Linha 1: Linha 1:
= Apresentação =
= Apresentação =
* [[Arquivo:<iframe src="https://docs.google.com/presentation/d/e/2PACX-1vRRpYj9IzA5BbWYLVuYa9BuA34RaX9DnatuzuNpEJrJn7ZUSV-wYYTS7I0SOIb8TYr7l8mXCvWO2tuv/embed?start=false&loop=false&delayms=3000" frameborder="0" width="960" height="569" allowfullscreen="true" mozallowfullscreen="true" webkitallowfullscreen="true"></iframe>]]
* [[Arquivo: <iframe src="https://docs.google.com/presentation/d/e/2PACX-1vRRpYj9IzA5BbWYLVuYa9BuA34RaX9DnatuzuNpEJrJn7ZUSV-wYYTS7I0SOIb8TYr7l8mXCvWO2tuv/embed?start=false&loop=false&delayms=3000" frameborder="0" width="960" height="569" allowfullscreen="true" mozallowfullscreen="true" webkitallowfullscreen="true"></iframe>]]
<br>
<br>



Edição das 04h17min de 5 de julho de 2019

Apresentação


  • O que é

O conceito de IoT (Internet of Things) ou em português Internet das Coisas, pode ser definido como uma interconexão digital de objetos cotidianos com a Internet. Sensores são embutidos nesses dispositivos, que engloba diversos objetos do dia-a-dia, como geladeira, máquina de lavar, termostato, alarme de incêndio, sistema de som, lâmpadas, entre outros, afim de coletar dados e tomar decisões baseadas nesses dados em uma rede. Em geral, se um objeto é um eletrônico, ele tem potencial para ser integrado à Internet das Coisas.  A ideia é que essa conectividade torne a vida mais confortável, produtiva e prática. 

  • Como estas coisas são plugadas na internet

Para ligar esses objetos a rede, é necessário um sistema eficiente de identificação. Só desta forma se torna possível interligar e registrar os dados sobre cada uma das coisas. A identificação por rádio frequência conhecida como RFID é um exemplo de tecnologia que oferece esta funcionalidade. Com os aparelhos identificados por RFID interligados a um banco de dados, e todos eles com conectividade a rede (internet), isso faz com que a IOT seja possível.

  • O que muda daqui pra frente

De acordo com pesquisas a previsão é de que até 2020 terá mais de 20 bilhões de dispositivos conectados a loT, desta forma ela estará presente no nosso dia a dia e aos poucos se tornará normal no nosso cotidiano. Dessa forma, é certo dizer que haverá uma mudança na relação das pessoas com os objetos e suas ações. Um exemplo de uma mudança que já está acontecendo é na área de saúde. Muitas empresas de TI já estão direcionando seus esforços para desenvolver sistemas que funcionam a base de sensores, os quais podem ser conectados a objetos, equipamentos e instrumentos médicos para coletar dados. Dentre esses dados, podemos destacar sinais vitais de pacientes, respostas a tratamentos, riscos associados ao ambiente hospitalar e instalações, etc. A IoT na área da saúde promete trazer mais qualidade aos serviços médicos, além de otimizar gastos e recursos.

Funcionamento

Antes de mais nada, para compreender o que acontece quando conectamos algo à internet, é necessário entender um pouco melhor sobre o seu funcionamento. Quando pensamos no conceito da palavra “Internet” logo nos vem à cabeça “rede de computadores”, resumidamente a Internet é isso mesmo, porém imagine: se “conectarmos” 4 computadores de uma mesma casa o que acontece é que estaremos criando uma “rede local”, desta forma esses computadores podem se comunicar entre si, mas não podem, se não tiverem acesso à internet, por exemplo, se conectarem a outros computadores fora dessa mesma casa; isso só passa a ser possível se essa rede local se conectar a uma rede maior, chamada de “provedor de internet”, por meio de uma tecnologia chamada TCP/IP, um modo de comunicação que se baseia no endereço de IP (Internet Protocol). O IP é o endereço de cada um dos pontos da rede.

Agora indo direto ao ponto, quando se trata de Internet das Coisas falamos de um conceito criado para a revolução tecnológica da interconexão digital de objetos usados no nosso cotidiano. Todos aqueles itens usados no dia a dia que estão imersos na rede mundial de computadores, são dispositivos conectados à internet. Mas, que não se limitam aos smartphones e computadores, porque hoje existem incontáveis utensílios que estão conectados a internet, como eletrodomésticos, tênis e roupas, meios de transporte e até mesmo cadeados.

O objetivo de implantar a rede de internet em utensílios do dia a dia é para que aconteça a fusão do mundo físico e o digital, fazendo com que tudo que estiver conectado se comunique um com o outro, justamente por meio da tecnologia citada no primeiro parágrafo. Um exemplo disto é o projeto (Magic Mirror - Espelho Mágico). O espelho mágico foi criando com o intuito de simular uma interface comunicativa com simples informações como, data, hora, clima e etc, tendo como bases de informação um aplicativo web que fornece a funcionalidade básica é um aplicativo da Web hospedado simples executado no Windows 10 IoT Core.

Vídeo


[1]

Suporte para dúvidas


  • luiz.theodoro@ufu.br