contra erros, enquadramento e técnicas de controle de tempo para uma melhor experiência para o usuário final.
Funcionamento
Princípios básicos de funcionamento
Fluxo de transmissão/recepção
Topologia/arquitetura
Elementos
Protocolos e tipos de acesso
Estágio atual
Estado da arte
Em sua raiz esta tecnologia promove taxa de dados teórica de 10 à 28Gbit/s, permitindo-a reproduzir vídeo com resolução maiores, maior alcance e profundidade de cor. Coexistindo com outros serviços sem fio, a plataforma do WirelessHD é designada para operar cooperativamente com tecnologia com fio existentes.
Problemas
O principal problema com esta tecnologia é em si a concorrência, pois existem fortes competidores no mercado.
Competidores:
- Wireless Gigabit Alliance (WiGig) que promove uma especificação diferente para a operação da comunicação sem fio em multi-gigabit sobre o mesmo espectro de frequência de 60GHz;
- Wireless Home Digital Interface (WHDI), sua especificação usa canais de 20 ou 40MHz em uma frequência de 5GHz não licenciada, oferecendo vídeo com pouca compactação e alcançando taxas de vídeo entre 1,5 ou 3 Gbit/s.
Exemplos
- Dell Alienware Gaming Laptops Models M17x and M14x
Características técnicas
Espectro de frequência
Os requisitos para uma alta taxa de transferência em distâncias de até 10 m requerem alocar um grande espectro de freqüência. Essa grande quantidade é encontrada basicamente nas frequências de domínio não licenciado como na faixa de 60 GHz. Nos Estados Unidos, Coréia do Sul e Japão um total de 7 GHz foi alocado para uso, enquanto que na União Européia 9 GHz foi aprovado.
Um total de quatro canais na faixa de frequência de 57-66 GHz são definidos para o HMRP (High or Medium Rate Physical layer).
Modulação
O HRP (High Rate Physical layer) foi desenvolvido para prover taxas de até 7 Gbit/s enquanto distribui um único streaming usando a modulação OFDM (Orthogonal Frequency Domain Multiplexing).
Potência (W) e Alcance (Mts)
Alguns dos dispositivos móveis e portáteis abaixo possuem diferentes requerimentos comparado os dispositivos estacionários. Os seguintes equipamentos são considerados para estes casos:
- Móvel: telefone celular, PDA, MP3 player, câmera fotográfica, câmera filmadora;
- Portátil: notebook;
- Estacionário: TV, projetor, set top box, caixas de som.
O HRP (High Rate Physical layer) e MRP (Medium Rate Physical layer) suportam taxas multi-Gbit/s até distâncias de 10 m por meio da tecnologia de antenas adaptativas. Por causa disto, as altas e médias taxas de transmissão são altamente direcionais e podem apenas ser usadas para conexões unicast.
As regulamentações para esta faixa de freqüência permitem altas potências de transmissão de até 10 W.
Protocolos
Detalhes sobre protocolos
O MAC (Media Access Control) do WiHD prove algumas funcionalidades que são associadas com o LLC (Logical Link Control) de outras especificações, isto é:
- SAR (Segmentation And Reassembly): grandes pacotes podem ser fragmentados;
- Controle de fluxo: o transmissor restringe as informações enviadas baseado no tamanho do buffer do receptor.
- Entrega de pacotes em ordem: no transmissor o MAC envia os pacotes em ordem e depois os recupera mantendo a ordem. No receptor, o MAC envia os pacotes e depois descarta os pacotes fora de ordem.
- Protocolo de Multiplexação: protocolos de níveis superiores, por exemplo, IPv4, IPv6, USB, OBEX; são identificados no formato de sub-pacotes de dados.
Formato dos protocolos
Normas
Órgão Normatizador
O IEEE 802.15.3 Task Group 3c (TG3c) foi formado em março de 2005. Seu objetivo foi desenvolver uma camada física alternativa baseada em onda eletromagnéticas na ordem de milímetros para o já existente padrão 802.15.3 WPAN de 2003.
Endereços de consulta à norma
- IEEE 802.15 Task Group - [1]




