| Linha 25: | Linha 25: | ||
**O banco de dados distribuído é descentralizado, ou seja, não há apenas um ponto de falha no sistema do blockchain. Por exemplo, se um nó se ausenta da rede, outros nós já possuem uma cópia de toda a informação compartilhada. | **O banco de dados distribuído é descentralizado, ou seja, não há apenas um ponto de falha no sistema do blockchain. Por exemplo, se um nó se ausenta da rede, outros nós já possuem uma cópia de toda a informação compartilhada. | ||
<br> | <br> | ||
Edição das 18h13min de 7 de setembro de 2017
Especificação técnica
- Um Blockchain é uma estrutura de dados que representa uma entrada de contabilidade financeira ou um registro de uma operação. Cada operação é, digitalmente, assinada, garantindo a sua autenticidade e integridade, ou seja, esta assinatura evita que terceiros adultere os dados desta transação e mantém o sigilo da mesma. Uma característica determinante do blockchain é que pode ser implementada da maneira que você quiser, logicamente por ser uma estrutura de dados, entretanto, possui uma criptografia.
Funcionamento
1° *O sistema se inicia na transação. Inicialmente, dois pontos (A e B, por exemplo), trocam informações. Estas informações podem ser documentos, registros médicos, dinheiro e até contratos imobiliários com detalhes valiosos.
2° *Após a transação, é feita a verificação. Dependendo da rede, a transação passa por uma verificação ou é transformada em uma operação segura, entrando em uma fila de espera. Logo, os nós da rede (computadores ou servidores) confirmam se esta operação é válida, obedecendo regras acordadas.
3° *Adiante a verificação, é criada a estrutura. Cada bloco criado é registrado por um código chamado de "hash", criado por um algoritmo. O bloco possui uma sequência que define os dados. É esta sequência que cria a segurança da operação.
4° *Quando a estrutura se formou, é feita a validação. Os blocos são validados e integrados a uma cadeia, sendo validados em uma prova de trabalho, que consiste em desafios e quebra-cabeças matemáticos criado pelo bloco.
5° *A mineração é feita após os mineiros (usuários ou empresas que participaram no processo de validação) resolverem os desafios propostos na etapa 4, autenticando a transação. Após esta etapa, o código do bloco não pode ser mais alterado. Quando este bloco é validado pelos mineiros, as informações da transação são distribuídas pela rede, onde cada nó adiciona este bloco ao que se chama de "livro-razão" (inalterável e apto para auditoria).
- Importante: Caso um dos envolvidos da rede tentar alterar um dos blocos desta cadeia, o código numérico da transação é alterado. Os nós desta rede detectam a alteração e rejeitam a operação, devido a mudança da autenticação.
Software
- O blockchain utiliza o software de Banco de Dados, sendo dividido em duas partes: rede peer-to-peer e um banco de dados distribuído e descentralizado.
- A rede peer-to-peer no blockchain é utilizado para constituir os nós na rede. Quando uma nova informação entra na rede, ela é espalhada para todos os nós vinculados a rede P2P. Por ser uma informação criptografada, é impossível detectar e encontrar quem adicionou a informação à rede, sendo necessário apenas a validade.
- O banco de dados distribuído é descentralizado, ou seja, não há apenas um ponto de falha no sistema do blockchain. Por exemplo, se um nó se ausenta da rede, outros nós já possuem uma cópia de toda a informação compartilhada.
Topologia ou Esquema funcional
Desenhar ou plotar representações visuais estruturadas por meio de diagramas, esquemas, protocolos que exemplifiquem esse tema, logicamente colocando um rodapé explicativo
Conexões
Incluir links (internos ou externos) temas que tem relação com este, explicando detalhes sobre. Limite de 3 internos e 2 externos.
Informações adicionais
Descrever detalhes a mais sobre esse tema.
Referências bibliográficas
Relacionar aqui as referências bibliográficas no padrão ABNT. Bases de procura: Artigos, publicações acadêmicas, revistas e sites de fornecedores
