Linha 17: Linha 17:
= Tipos, exemplos e casos de uso =
= Tipos, exemplos e casos de uso =
*'''Frameworks para aplicações web'''
*'''Frameworks para aplicações web'''
*React:
*React: React é baseado em typescript / javascript, open-source feita pelo facebook, útiliza o método de programação declarativa, componentização e tem como um de seus principais objetivos o "Aprenda uma vez, codifique em qualquer lugar", pois o React pode não apenas ser usado para sites, e sim, também, para outras plataformas.
React is a typescript-based, open-source JS framework that makes it easy to build applications on the web. Angular solves application development challenges by combining declarative templates, dependency injection, end-to-end tooling, and much more.


Angular empowers developers to build applications that live on the web, mobile, and desktop.
Alguns sites populares utilizando React:
 
Facebook
The popular JavaScript framework is used in public-facing applications and sites such as Google Cloud Platform and AdWords, as well as many internal tools of Google.
Instagram
 
Whatsapp Web
Some popular websites developed using AngularJS are:
Netflix
Netflix
Paypal
Twitter
Upwork
Youtube


<br>
<br>

Edição das 14h45min de 11 de setembro de 2021

Introdução

  • Como programador, você não precisa começar do zero quando tem ferramentas projetadas para ajudá-lo em seus projetos. Frameworks são softwares desenvolvidos e usados ​​por desenvolvedores para construir aplicações.


O que não é um framework

  • Uma das grandes confusões que profissionais iniciantes ou que não conhecem os frameworks costumam fazer é achar que eles são bancos de dados. Na realidade, um framework pode possuir integração com um banco de dados, mas ele não é o banco de dados, como por exemplo o Laravel (framework php).
  • Alguns podem presumir que um framework é uma coleção de bibliotecas, assim como as bibliotecas são uma coleção de rotinas pré-compiladas. No entanto, isso não é verdade, pois nem todos frameworks usam ou dependem de bibliotecas.


O que é um framework

  • Uma framework é um conjunto de código básico genérico usado como um pacote pelos desenvolvedores que criam um programa. Dessa forma, quando um projeto é iniciado pelo profissional, este pacote de códigos prontos é um suporte que facilita o trabalho, evitando a necessidade de iniciar o site do zero, partindo de uma base comum para qualquer desenvolvimento.
  • Esses frameworks podem ser baixados das comunidades de desenvolvedores, normalmente de graça, e em sua maioria open-sources. O pacote de códigos é normalmente criado por vários desenvolvedores, mas com a proposta de criar algo uniforme e padronizado que possa ser usado no máximo de cenários possíveis.


Tipos, exemplos e casos de uso

  • Frameworks para aplicações web
  • React: React é baseado em typescript / javascript, open-source feita pelo facebook, útiliza o método de programação declarativa, componentização e tem como um de seus principais objetivos o "Aprenda uma vez, codifique em qualquer lugar", pois o React pode não apenas ser usado para sites, e sim, também, para outras plataformas.

Alguns sites populares utilizando React: Facebook Instagram Whatsapp Web Netflix Twitter


Benefícios

  • Eficiência – Como as rotinas mais comuns de uma aplicação já terão sido implementadas, o tempo total de desenvolvimento do sistema será menor.
  • Segurança – Muitas das falhas de segurança comuns à uma aplicação já terão sido tratadas pois a maioria dos frameworks são desenvolvidos por comunidades e diversas pessoas reportando erros de forma colaborativa.
  • Custo – A maioria dos frameworks são gratuitos, não gerando custos maiores ao desenvolvimento.
  • Documentação – A maioria possui uma vasta documentação, explicando os detalhes e funcionamento de suas ferramentas.
  • Padrões de codificação – por seguir um padrão de código, além de melhorar a legibilidade do código, pode tornar a manutenção mais simples.


Desafios

  • O framework não é a linguagem – por ser uma abstração da linguagem o desenvolvedor terá que passar um tempo aprendendo as peculiariedades do framework.
  • Códigos desnecessários – Dependendo do tamanho da aplicação um framework mais robusto pode ter funcionalidades que serão desnecessárias para aquele sistema o que pode tornar a aplicação desnecessariamente mais pesada.[2]


Referências