| Linha 31: | Linha 31: | ||
<br> | <br> | ||
O grande crescimento da rede de computadores e telecomunicações torna o processo manual inviável, pois ao considerar um grande número de indivíduos que necessitam de uma mesma instalação ou monitoramento, é necessária uma automatização do processo. Atualmente muitas empresas se esforçam no desenvolvimento de uma ferramenta que seja compatível com todos os equipamentos e suas respectivas funcionalidades, porém, ainda não obtiveram o sucesso desejado. | O grande crescimento da rede de computadores e telecomunicações torna o processo manual inviável, pois ao considerar um grande número de indivíduos que necessitam de uma mesma instalação ou monitoramento, é necessária uma automatização do processo. Atualmente, muitas empresas se esforçam no desenvolvimento de uma ferramenta que seja compatível com todos os equipamentos e suas respectivas funcionalidades, porém, ainda não obtiveram o sucesso desejado. | ||
Ao analisar o TR-069, é possível notar uma grande facilidade na implementação em relação às tentativas falhas, por exemplo, ao mesmo tempo em que foi lançada uma certificação para os equipamentos de acesso xDSL (termo genérico para, digital subscriber lines, o qual oferece transporte de dados em alta velocidade e baixo custo), também foi lançada para dispositivos de rede GPON (rede com capacidade Gigabit que pode ser tecnicamente definida como a tecnologia de fibra óptica). | Ao analisar o TR-069, é possível notar uma grande facilidade na implementação em relação às tentativas falhas, por exemplo, ao mesmo tempo em que foi lançada uma certificação para os equipamentos de acesso xDSL (termo genérico para, digital subscriber lines, o qual oferece transporte de dados em alta velocidade e baixo custo), também foi lançada para dispositivos de rede GPON (rede com capacidade Gigabit que pode ser tecnicamente definida como a tecnologia de fibra óptica). | ||
Edição das 13h31min de 14 de setembro de 2016
Fase I - Estudo
Título da Idéia
Estudo com foco em características e funcionalidades de um modelo de gerenciamento remoto do CPE através de sua interface WAN, conhecido como TR-069 ou CWMP (CPE WAN Management Protocol).
Objetivos
Estudo basado no material criado pelo Lucas Miranda Gaspar, buscando definir o que é o TR-069, quais suas funcionalidades, quais suas vantagens, desvantagens e sua usabilidade no mundo atual.
Conceito

Publicado pelo Broadband Forum e intitulado pelo CPE WAN Management Protocol (CWMP), TR-069 é uma técnica específica que define uma camada de aplicação em que um indivíduo consiga, de forma remota, gerenciar alguns tipo de hardware, tais como modem e roteador. O TR-069 foi inicialmente desenvolvido para configuração e gerenciamento automático de dispositivos por meio de servidores de auto configuração (ACS).

O TR-69 é formado por diversos TRs (Technical Reports), assim como mostra na imagem acima, porém, ainda é um projeto que não possui muitas implementações. Com isso, é necessário um profundo estudo sobre o protocolo TR-069, pois existem diversos equipamentos diferentes que, até então, inviabilizam o uso de uma mesma implentação em diferentes equipamentos.
Características
O grande crescimento da rede de computadores e telecomunicações torna o processo manual inviável, pois ao considerar um grande número de indivíduos que necessitam de uma mesma instalação ou monitoramento, é necessária uma automatização do processo. Atualmente, muitas empresas se esforçam no desenvolvimento de uma ferramenta que seja compatível com todos os equipamentos e suas respectivas funcionalidades, porém, ainda não obtiveram o sucesso desejado.
Ao analisar o TR-069, é possível notar uma grande facilidade na implementação em relação às tentativas falhas, por exemplo, ao mesmo tempo em que foi lançada uma certificação para os equipamentos de acesso xDSL (termo genérico para, digital subscriber lines, o qual oferece transporte de dados em alta velocidade e baixo custo), também foi lançada para dispositivos de rede GPON (rede com capacidade Gigabit que pode ser tecnicamente definida como a tecnologia de fibra óptica).
Estudo Dirigido
Coloque aqui o plano de estudos bem como as possíveis fontes de informação.
Fase II - Ensino
Conteúdo
Desenvolva um conteúdo que possa transmitir o conhecimento adquirido para outros Crie um material (Wiki, PDF, PPT, ...) que possa ser armazenado e facilmente atualizável
Apresentação
Apresente ao grupo (reunião, EAD, Blog, ...) Publique aqui
Fase III - Exemplo de Caso de Negócio
Benefícios para quem for oferecer esta solução
Descrever em tópicos os benefícios que uma pessoa ou uma empresa podem obter: ganhos, receitas, novos negócios, novos produtos, novas parcerias
Benefícios para o usuário
Descrever em tópicos os benefícios para os usuários desta solução.
Pode se inspirar no Canvas.
Direcionadores chave para esta iniciativa
Descrever em tópicos o que esta iniciativa pode proporcionar
Possíveis modelos de negócios
Descrever em tópicos os possíveis modelos de negócios
Business Case
Descrever um exemplo de negócio que permita avaliar a solução comercialmente
Fase IV - Protótipo orientado ao Negócio
Escopo
Explique o escopo deste protótipo
Limitações
Informe sobre as limitações técnicas, comerciais, operacionais, recursos, etc.
PoC
Desenvolva um PoC (Proof of Concept)
Detalhamento Técnico
Descreva especificamente os aspectos técnicos desta pesquisa
Cronograma Macro
Histórico
Pesquisadores
- Gustavo Gardusi
- Lucas Miranda
- Luiz Cláudio Theodoro